sexta-feira, 23 de julho de 2010

varias dicas boas blogger

25 Janeiro 2009

Como colocar um link em uma imagem

Vocês pensaram que a série Primeiros Passos havia acabado? Que nada! A cada dia recebo mais e mais perguntas com o básico do básico.  Então hoje vou ensinar, passo-a-passo, como colocar um link em uma imagem, para direcioná-la a uma outra página web.
  1. Escolha a imagem
  2. Hospede-a no site de sua preferência (saiba mais clicando aqui)
  3. Copie o endereço da imagem (saiba mais)
  4. Use o código abaixo
Exemplo:
Vou usar a imagem que coloquei para os Feeds do Template Songs:
Continue lendo >>

17 Janeiro 2009

Como trocar o template do Blogger

Mais um artigo da séria série Primeiros Passos. Hoje, vamos aprender a trocar o template do blog. Quem ainda não sabe o que é um template, clique aqui.
Atenção: faça backup do antigo template e dos widgets!
Passo 1: escolher um template em XML próprio para o Blogger
Passo 2: salvá-lo no seu HD
Passo 3: fazer login no Blogger, entrar em layout e depois em editar html

template1
Passo 3: clicar em arquivo ( fig 1) e encontrar o template dentro do HD (fig 2)
template
Passo 4: anexar o arquivo XML e clicar em fazer upload (fig 3)
Passo 5: aceitar a perda dos widgets
Passo 6: salvar
Deu Erro?
Tente a troca em outro navegador ou limpe o cache do seu navegador. No Firefox, é só clicar em ferramentas>opções>privacidade>limpar dados pessoais.
ATUALIZAÇÃO: Agora é possível salvar os widgets automaticamente! Mesmo assim recomendo que você copie no bloco de notas TODOS os códigos que encontram-se nos elementos de página, salve e, após a troca do template, cole-os novamente.

16 Janeiro 2009

Como inserir marcadores nos posts

image
Continuando a série Primeiros Passos, hoje vou ensinar como colocar os marcadores nos posts. O marcador, também chamado de etiqueta (label em inglês) funciona como uma espécie de classificação do artigo que estamos escrevendo. Por exemplo, acabo de publicar um novo template e quero catalogá-lo; nada mais natural que colocá-lo no marcador “templates”. Isso vai facilitar a navegação dos visitantes do blog;  para isso, é muito importante manter uma lista dos marcadores sempre em local visível.
Supondo que hoje um internauta estava procurando por “widgets para o Blogger” e o Google direcionou-o para o Dicas Blogger. Ao chegar, uma das primeiras coisas que ele verá será essa lista, que dei o nome de “índice”, com os principais tópicos do blog - que nada mais são que os marcadores.
 
Para incluir o marcador, basta escrever o nome que você deseja dar a ele na caixa em branco, que fica embaixo do editor de textos do Blogger.
Uma vez inserido o marcador, o mesmo pode ser usado para futuras postagens que sejam do mesmo tema. Para visualizá-los, basta clicar em “mostrar tudo” e assim, escolher um deles para o seu novo post.
Também podemos editá-los. Devemos clicar em “editar postagens” e procurar por “ações do marcador”. Daí, é só escolher os posts a serem modificados

E por fim, para incluir na sidebar a lista dos marcadores, basta irmos em layout, elementos de página, clicar em “adicionar um gadget” e escolher a opção “marcadores”.

No próximo artigo, irei ensinar como trocar facilmente o template de um blog do Blogger .
Até a próxima O_O

15 Janeiro 2009

Como inserir links na linkbar

O título é sério! Tenho recebido diversos emails e comentários perguntando como inserir links na linkbar. Apesar de ser o básico do básico, não custa nada ensinar.
Clique para ampliar
Mas, atenção! Só funciona em templates que contenham a linkbar!
Linkbar
Entre no layout do blog, em elementos de página. Na opção linkbar, clique em editar. Aparecerá uma nova janela. Na caixa nova url do site, coloque o link para onde deseja apontar e na caixa novo nome do site, escreva o nome que você quer dar para esse link.
Exemplos:
1. quero inserir um link apontando para a url da minha página fixa sobre parcerias:

2. ou quero colocar um dos marcadores do blog; no caso vou usar nossos templates:

A cada link inserido, clique em adicionar link. Para alterar a ordem em que eles irão aparecer, mexa nas setinhas azuis, ao lado de editar e excluir.

