sexta-feira, 23 de julho de 2010

dicas blog vários

Mostrando postagens mais recentes com o marcador Primeiros Passos. Mostrar postagens mais antigas
Mostrando postagens mais recentes com o marcador Primeiros Passos. Mostrar postagens mais antigas

07 Maio 2010

Como mudar o endereço do Blogspot

Outra pergunta frequente no fórum do Blogger é: como faço para mudar o endereço do meu blog? Para quem está começando, tudo parece difícil mesmo. Isso é natural.
Antes de mais nada, é necessário que o novo endereço esteja disponível. Os domínios do blogspot não expiram, então não adianta ir lá no fórum pedir um endereço usado, mesmo que ele esteja sem atualizações há anos. Vejam o que diz a Ajuda do Blogger sobre este assunto - Este blog parece abandonado. Posso pegar o endereço dele para mim?
Continue lendo >>

06 Maio 2010

Conhecendo os editores de posts do Blogger

Percebo que ainda existe muita dúvida sobre o novo editor de postagens do Blogger, o antigo e suas funções. Acredito que isso aconteça porque o Blogger possui atualmente três modelos de editores de postagens -  o antigo, o atualizado e o do Blogger In Draft.
Editor antigo – este foi um dos primeiros editores do Blogger e ainda está ativo. É mais limitado em matéria de funções, entretanto é mais fácil de usar e tem um código mais limpo.
Continue lendo >>

01 Abril 2010

Como criar uma conta no Google

O motivo deste post é que agora já não é mais tão simples criar uma conta no Blogger. De um tempo para cá (não saberia precisar quanto), é necessário fornecer um número de celular para criar a conta no Google e, posteriormente, uma conta no Blogger.
Podemos criar uma conta no Google, acessando qualquer uns dos serviços prestados pela empresa, tais como Gmail, Google Docs, Orkut, Picasa e etc. Para este tutorial, usaremos o Blogger, por motivos óbvios, mas o processo de criação de uma conta do Google é praticamente o mesmo nos demais produtos, mudando apenas a primeira etapa.
Continue lendo >>

21 Fevereiro 2010

Como editar o modelo das postagens do Blogger

Hoje um leitor me fez uma pergunta muito interessante: como retirar a frase “postado por” das postagens do Blogger? A princípio eu ia responder que não sabia, mas daí me lembrei de uma função que fica escondidinha e que quase ninguém conhece. Trata-se da edição de postagens do blog, que fica dentro dos elementos de página do layout.
Através desse recurso, podemos escolher o que vai e o que não vai aparecer em nossos posts, desde data, hora, marcadores, links de retorno, comentários e até anúncios.
Continue lendo >>

08 Outubro 2009

Como colocar vários autores no blog

E pra finalizar a série de posts sobre as configurações do  painel do Blogger, vamos aprender a colocar outros autores em nosso blog, uma prática relativamente comum, já que cuidar de um blog sozinho dá trabalho e muitos optam por montar uma equipe.
Essa configuração também serve como uma segurança a mais, pois em caso de roubo da conta do Google, dá tempo de recuperar o blog - Dicas de segurança para blogueiros.
Para adicionar novos autores, clique na aba permissões e depois em adicionar autores. Coloque os emails separados por vírgulas e clique em convidar. Assim que seus amigos aceitarem o convite, eles estarão aptos a postar em seu blog.
Continue lendo >>

Outras configurações do painel do Blogger

Este é o terceiro post da série Como configurar o painel do Blogger. Já falamos sobre as configurações básicas e sobre os comentários e hoje trataremos das seguintes funções – formatação, arquivamento, site feed, e-mail e celular e  OpenID .
Na aba formatação, não há muito o que explicar, já que a interface é bem simples. Em exibir, escolhemos a quantidade de posts que deverá aparecer na página inicial. As demais funções se referem à formatação da data e do fuso horário.
Na aba arquivamento, encontraremos as opções “não arquivar”, “diariamente”, “semanal” e “mensal” para escolhermos a frequência de arquivamento dos nossos posts.
Continue lendo >>

05 Outubro 2009

Como configurar os comentários no Blogger

Continuando os posts sobre o painel do Blogger, hoje explicarei as configurações que estão disponíveis para os comentários.
Em primeiro lugar, o Blogger disponibiliza três modelos de caixa de comentários - página inteira, janela pop-up e postagem abaixo incorporada. Na primeira opção, quando o comentarista clica em “postar comentário”, ele é direcionado para uma nova página; na segunda, abre-se uma janela pop-up e na terceira, a caixa já aparece logo abaixo do post.
Continue lendo >>

