segunda-feira, 8 de março de 2010

Desenhar, converter ou criar ícones e favicons a partir de imagens

Um dos aspectos fundamentais para dar um visual mais profissional aos seus trabalhos é ter um ícone personalizado e condizente com o projeto que está desenvolvendo. Quando falo ícone, não me refiro apenas aos ícones utilizados por programas, mas também aos ícones utilizados pelo Windows, favicons utilizados em sites e blogs, ícones utilizados para identificar unidade USB, como pen drives, MP3 players, HDs externos etc.
Um dos melhores programas grátis para a criação de ícones é o Icofx, é impressionante como este programa, que é freeware, se mostra mais eficiente e poderoso que muitos outros que são comerciais. Os ícones feitos no Icofx apresentam uma qualidade muito boa, sem dever nada para os que são feitos por profissionais.
A utilização do aplicativo é bastante simples, as principais ferramentas estão dispostas na janela principal do programa, outras funções podem ser acessadas através dos menus superiores. Um recurso bem interessante é a possibilidade de listar todas as imagens de uma pasta, sem a necessidade de abri-las pelo Windows. Como se vê na imagem acima, o programa mostra uma miniatura de todas as imagens presentes em um determinado diretório do disco.
Para facilitar ainda mais a vida de quem não tem muita experiência com criação de ícones, é possível converter imagens em diversos formatos para o formato ICO.
O programa vem com o idioma inglês. Para traduzi-lo para o português, vá até o menu “Options”, em seguida “Languages”, e clique em “Download languages”. Uma pequena janela se abrirá, agora selecione “Portuguese brazilian”. Pronto, seu Icofx já está em português.
Download: Icofx! (.exe 1.5 MB)

Nenhum comentário:

Postar um comentário