sábado, 10 de abril de 2010

Monitores LCD (Liquid Crystal Display).informação

pos backuo postagem
Introdução
Cada vez mais populares, os monitores LCD (Liquid Crystal Display - Monitores de Cristal Líquido) já são considerados por muitos indispensáveis ao uso do computador. Não é para menos: além de ocuparem menos espaço, consomem menos energia e são mais confortáveis aos olhos. Nas próximas linhas são mostrados e explicados detalhes da tecnologia LCD, de forma que você possa conhecer suas vantagens e seus diferenciais em relação aos tradicionais monitores CRT (Catodic Ray Tube - Tubo de raios catódicos).
Tecnologia LCD
A tecnologia LCD não é empregada apenas nos monitores para computador. No mercado, é possível encontrar dispositivos portáteis (como consoles móveis de games, telefones celulares, calculadoras, câmeras digitais e handhelds) cuja tela é oferecida em LCD. Além disso, vale lembrar que notebooks utilizam esse padrão há anos.
Isso acontece porque a tecnologia LCD permite a exibição de imagens monocromáticas ou coloridas e animações em praticamente qualquer dispositivo, sem a necessidade de um tubo de imagem, como acontece com os monitores CRT.
Como indica o nome, as telas de LCD são formadas por um material denominado cristal líquido. As moléculas desse material são distribuídas entre duas lâminas transparentes polarizadas. Essa polarização é orientada de maneira diferente nas duas lâminas, de forma que estas formem eixos polarizadores perpendiculares, como se formassem um ângulo de 90º. A grosso modo, é como se uma lâmina recebesse polarização horizontal, e a outra, polarização vertical.
As moléculas de cristal líquido são capazes de orientar a luz. Quando uma imagem é exibida em um monitor LCD, elementos elétricos presentes nas lâminas geram campos magnéticos que induzem o cristal líquido a "guiar" a luz que entra da fonte luminosa para formar o conteúdo visual. Todavia, uma tensão diferente pode ser aplicada, fazendo com que as moléculas de cristal líquido se alterem de maneira a impedir a passagem da luz.
Moléculas de Cristal Líquido entre as lâminas
Em telas monocromáticas (comuns em relógios, calculadoras, etc), as moléculas assumem dois estados: transparentes (a luz passa), opaco (a luz não passa). Para telas que exibem cores, diferentes tensões e filtros que trabalham sobre a luz branca são aplicados às moléculas.
A luz do dispositivo, por sua vez, pode ser oriunda de lâmpadas especiais (geralmente fluorescentes) ou então de leds. É válido frisar que, no caso de dispositivos LCD com lâmpadas, estas têm durabilidade finita. No mercado, é possível encontrar monitores LCD cujas lâmpadas duram 20 mil horas, 30 mil e até 50 mil horas.
Monitor LCD de 17"Tipos de LCD
A tecnologia LCD é dividida em tipos. A seguir são citados três:
TN (Twisted Nematic): é um tipo encontrado nos monitores LCD mais baratos. Nesse tipo, as moléculas de cristal líquido trabalham em ângulos de 90º. Monitores que usam TN podem ter a exibição da imagem prejudicada em animações muito rápidas;
STN (Super Twisted Nematic): é uma evolução do padrão TN, capaz de trabalhar com imagens que mudam de estado rapidamente. Além disso, suas moléculas têm movimentação melhorada, fazendo com que o usuário consiga ver a imagem do monitor satisfatoriamente em ângulos muitas vezes superiores a 160º;
GH (Guest Host): o GH é uma espécie de pigmento contido no cristal líquido que absorve luz. Esse processo ocorre de acordo com o nível do campo elétrico aplicado. Com isso, é possível trabalhar com várias cores.
Monitores TFT (Thin Film Transistor) ou Matriz Ativa
Um tipo de tela muito encontrado no mercado é o TFT, sendo usado inclusive em notebooks. Essa tecnologia tem como principal característica a aplicação de transistores em cada pixel. Assim, cada unidade pode receber uma tensão diferente, permitindo, entre outras vantagens, a utilização de resoluções altas. Por outro lado, sua fabricação é tão complexa que não é raro encontrar monitores novos que contém pixels que não funcionam (os chamados "dead pixels"). Essa tecnologia é muito utilizada com cristal líquido, sendo comum o nome TFT-LCD (ou Active Matrix LCD) para diferenciar esse equipamentos.
Há também um tipo denominado "Matriz Passiva" (DSTN - Double Super Twist Nematic), atualmente usado em dispositivos portáteis, já que esse tipo de tela tem ângulo de visão mais limitado e tempo de resposta maior. Para monitores, esse padrão já não é recomendado.
Telas de plasma
Há quem pense que monitores LCD e telas de plasma são as mesmas coisa, mas não são. A principal diferença deste tipo de tela, é que cada pixel cria sua própria fonte de luz e, portanto, não existe um tubo de imagem que barre a tela. A imagem da tela de plasma é muito nítida e não possui problemas de distorção nas extremidades da tela. Para gerar a luz em cada pixel, são usados elétrodos carregados entre painéis de cristal, que originam pequenas explosões de gás xenônio, que por sua vez, reagem com luz ultravioleta, fazendo o fósforo vermelho, verde ou azul de cada pixel brilhar.
Tamanho da tela e resolução
Com a popularização dos monitores LCD, é cada vez mais comum encontrar no mercado aparelhos de tamanhos maiores do que os tradicionais monitores de 14" ou 15" (lê-se o símbolo " como polegadas). No momento em que este artigo era elaborado no InfoWester, os monitores LCD de 17" eram os mais comuns, não sendo raro encontrar modelos de 19".