04 Outubro 2009

Configurações básicas do Blogger

Vamos começar uma série de posts para explicar como funcionam as configurações do painel do Blogger. É através do painel que escolhemos as principais funções do nosso blog e é de extrema importância conhecê-las e dominá-las.
Como o tema é complexo e precisa ser bem detalhado, ele ficará dividido em 4 posts. Hoje irei falar sobre duas dessas configurações: básico e publicação.
Quando entramos em nossa conta do Blogger, a primeira coisa que vemos é o painel com nosso perfil e com todos os blogs que administramos.
Continue lendo >>

02 Agosto 2009

Como fazer backup dos posts no Blogger

Tutorial Dicas Blogger. Todos os direitos reservados!Vocês sabiam que é possível salvar no HD e depois recuperar todos os posts e todos os comentários de um blog da plataforma Blogger/ Blogspot com apenas alguns cliques?
Em informática, tudo deve ser guardado através de backups (cópias de segurança), já que falhas acontecem; com nossos queridos blogs, não poderia ser diferente, certo?
Atendendo ao pedido da @isadorafraga, vou ensinar como fazer o backup do seu blog ;)
Continue lendo >>

31 Maio 2009

Como editar letras e cores no template do Blogger

Vamos para um post beeem básico, mas que tem sido motivo de procura pelos usuários novatos do Blogger. Como trocar as letras (fontes) e as cores do template?
Bem, isso vai depender muito do template. Hoje em dia, a maioria deles já vem com a opção de fazer tal alteração pelo próprio painel do Blogger, enquanto outros só permitem que a mudança seja feita via html – o que não é o ideal para os novatos.
Se você não tem intimidade com html, opte por templates que sejam fáceis de usar e que já venham com diversos hacks (funções) instalados, como os do Dicas Blogger :P
Continue lendo >>

01 Maio 2009

Como centralizar os widgets no Blogger

Dando continuidade à série Primeiros Passos, hoje vou ensinar como se faz para posicionar os widgets na sidebar, que é uma dúvida muito comum entre os leitores novatos.
Para obter este efeito, usaremos os códigos abaixo, substituindo “código do widget” pelo código que será inserido na sidebar  em “html/javascript”. Iremos utilizar como exemplo uma imagem linkada, apontando para os feeds do Dicas Blogger.
Continue lendo >>

24 Abril 2009

Como criar um blog no Blogger

Nos dias 24, 25 e 26 de abril estará rolando o Movimento Blog Voluntário, onde os blogueiros inscritos deverão postar algo de útil para quem ainda não tem muita intimidade com o mundo virtual. O Dicas Blogger já participou no ano passado e hoje venho dar a minha contribuição ensinando a criar , passo-a-passo, um blog no Blogger/Blogspot.
Continue lendo >>

09 Fevereiro 2009

Como criar um blog no Blogger em 10 passos

Quando criei o Dicas Blogger em 2007, o Blogger ainda era uma região inóspita a ser desbravada. Demorei muito tempo para implantar todas as suas funcionalidades. Com o Diário de Bordo foi completamente diferente, pois eu já conhecia bem o caminho das pedras. Em aproximadamente 48 horas ele estava no ar, com tudo o que tinha direito.
No post de hoje vou mostrar como montar um blog em apenas 10 passos. Lembrando que estas dicas apenas servirão para dar vida ao blog e que o sucesso dependerá de outros fatores, tais como estudo, determinação, curiosidade e criatividade!
Continue lendo >>

26 Janeiro 2009

Os elementos de página do Blogger

Fiz um post sobre este assunto em 2007, mas de lá para cá muita coisa mudou. Então hoje vou explicar aos novatos para que servem os elementos de página. A meu ver, eles são o corpo do blog, enquanto o código html seria o cérebro. E é o que faz do Blogger, uma ferramenta tão fácil de usar.
Para acessar os elementos de página, devemos clicar em “layout” no painel do Blogger.
painel
A disposição dos elementos dependerá do template que estamos usando. Exemplos:
Continue lendo >>

Nenhum comentário:

Postar um comentário