sexta-feira, 12 de fevereiro de 2010

bolos diferentes. gengibre

bolo de gengibre e linhaça

Ingredientes:

  • 60 ml de óleo de milho
  • 60 ml de leite
  • 2 colher(es) (sopa) de sementes de linhaça moída(s)
  • 180 gr de mel
  • 1/2 xícara(s) (chá) de melado
  • 1/2 colher(es) (chá) de sal
  • 2 1/2 colher(es) (sopa) de gengibre moído(s)
  • 1 colher(es) (chá) de canela-da-china em pó
  • 1 colher(es) (chá) de cravo-da-índia moído(s)
  • 2 colher(es) (chá) de bicarbonato de sódio
  • 1 xícara(s) (chá) de farinha integral

Preparação:

Em uma tigela grande misture bem todos os ingredientes, exceto o bicarbonato, a água e a farinha. Em uma tigela menor, misture o bicarbonato de sódio e a água fervendo e entorne imediatamente na outra vasilha, misturando bem. Use uma colher ou um batedor para misturar lentamente a farinha, evitando embolar. Despeje em uma fôrma de bolo untada de 23 x 23 cm. Asse em forno aquecido à 180ºC, por 35 a 40 minutos, ou até poder inserir um palito de dentes no centro sem sujá-lo de massa. Esfrie e, se desejar, salpique com glacê de limão.

Rendimento:

12 porções

Receitas por Tag

bolo   gengibre   linhaça  
Conteúdos por Receitas Cyber Cook

outra receita

Honey and Spice Cake
Rendimento: 8 pessoas
Ingredientes:
75 g mel líquido (usei em temperatura normal); 1 colher (chá) de gengibre em pó (usei ¾ de colher (chá) de gengibre fresco ralado); 1 colher (chá) de canela em pó; ¼ colher (chá) de cravo em pó (moí no moedor de pimenta) ; 1/2 colher (café) de noz moscada ralada (acrescentei por conta própria)  ;  225 g de trigo branco; 75 g açúcar de fundidor (em inglês “caster sugar“) ( eu não tinha e não tive tempo de procurar o que era, então usei 50 g de açúcar mascavo e 50 g de açúcar branco); casca ralada de uma laranja pequena (é só a casca, sem a pele branca); casca ralada de um limão pequeno  (é só a casca, sem a pele branca) ;  110 g de manteiga em temperatura ambiente; 1 ovo grande batido;  1 colher (chá) de bicarbonato de soda; 50 g de casca de cítricos cristalizada (não usei);  3 colheres de sopa de nozes picadas grosseiramente (acrescentei por conta própria)  
Decoração: 8 pedaços de gengibre cristalizado (não usei)
Pré-aqueça o forno a 325°F (170°C). Use uma forma de buraco de 20 cm de diâmetro untada e enfarinhada.
Modo de fazer: Primeiro pese uma xícara ou uma tigela pequena e depois encha de 75 g de mel. Leve a tigela ao banho-maria e cuidadosamente aqueça o mel. Atenção para não ficar muito quente, deve estar somente aquecido. Peneire as especiarias e o trigo numa tigela e acrescente o açúcar e as cascas raladas de laranja e limão. Junte a manteiga em pedaços pequenos e misture suavemente com as pontas dos dedos até que fique com pedaços como pelotinhas. Gentilmente misture o ovo batido usando um garfo grande e depois o mel aquecido. Numa tigela pequena misture o bicarbonato de soda com 3 colheres de água fria até que dissolva bem e agregue à mistura do bolo. Bata bem até que fique homogêneo e a massa fique leve. Ao final misture os cítricos cristalizados e coloque para assar na forma já untada e enfarinhada, use uma colher para que fique bem espalhado na forma. Centralize a forma no forno e deixe por aproximadamente 50 minutos ou até que ao espetar um palito este saia limpo. Deixe esfriar por 10 minutos e depois desenforme em uma grade para esfriar completamente. Enquanto isso prepare a cobertura peneirando o açúcar de confeiteiro numa tigela e acrescente 2 colheres (sopa) de água quente com o suco de limão e misture até que fique numa consistência que cubra finamente as costas de uma colher. Caso necessário coloque mais um pouco de água. Coloque um prato grande em baixo da grade onde se encontra o bolo e cubra o bolo todo, deixando que escorra pelos lados. Decore a parte de cima do bolo com gengibre cristalizado e guarde em recipiente bem tampado.
Esta receita encontra-se no Book of Cakes e Vegetarian Collection de Delia Smith.
Observações: achei que ficaria muito doce a cobertura de limão e açúcar de confeiteiro e não fiz, bem como a decoração de gengibre cristalizado. Deixei o bolo simples e ficou divino, bom para um café da tarde ou um snack.  O bolo não fica muito doce, o que acho bom pois não tira o perfume e o sabor delicioso das especiarias.

Bolo de Gengibre e Chocolate derretido
Adaptado de EverydayFood
Ingredientes
½ chávena de água
125 g de margarina
50 g de chocolate preto de boa qualidade
1 ½ chávena de farinha
½ chávena de açúcar amarelo
1 ½ colher de chá de gengibre em pó
1 colher de chá de fermento
¼ colher de chá de sal
1 ovo grande
½ chávena de melaço
Preparação
- Pré-aquecer o forno e untar uma forma de 20x20cm. Reservar.
- Numa panela, levar ao lume para derreter a água e a margarina. Derreter no microondas o chocolate aos pedaços.
- Numa taça juntar a farinha, o açúcar, o gengibre, o fermento e sal. Mexer com a vara de arames e adicionar a margarina derretida, o ovo batido e o melaço. Envolver bem.
- Colocar metade da massa na forma, deitar por cima metade do chocolate derretido (em fio), o resto da massa e terminar com o chocolate. Levar ao forno a assar.

  

Nenhum comentário:

Postar um comentário