Quando estiver a seu gosto, clique em salvar. Caso você ainda não saiba como criar um marcador, aguarde o próximo post da Coleção Primeiros Passos by Dicas Blogger.

06 Outubro 2008

Adequação lingüística, uma questão de bom senso

Escrever2
Há muito tempo se discute o que é certo e o que é errado com relação aos usos da linguagem. Usar a língua é como usar roupas, tudo é permitido desde que sejam respeitadas as convenções necessárias. Ninguém vai à praia num dia de sol usando terno, gravata ou salto alto e vestido de noite. Assim como ninguém vai para uma entrevista de emprego de biquíni, canga ou sunga e chinelos. Imagine você chegando a uma festa em que todos estão usando terno, gravata e vestido longo e só você está de jeans e camiseta. Seria o “mico” do ano. Com a linguagem acontece o mesmo. Temos vários estilos de linguagem - variantes lingüísticas - e nada é errado, desde que saibamos usá-los de acordo com as convenções sociais.
Cada comunidade tem sua própria forma de se expressar. Se pensarmos em nível nacional, cada região do país tem sua maneira de usar a língua. Um gaúcho fala diferente do mineiro, que fala diferente do paulista, que fala diferente do pernambucano, e assim por diante. A essas diferenças chamamos variantes lingüísticas. Não há uma variante melhor que a outra, todas são igualmente importantes e representativas da cultura das comunidades que as falam. Portanto, quando rimos de um caipira que fala “Nóis fizemu um bolo procê”, estamos agindo com preconceito, o preconceito lingüístico, porque julgamos nossa forma de falar superior a do outro. Portanto cada povo não só pode, como deve, preservar sua forma de se comunicar dentro de sua comunidade, pois essa fala nos representa, ela é parte determinante do que somos.
escrever Com a língua escrita a coisa não é muito diferente. Temos os vários ambientes de escrita e cada um deles é diferente do outro. Um texto jurídico é diferente de um texto acadêmico, que é diferente de um bilhete, que é diferente de um bate-papo no MSN e assim por diante. Portanto, tanto na língua falada, como na escrita, devemos respeitar algumas convenções.
Existe uma necessidade de nos fazermos entender e para isso devemos respeitar algumas regras. O uso de uma variante lingüística qualquer dentro de um ambiente que requer o uso da variante padrão pode ocasionar problemas de comunicação. Imagine você abrindo um jornal de circulação nacional e lendo a seguinte manchete: “Menino rouba o cacetinho do padeiro”. Muitos de nós nos assustaríamos com esse texto, entretanto trata-se de uma linguagem regional, para algumas comunidades cacetinho é pão. Nesse caso o que houve foi o uso inadequado da linguagem regional. Um jornal de circulação nacional exige que a notícia seja escrita em língua padrão, ou seja, aquela linguagem que é comum a todos.
internet Na internet é muito comum ocorrem erros assim. Pessoas acostumadas a usar os chats, fazem uso do internetês, linguagem criada para facilitar os diálogos, para agilizar as conversas. Não é problema algum as pessoas se utilizarem de expressões como, “vc”, “naum”, “kza”, quando estão teclando no MSN ou em qualquer outro ambiente de bate-papo, desde que o interlocutor domine a mesma linguagem. Entretanto quando essas pessoas estendem essa linguagem a outros ambientes, como fazer comentários em blogs, escrever textos em blogs, em qualquer outro site da internet, ou texto profissional ou escolar, estão cometendo o “pecado” da inadequação lingüística. Um texto que pode ser lido por milhões de pessoas deve ser escrito na língua padrão, deve respeitar as regras exigidas por essa variante para que todos se entendam. É importante que conheçamos a língua padrão para que possamos nos comunicar com todos e mostrarmos conhecimento e domínio do nosso idioma. Ninguém consegue um bom emprego se escrever um currículo cheio de abreviações e erros ortográficos. Imagine alguém enviar um currículo escrito “Ispecialista em makinas de flucho”. O profissional pode ser o melhor especialista da área, mas dificilmente irá conseguir uma boa colocação no mercado de trabalho, pois demonstra um péssimo conhecimento lingüístico.
A internet é hoje um dos meios que temos para conhecer as pessoas e suas capacidades. Através de um texto escrito por alguém no ambiente virtual podemos avaliar sua formação e seus conhecimentos. Saber transitar por várias variantes lingüísticas e adequá-las ao ambiente correto é uma amostra da capacidade intelectual e também profissional do autor do texto. Por isso devemos cuidar da nossa linguagem, como cuidamos do nosso visual, caso contrário nossos textos se tornarão o “mico da net”.
nane     Elaine Cristina Carvalho Duarte é formada em Letras pela Universidade Federal de Minas Gerais  e mestre em Literatura pela Universidade de Brasília. Tem 34 anos de idade, é natural de Itajubá, Minas Gerais e reside, atualmente, na Noruega.