Em relação à resolução, os monitores LCD trabalham com taxas satisfatórias, mas há uma ressalva: é recomendável que o monitor trabalhe com a resolução que recebe de fábrica. Isso porque a exibição da imagem será prejudicada, caso uma taxa diferente seja usada. Por exemplo, pode acontecer de o monitor deixar uma borda preta em torno da imagem em resoluções menores que o padrão ou, ainda, o aparelho pode “esticar” a imagem, causando estranheza a quem vê. Além disso, tentar trabalhar com resoluções maiores é praticamente impossível.
Dispositivos com LCD Dispositivos com LCD
Tempo de resposta
O tempo de resposta é uma característica que interessa em muito a quem deseja utilizar o monitor LCD para rodar jogos ou assistir vídeos. Isso porque estas são aplicações que exigem mudança rápida do conteúdo visual. Se o monitor não for capaz de acompanhar essas mudanças, atrasará a alteração de estado de seus pixels, causando efeitos indesejados, como "objetos fantasmas" na imagem ou sombra em movimentos.
Quanto menor o tempo de resposta, melhor a atualização da imagem. No momento em que este artigo era escrito, já era possível encontrar monitores que oferecem tempo de resposta de 6 ms (milisegundos), mas o padrão era de 8 ms. Para um resultado satisfatório, é recomendável o uso de monitores com essa taxa inferior a 15 ms.
Contraste e brilho
O contraste é outra característica importante na escolha de monitores LCD. Trata-se de uma medição da diferença de luminosidade entre o branco mais forte e o preto mais escuro. Quanto maior for esse valor, mais fiel será a exibição das cores da imagem. Isso acontece porque essa taxa, quando em número maior, indica que a tela é capaz de representar mais diferenças entre cores. Para o mínimo de fidelidade, é recomendável o uso de monitores com contraste de pelo menos 450:1.
Em relação ao brilho, o ideal é o uso de monitores que tenham essa taxa em, pelo menos, 250 cd/m² (candela por metro quadrado).
Vantagens e desvantagens
No decorrer do artigo, é possível notar as vantagens dos monitores LCD, porém vale a pena frisá-las melhor:
:: Um monitor LCD é muito mais fino que um monitor CRT, ocupando menos espaço físico;
:: Um monitor LCD é mais leve que um monitor CRT, facilitando seu transporte;
:: A tela de um monitor LCD é, de fato, plana. Os modelos CRT que possuem essa característica têm, na verdade, uma curvatura mínima;
:: Aárea de exibição de um monitor LCD é maior, já que nos monitores CRT a carcaça cobre as bordas do tubo de imagem. Isso não ocorre em aparelhos com LCD;
:: O consumo de energia de um monitor LCD é muito menor;
:: Há pouca ou nenhuma emissão de radiação.
Quanto às desvantagens:
:: Os monitores LCD têm mais limitação no uso de resoluções variadas (já explicado neste artigo);
:: O ângulo de visão de um monitor LCD é mais limitado, porém isso só ocorre em modelos antigos ou de qualidade inferior. Os modelos atuais trabalham com ângulos maiores;
:: Monitores TFT-LCD podem ter pixels que não funcionam ou não alteram de cor (os chamados "dead pixels"). Todavia, isso é cada vez menos freqüente;
:: O preço dos monitores LCD é ligeiramente superior aos monitores CRT, porém estão com preços cada vez mais acessíveis.
Monitores LCD widescreen
Já é comum encontrar no mercado monitores LCD na categoria widescreen. Mas, o que isso significa? Monitores desse tipo são mais largos, o que os tornam uma excelente opção para a visualização de filmes (muitas produções em DVD suportam esse formato), para a manipulação de planilhas longas, para trabalhos de tratamento de imagens, para edição de vídeos, para jogos, entre outros.
Via de regra, um monitor pode ser considerado widescreen quando tem um aspect ratio superior a 4:3. Isso quer dizer que a proporção da tela é uma unidade de medida maior na largura para cada três unidades de medida na altura. Para efeitos comparativos, bastaria uma tela ter aspect ratio de 4:4 (ou 1:1) para ser considerada quadrada. O monitor visto abaixo tem aspect ratio de 16:10, portanto, é widescreen:
Monitor widescreen ao lado de um monitor normal
A aquisição de monitores LCD widescreen tem se mostrado vantajosa, pois os valores de venda são próximos aos dos monitores LCD "normais". Além disso, também já é possível encontrar com facilidade notebooks cujas telas são widescreen, o que demonstra que essa é uma tendência de mercado. Note, no entanto, que um monitor de 19" widescreen não é, necessariamente, maior que um monitor de 19" "normal", por exemplo. O que acontece nos monitores widescreen é que, a grosso modo, suas laterais são mais afastadas, mas a distância entre as extremidades superior e inferior não aumentam na mesma proporção. Assim, a área de um monitor 19" widescreen não é, necessariamente, maior que a área de uma tela 19" "normal", como alguns pensam.
Finalizando
Os monitores LCD atuais se mostram bem mais vantajosos que os tradicionais aparelhos CRT. Além disso, os preços desse tipo de equipamento são cada vez mais acessíveis e a tecnologia é aperfeiçoada com o passar do tempo. Por isso, se você pretende adquirir um novo monitor, não hesite: prefira um com a tecnologia LCD. Alguns modelos já são tão avançados que podem, por exemplo, sintonizar sinais de TV, fazendo com que o aparelho sirva tanto como monitor quanto como televisor.

Nenhum comentário:

Postar um comentário