domingo, 11 de julho de 2010

Redescubra a internet e transforme seu navegador em um espetáculo de imagens, som e vídeo!

Aprenda a utilizar o Cooliris, complemento para os navegadores IE, Firefox e Chrome.

Por Elaine Martins da Silva em 8/7/2010
  • comentários (4)
  • imprimir
  • Compartilhe esse link:
Cooliris é um complemento para os navegadores Internet Explorer, Mozilla Firefox e Google Chrome que conquistou os usuários rapidamente. Isso porque ele transforma seu navegador de internet em um verdadeiro espetáculo de imagens, som e vídeo!
O número de opções oferecidas pelo Cooliris é grande. É possível, por exemplo, assistir a canais de TV, fazer compras online, ouvir música e ainda ficar por dentro de tudo o que está rolando mundo afora através do canal de notícias.
Para utilizar todas as funcionalidades presentes no Cooliris sem problemas, o Baixaki preparou este tutorial. Por meio dele, o usuário aprende a utilizar todas as opções do complemento para os navegadores de maneira simples e direta. Confira!
Pré-requisitos
Para utilizar o Cooliris, é só ter o complemento instalado em um dos três navegadores suportados: Internet Explorer, Firefox ou Google Chrome. Você pode baixar a ferramenta com os links listados abaixo.
Mozilla Firefox
Cooliris para o Firefox
Google Chrome
Cooliris para o Google Chrome
Internet Explorer
Cooliris para o Internet Explorer
Observação: Para ilustrar os passos do tutorial, o navegador utilizado foi o Mozilla Firefox. O motivo para essa escolha foi o simples fato de o programa estar instalado e atualizado na máquina que foi usada. Os procedimentos exibidos abaixo são exatamente os mesmos para qualquer navegador.
Colocando a mão na massa
Agora que você já instalou o complemento no navegador de sua preferência, é hora de aprender a utilizar as funcionalidades do Cooliris. Primeiro acesse a tela do serviço, digitando na Barra de endereços o endereço: www.cooliris.com.
Cadastrando...
O cadastro não é obrigatório para a utilização do Cooliris. Mesmo sem estar logado o usuário pode aproveitar as ferramentas e funcionalidades oferecidas. No entanto, opções como a criação de favoritos só podem ser acessadas e utilizadas por usuários cadastrados.
Fazer o registro no Cooliris é bem fácil. Na Barra de ferramentas presente na parte inferior da tela, clique no botão configurações, como mostra a imagem abaixo. Na tela que aparecer, acesse a aba "Register" (Registro) e preencha os campos com os dados solicitados.
Tela de cadastro
Após clicar em "Register now" (Registrar agora) uma mensagem de confirmação será enviada para o seu email. É preciso clicar no link enviado para ativar sua conta. Feito isso, você já pode utilizar os serviços do Cooliris livremente.
Configurações
Aproveitando que a opção para acessar as configurações foi citada, é hora de conhecê-la um pouco melhor. A tela de personalização permite a alteração de várias opções do complemento. Em [1] você altera o modo com o qual o mural de imagens é exibido. É possível desabilitar o zoom das miniaturas desmarcando a opção "Allow Zooming" (Habilitar zoom).
Outras configurações como inverter o scroll do mouse ("Invert Mouse Scroll"), iniciar em tela cheia ("Launch to Full Screen") e abrir os links em uma nova aba ("Link into a new Tab") também pode ser modificadas.
Tela de configurações
As opções [2], [3] e [4] possibilitam que o usuário modifique o ângulo máximo, a velocidade de rolagem e o número de linhas da parede de imagens. Para deixar o complemento com uma cara diferente você pode modificar o plano de fundo exibido. É só indicar o caminho da imagem no campo "URL or File" (Endereço ou arquivo).
Na coluna mais à direita, indicada por [5], é possível alterar o tempo que cada slide ficará à mostra durante a exibição das imagens em forma de apresentação. Depois de modificar todas as opções desejadas, não se esqueça de clicar em "Save settings" (Salvar configurações) para salvar o que foi alterado. Para retornar à tela principal do complemento é só clicar no link indicado por [6].
Channels e Busca
O legal do Cooliris é que o usuário conta com diversos canais de música, cinema, TV, jogos e entretenimento. Por meio deles você acessa conteúdo exclusivo como fotos e vídeos e se diverte com games.
No canto esquerdo da tela principal do complemento você encontra todos os canais oferecidos, além de ter acesso às pastas do seu computador para navegar entre as imagens presentes no disco. É só clicar em um dos links e aguardar até que as imagens, ou jogos, sejam exibidos na tela.
Fazendo uma busca
Além disso, o Cooliris também transforma suas buscas em sites como Google e YouTube em algo muito mais divertido. No campo de busca, localizado no topo da tela, o usuário pode escolher se deseja procurar por um conteúdo nos canais do complemento ou em outros sites, como Google Images, Bing, Flickr, Picasa, YouTube e BlinkX.
O resultado das buscas é exibido na tela do Cooliris, cheio de efeitos e com navegação bem mais simples. A ferramenta também insere um link para que você insira a imagem ou o vídeo no site do próprio serviço, como mostrado abaixo.
Resultado da busca sendo exibido
Navegando pelas imagens e vídeos
Cooliris traz duas formas de navegar entre as imagens e os vídeos exibidos na tela do complemento. A primeira delas é utilizando o próprio mouse. Com o botão scroll do dispositivo é possível dar zoom no painel de resultados. Com um dos botões do mouse pressionados (direito ou esquerdo), se o usuário arrastar o mouse poderá navegar pelas demais telas de imagens e vídeos.
A outra maneira de visualizar as diversas telas de resultado do Cooliris é utilizando a Barra de rolagem no rodapé da tela. Tudo bem simples e repleto de efeitos para tornar a navegação descomplicada e cheia de estilo.


Anúncios Google
Video De Embaixadas     www.omelhordosmundiais.com.br
Saiba como participar do Campeonato Veja o vídeo de Neymar e Ganso!
Manipulação de Imagens     www.LucianoAugusto.com.br
Aprenda Manipular Imagens e Muito Mais. Curso Online.Matricule-se Já!


Você gostou deste texto?

Nenhum comentário:

Postar um comentário