quarta-feira, 7 de julho de 2010

COMO FAZER SUA CAMERA VIRAR UMA WEB CAM

 


Duas opções
Existem basicamente duas formas de colocar sua digital para funcionar como webcam. A mais simples, se a câmera tiver saída de vídeo (aquela usada para conectá-la à TV) e você possuir uma placa ou dispositivo de captura de vídeo (como uma placa de vídeo com o recurso VIVO – vídeo in/vídeo out), é auto-explicativa: basta plugar uma na outra e deixar a câmera no modo de captura para o computador passar a “ver” tudo o que se passa em frente à lente da máquina.
Figura 1
A solução menos conhecida, por outro lado, é a que se usa quando não há o recurso de captura de vídeo. O computador não precisa de nenhum hardware especial, mas o software de transferência de fotos fornecido pelo fabricante da câmera deve ser capaz de exibir na tela a imagem que ela está “vendo” quando conectado o cabo USB. No caso das câmeras Canon, marca da que usamos neste tutorial, a função está disponível no ZoomBrowserEX com o nome de Remote Capture (Figura 1).
Figura 2
O Remote Capture nada mais é que um controle remoto para a câmera, permitindo que se fotografe a partir do computador, transferindo as imagens imediatamente. Para isso, naturalmente, é preciso ver na tela do micro o que se vai capturar, então o programa reproduz a imagem do visor da câmera no PC (Figura 2). O problema é que esse sinal de vídeo não é reconhecida pelo Windows como uma webcam, apesar de você estar vendo uma imagem em movimento como se tal fosse.
SoftCam
Figura 3
A solução é lançar mão de um outro programinha (Figura 3), o engenhoso SoftCam, da Luminositi (www.softcam.com). A versão completa custa US$ 50, mais que uma webcam simplezinha no mercado americano, mas felizmente é possível testá-lo gratuitamente antes de comprar. Depois que o prazo de teste acabar você já terá decidido se vale a pena investir no programa, em uma câmera ou em nenhum dos dois.
Figura 4
O SoftCam serve para capturar imagens e vídeos de telas do Windows, para emular webcams a partir dessas imagens ou de arquivos previamente gravados e para adicionar alguns efeitos especiais aos vídeos transmitidos. Para usar nossa câmera digital como webcam, o primeiro passo é clicar em “Options” e configurar a fonte do vídeo (Default Live Video Source) para SoftCam Screen Capture (Figura 4).
Figura 5
Em seguida, mudamos o controle da direita do painel da posição Stored para Live (ao vivo) e arrastamos a janela cor de musgo que deve ter aparecido para cima do monitor da câmera, no Remote Capture (ou o programa equivalente do fabricante da sua câmera), de modo a enquadrar o vídeo. Repare que ele será reproduzido fielmente na tela Preview do SoftCam (Figura 5).
Figura 6
Agora é só entrar na aplicação onde você pretende usar a webcam e configurá-la para o vídeo fornecido pelo SoftCam. Neste caso usamos o MSN Messenger, que automaticamente passou a exibir a tela da Luminositi nas configurações da câmera (Figura 6). Para que o vídeo da câmera entre no lugar desta imagem e passe a ser transmitido quando você for fazer uma videoconferência com alguém, basta fechar a janela Preview do Softcam e verificar se o controle do painel continua em Live.
Dica
Uma dica para garantir melhores resultados: as câmeras digitais costumam produzir imagens muito melhores que as webcams baratas. Se a imagem da sua está ruim, verifique se não há como ajustar a sensibilidade (ISO) ou mesmo a compensação de exposição para clarear as coisas. Esses controles foram feitos para fotos estáticas, mas quase sempre afetam também a imagem em movimento exibida no monitor e no Remote Capture podem ser ajustados diretamente no software. Lembre-se também que não dá para usar o flash, então é preciso manter o ambiente o mais iluminado possível.
Figura 7
Depois que tudo estiver funcionando, experimente também os demais recursos do SoftCam. Ele traz algumas animações gravadas que podem ser sobrepostas ao vídeo transmitido como webcam: olhos esbugalhados, corações palpitantes, pontos de interrogação que flutuam ao redor da sua cabeça e até vídeos de desconhecidos. Diversão garantida no seu próximo vídeopapo no MSN! (Figura 7).

Nenhum comentário:

Postar um comentário