quarta-feira, 9 de junho de 2010

“Quem conhece alguém viciado em Guaraná?”

Dificilmente encontraremos alguém categoricamente viciado
em guaraná!
Mas, já em Coca – Cola, (todos conhecemos ou iremos conhecer alguém viciado em Coca – Cola.) Mas, porque esse é um refrigerante tão viciante? – Será por um de seus componentes mais conhecidos e também viciante A cafeína, como costumam dizer, Ou ainda tem algum segredinho escondido por trás de seu próprio nome [Coca] ?
Vendida em mais de 140 países, e a marca mais conhecida e vendida do mundo, Tendo como sua maior concorrente a Pepsi.
Criada em 1886, pelo farmacêutico John Pemberton produzida originalmente como um remédio tônico para os nervos, patenteado, a Coca – Cola gradativamente mudou sua fórmula e assim conquistou novos mercados. Um dos empresários responsáveis pelo sucesso e marketing da Coca-Cola Company foi o Asa Griggs Candler, suas táticas agressivas de marketing levaram a empresa a conquistar grandes fatias do mercado de refrigerantes no mundo, a partir do século XX Até os dias de hoje.

A bebida ganhou esse nome de Coca – Cola porque originalmente o estimulante misturado á bebida era Cocaína. Vinda das folhas de Coca.
Anteriormente também recebeu seu sabor de Noz de Cola. Hoje, o refrigerante substituiu pela Cafeína. Porém, o sabor ainda é feito através de Noz de Cola e folha de Coca. A cocaína foi retirada das folhas e a bebida não contem traços da Droga.Vendida ainda como remédio por 5 cents o copo.
Depois relançada como bebida leve. As primeiras vendas foram em farmácias na Cidade da Atlanta, em 8 de maio de 1886. Seu criador anunciou a bebida pela primeira vez em 29 de maio. O concentrado era embalado em barris de madeira, na cor vermelha. Por isso, o vermelho foi adotado como cor oficial da bebida. Até 1915, uma pequena quantidade de cocaína estava entre os ingredientes.

Asa Griggs Candler, comprou Pamberton e seus parceiros em 1887. A Coca-Cola foi vendida em Garrafas pela primeira vez em 12 de março de 1894 e as primeiras latas de alumínio da Coca apareceram em 1955. O primeiro engarrafamento da Coca-Cola ocorreu em 1891. Seu proprietário era Joseph A. Biedenharn. As garrafas originais eram garrafas Biedenharn, muito diferentes do visual atual de silhueta que as garrafas possuem.

Na Segunda guerra Mundial
Quando os Estados Unidos entraram na Segunda guerra Mundial, seus soldados americanos mandavam cartas para a empresa da Coca - Cola Company, pedindo que a bebida fosse fornecida. Empolgada com as cartas, a Coca-Cola desenvolveu "fábricas" móveis e essas foram enviadas para as frentes de batalha junto com técnicos da empresa, para garantir a produção e a distribuição da bebida para os soldadosApesar dos gastos de produção na frente de batalha serem elevados, a empresa optou arcar com os mesmos, numa tática de marketing, vendendo o refrigerante pelo mesmo preço cobrado nos EUA. Tendo em vista a sua associação com os produtos americanos e os Estados Unidos, ela acabou ganhando o papel de um símbolo patriótico. A publicidade da bebida aumentou muito após a guerra, quando os soldados retornaram fazendo propaganda do refrigerante. Então foi criado um tipo de embalagem que vendia 6 garrafas de Coca-Cola (sixposts), a qual se tornou preferida das donas de casa americanas.



Matéria-prima da Coca-Cola, é um segredo industrial protegido por várias patentes. A cópia dessa fórmula é guardada no cofre principal do SunTruts Bank em Atlanta. Seu predecessor, Trust Company, supervisionou a oferta pública inicial em 1919 da Coca-Cola Company. Uma Lenda Urbana diz que apenas dois executivos têm acesso à fórmula, com cada um deles tendo acesso a apenas metade da fórmula. De fato, a Coca-Cola possui uma regra restringindo o acesso a apenas dois executivos, cada um sabendo a fórmula completa e outros, além da dupla descrita, conhecem o processo de formulação.

Guerra das Colas
Durante a década de 1980, a Pepsi – Cola realizou uma série de anúncios televisivos mostrando pessoas que participaram em testes de gosto na qual expressaram sua preferência pela Pepsi em relação à Coca. A Coca-Cola também exibiu anúncios para combater os da Pepsi, num incidente às vezes chamado, no meio publicitário, de "a guerra da cola". Um dos anúncios da Coca comparou o então chamado "desafio Pepsi" a dois Chimpanzés decidindo que bola de tênis tinha mais tecido. Após isso, a Coca-Cola manteve sua liderança no mercado global de refrigerantes, embora a Pepsi tenha conseguido conquistar brevemente alguns mercados regionais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário