quinta-feira, 8 de julho de 2010

tut.1 e tut.2 instalando web cam

TUTORIAL: INSTALANDO UMA WEBCAM NO SEU MICRO PARTE 1
Share Compartilhe  |  Antonio Vilhena - 27/4/2005
Para dar continuidade aos tutoriais de atividades do seu micro na internet conforme mencionamos na dica "MONTE UM SERVIDOR INTERNET NO SEU MICRO DE CASA", teremos que fazer algumas instalações e/ou configurações adicionais de hardware (microfone, webcam, etc), e consegui uma oportunidade de termos uma webcam para fazermos uns testes e vamos aproveitar e prepará-la também para algumas outras dicas (conforme mencionamos naquele dica inicial).
A Webcam que tivemos acesso é das mais simples, encontrada no mercado por cerca de R$ 80... é uma Braview 330MP, ou seja, é uma webcam de uso caseiro usada comumente para conversar com vídeo na internet, e então, vamos preparar nosso micro primeiro para isto. A própria Braview possui outros modelos melhores de câmera. A câmera que usamos é a mais simples da linha, a meu ver com imagem meio escura e embaçada, mas como o objetivo é mais didático do que captura de imagem, atenderá ao propósito.
Você poderá encontrar várias opções de câmeras, de vários fornecedores procurando na pesquisa de preços aqui do BoaDica. Clicando AQUI você vai direto para a área de câmeras!
Os dados básicos da câmera são:
Câmera 1.7" CMOS Sensor
Resolução 640x480 (VGA) - 350K pixel
352x288 (CIF) - 100K pixel
Interface I/O USB 1.1
Quadros (frames) por segundo até 30Fps em 352x288
15Fps em 640x480
Resolução de captura de imagens até 640x480
Alcance do foco 20cm ao infinito
Ângulo de abertura da lente 56° diagonal
Brilho Automático
Controle de exposição Automático
Formato da imagem RGB24
Consumo de energia 160mW
Sistemas operacionais Windows 98/2000/ME/XP
Microfone unidirecional embutido
Foco da lente ajustável
O que é importante procurar:
  • Resolução (é interessante ter 640x480 porém com certeza será distorcida a imagem
  • Interface (prefira USB 1.1 ou 2.0, pois paralela comumente apresenta interferências com impressoras, etc)
  • Quadros (Frames) por Segundo: 30fps é o ideal onde não apresentaria a famosa sensação de "imagem pulando"
  • Microfone embutido é prático mas geralmente não são sensíveis o suficiente para uso em ambientes com ruídos, além de apresentarem bastante microfonia por captarem o próprio som da caixa de som utilizada (eu pessoalmente prefiro usar headphone com microfone tipo o de telefonista).
Atenção: antes de comprarem uma câmera, é altamente recomendável que vocês VEJAM ela em funcionamento, de forma a poder avaliar a QUALIDADE da imagem mostrada por ela, foco, etc. Não se atenham só a dados, CONFIRAM PESSOALMENTE (podem até pedir para algum conhecido que tenham câmera que enviem um arquivo de captura de imagem).
Bom, passemos para a instalação da câmera em si que não tem muito mistério, mas vamos a ela...
Eu pessoalmente gosto primeiro de instalar o suporte (pois normalmente dispositivos USB são plug-e-play reconhecidos pelo Windows), portanto primeiro coloco o CD com o suporte no micro, executo a instalação (setup.exe), e pronto. Será mais fácil depois ao instalar fisicamente a câmera.
Com o suporte/driver instalado, agora é só instalar/conectar fisicamente a câmera ao micro. Nesta câmera específica, ela possui 2 conectores: 1 USB e 1 tipo áudio para o conectar na saída do microfone.
Desligo o micro, conecto a câmera, e depois ligo o micro.
Ligando o micro o Windows vai detectar novo hardware e instalar o suporte para ele...
Pronto. Agora a câmera já está ok. Vamos então partir para testá-la.
Para isto, você pode chamar o aplicativo que veio com o CD dela (na Braview veio o AMCAP, mas sua câmera deve ter vindo com algum aplicativos básico de teste e captura de imagem). O AMCAP que veio na Braview serve para fazer a captura de imagens. É só chamar e ver se a imagem aparece...
Uma coisa que normalmente alguns esquecem, é acertar a parte de "gravação do som", ou seja, da utilização do microfone (claro, vamos querer utilizar também o microfone que vem na câmera).
A instalação do microfone basicamente é verificar se já está configurado na parte de som do Windows para utilizar um microfone (atenção, normalmente o Windows XP coloca o microfone como NÃO ATIVO e isto gera confusão. É bem fácil...
Chame o Painel de controle e nele o item Sons e dispositivos de áudio Ou então clique com o botão direito no alto-falante na barra de tarefas. Caso ele não esteja na barra de tarefas, chame-o pelo painel de controle e aproveite e já o ative para ficar sempre aqui!
Verifique se os dispositivos de gravação de reprodução de som estão corretamente selecionados
Para ver os dispositivos referentes a gravação, você deve selecionar o item GRAVAÇÃO, e nele o item microfone para poder utilizar o microfone da câmera. Selecione o item de gravação preferencial, no caso microfone!
Atenção para a opção de SEM ÁUDIO no "master" de gravação... este item pode estar erroneamente selecionado pelo seu sistema! Deixe-o DESMARCADO ou não terá áudio!
Agora que temos a câmera instalada, irei preparar algumas dicas sobre como usar a câmera, alguns utilitários, etc. Normalmente a câmera deve vir com um CD com alguns utilitários, mas iremos pegar alguns na net que irão trazer algumas novidades para nosso dia a dia...
É importante ressaltar DE NOVO, antes de comprar uma câmera TESTE, VEJA EM FUNCIONAMENTO e avalie se a imagem da captura lhe agrada! Este item é muito subjetivo para podermos aconselhar qualquer marca e modelo, portanto, é deixar de ser comodista e testar bastante modelos antes de decidir qual comprar!
Não se esqueça, tendo alguma dúvida a respeito desta dica ou outras dúvidas, ou querendo apenas conversar sobre informática, dê um pulo no Fórum do BoaDica (http://www.forumboadica.com.br), lá tem uma galera super legal que poderá ajudar nas suas dúvidas ou poderão participar de um papo legal sobre informática, além de você encontrar também uma área específica sobre câmeras.

