sábado, 3 de abril de 2010

do blog kafka na praia:Como obter leite de soja e okará (resíduo de soja)



A Akemi do blog Pecado da gula vive postando receitas deliciosas que levam okará (resíduo de soja) e eu tenho dificuldades em achá-lo à venda por aqui. Entretanto, o problema foi resolvido, eu aprendi a obter o okará dos grãos de soja vendidos nos supermercados. Se a montanha não vai até Maomé, Maomé vai até a montanha! De quebra ainda sobra o leite de soja, dá para fazer tofu com ele, mas eu não tinha o produto químico para a coagulação.
Vi a receita em um programa de culinária japonesa da NHK (a tv japonesa), usei as mesmas medidas, mas há uma receita no site da Embrapa, lá você também encontra as receitas de tofu e outras que usam o okará. Achei o leite de soja obtido muito mais agradável do que aqueles que estão no mercado, ele não leva espessantes, açúcar e baunilha e você pode fazê-lo mais espesso ou ralo dependendo da quantidade de água que colocar.

Leite de soja e okará

300g de grãos de soja secos
cerca de 3l de água

Limpe e lave os grãos e deixe-os de molho em água de um dia para o outro (para a água, calcule cerca de 3 vezes o volume de grãos). Eles vão inchar bastante.
No dia seguinte leve 1 litro de água para ferver em uma panela grande.
Bata os grãos com a água no liquificador aos poucos (adicione mais água para ir batendo) e junte essa mistura à água fervente, cozinhe em fogo médio misturando sempre para não grudar no fundo. Quando levantar fervura (ele sobe como o leite), desligue o fogo e deixe esfriar. Filtre o leite de soja usando uma peneira forrada com um pano de queijo ou pano de prato limpo, esprema bem. O resíduo que fica no pano de prato é o okará. Agora é só empregar!
Na primeira vez que fiz, achei o leite meio ralo e diminui a quantidade de água, fiz uma segunda vez e achei o leite grosso, creio que o ideal é usar 2,8l de quantidade de água total para fazer o leite.



Nenhum comentário:

Postar um comentário