TUTORIAL: INSTALANDO UMA WEBCAM NO SEU MICRO PARTE 2
Share Compartilhe  |  Antonio Vilhena - 15/7/2005

Aplicativos e usos de uma webcam no seu micro na internet - Vídeo Conferencia
Na dica passada desta série (Tutorial: Instalando uma webcam no seu micro) fizemos um "Passo a passo de como instalar um webcam no seu sistema". Pois bem, agora que temos um micro conectado na internet, e com uma câmera de vídeo (webcam) conectada nele, que tipo de aplicativos poderemos implementar?
Basicamente temos 2 tipos de uso:

  • Vídeo Conferencia
  • Monitoramento Remoto
Nesta dica de hoje, estaremos falando sobre videoconferência.
Vídeo Conferência:
O uso de câmera de vídeo para videoconferência, como o próprio nome diz são 2 ou mais pessoas, conversando (fazendo uma conferência), entre si, através não só de voz, mas também de vídeo. Seria uma maneira mais incrementada de uma conversa por voz (telefônica ou em conjunto), onde além de um poder conversar com o outro, também poderá ver o outro através da câmera dele. Com a popularização do VOIP, a inclusão de vídeo nesta modalidade é na realidade uma conseqüência de se utilizar mais novidades, mais recursos, e claro, em algumas ocasiões é uma solução interessante.
Algumas das vantagens neste tipo de aplicativo é o inter-relacionamento pessoal, ou seja, conversas informais, namoros, etc, além de poder "ver" pessoas que moram distantes e que há muito tempo você não tem contato (muito interessante por exemplo para quem tem família morando em outra cidade, estado ou país, ou então para "ver" pessoas que não se encontram há muito tempo).
Na área "profissional", não há muito a acrescentar numa conversa de negócios que necessite visualizar o interlocutor. É mais interessante uma "área de trabalho cooperativa" (onde ambos poderiam riscar, desenhar, etc), do que ver o rosto do outro. De qualquer modo, não deixa de ser um modo de "aproximação" de pessoas.
A utilização deste tipo de aplicativo é muito simples. Basta ambos os computadores estarem com suas câmeras ligadas, estarem ligados na internet, e utilizar um programa de comunicação de mensagens com suporte a vídeo.
Existem vários programas (Cuseeme, Paltalk, Camfrog, ICQVideo, MSN - Messenger. Voxmizer), que você poderá utilizar, além de "plugins" para alguns outros que já são usados só com voz (como por exemplo o Video4Skype) que basicamente o que vai definir qual usar será QUAL o seu grupo de amigos com quem você deseja ter uma conversa com vídeo, usa também, ou seja, se seu pessoal usa MSN, você terá que usar o MSN, se usarem o ICQ, terá que instalar o ICQ, e por aí vai! Muitas vezes você terá que ter mais de um destes programas para hora falar com alguns hora com outros.
Só para exemplificar como fica, segue uma tela de utilização do Messenger da Microsoft e do Video4Skype:


MSN Messenger
A utilização é bem simples. Basta ter instalada a câmera no micro, chamar o Messenger e clicar na opção de chamar uma conversa com vídeo como mostram as telas acima.


Video4skype
(exemplo do próprio site do Skype)
No Vídeo4Skype, você deverá também fazer a chamada do seu interlocutor, e podem aparecem no mesmo "espaço" você e com quem você está falando, já no Messenger são áreas separadas (mas você continua com as opções de escrita, etc, ativas).
Vale lembrar que a qualidade da imagem é totalmente dependente da qualidade da webcam utilizada, e do ambiente em que se está sendo feita a captura da imagem (se o ambiente está escuro, etc).
Junto com a conversa com vídeo, automaticamente também é ativado o som, ou seja, você VÊ e FALA com seu interlocutor.
Como falamos a utilização destes programas é mais para atividades pessoais, do que realmente algo prático.
Na dica seguinte iremos falar de "monitoramento", que aí sim poderá ter uma conotação um pouco mais prática.
E não se esqueça, tendo alguma dúvida a respeito desta dica ou outras dúvidas, ou querendo apenas conversar sobre informática, dê um pulo no Fórum do BoaDica (http://www.forumboadica.com.br), lá tem uma galera super legal que poderá ajudar nas suas dúvidas ou poderão participar de um papo legal sobre informática, além de você encontrar área específica sobre Windows, CDR, DVD, impressora, som, etc.


Nenhum comentário:

Postar um comentário