15 Setembro 2008

Bê-a-Blog- o seu passaporte para a Blogosfera!

b_a_blog
Hoje quero convidá-los a conhecer o mais recente projeto da Nospheratt, autora do Blosque, um dos melhores blogs, na categoria metablog*, que eu conheço.
Ela teve a paciência e o desprendimento de criar uma cartilha ensinando o bê-a-bá da arte de blogar. É altamente recomendável que todos leiam. Ali, está tudo que um blogueiro iniciante precisa saber e que os veteranos não devem (jamais) se esquecer. Vai desde a escolha do nome até às formas de monetização.
São 120 dicas, divididas em 8 seções:
1 - Começando a Blogar
2 - Design e Visual
3 - Conteúdo
4 - Comportamento
5 - Divulgação
6 - Networking
7 - Monetização
8 - Miscelânea
Leiam os post completo aqui e façam o download do arquivo!
Bê-a-Blog - Download Grátis

Sem Título-1
Alguns poderão argumentar que ninguém é dono da verdade. Concordo plenamente, mas conformem-se então em ter um blog lido apenas por seus parentes e amigos. Esta cartilha, nossas dicas e dos demais autores de blogs de ajuda são o passaporte para você entrar na Blogosfera! E não digam que não avisei!
passaporte2 cópia

*Metablog-categoria que define os blogs que falam de blogs

25 Maio 2008

A importância do Template

MW77811 
Nesta semana, o primeiro bloguista brasileiro, Carlos Cardoso, resolveu (finalmente) trocar o template ( ou tema, no Wordpress) do seu Contraditorium. Essa simples alteração gerou 62 comentários e um feedback do autor.
Acompanho os blogs do Cardoso e aprecio seu modo de escrever, sendo ele um dos meus blogueiros favoritos. A mudança no layout do seu blog mais famoso causou uma agitação nos leitores, porque, digamos, não ficou legal. Inteligentemente, o Cardoso voltou (rapidamente) ao modelo anterior, para nossa alegria.
Eu já escrevi muitas vezes aqui e falei em entrevistas o que penso de blogs com templates feios e layouts desorganizados: olho, lamento e fecho. Se tiver música, nem olho.
Um Carlos Cardoso pode até se dar ao luxo de ter o template do jeito que ele bem entender. Ele tem o dom da escrita. Utiliza este dom a seu favor e por isso é respeitado e admirado na Blogosfera. Eu iria ao seu blog mesmo que fosse em html puro, no melhor estilo anos 90.
Já nós, pobres mortais, precisamos  nos preocupar sim com o modelo dos nossos blogs, se queremos visibilidade. Não estou dizendo que o conteúdo não é importante, pelo contrário. Mas um visual organizado e agradável ajuda muito.
Design é uma forma de arte, mas também de comunicação. Não existe apenas para embelezar e sim para conversar. A percepção visual é instântanea, ao contrário da verbal, onde é necessário a "decodificação" simbólica. Um texto, por exemplo, tem que ser lido antes de ser ou não apreciado. Já uma imagem, não. E a primeira impressão é a que fica.
A linguagem visual tem a velocidade adequada para um mundo tão acelerado e é interessante sabermos utilizá-la. 
Eu recebo muitos pedidos por email de análise de blogs. Infelizmente, não disponho de tempo para atender a maioria deles.  A fim de auxiliar os novos blogueiros, ávidos por um espaço na Umbigosfera, resolvi publicar algumas dicas sobre o tema. Tem um pouco do meu gosto pessoal, mas muito mais do que aprendi até aqui, seja visitando outros blogs, seja nos podcasts ou mesmo em artigos alheios.
Aí estão:
  1. Faça com que o visitante se sinta em casa. Gosto é algo muito particular, mas podemos tentar entrar em um consenso. Um template limpo, claro, sem muitas cores trará a impressão de limpeza e organização. Dá vontade de ficar e ler o que o autor tem a  dizer. Ofereça um ambiente aconchegante para os olhos, bonito, agradável. Evite templates com resoluções acima de 1024 x 768 ou abaixo de 800 X 600. A maioria dos internautas utilizam essa faixa. Na dúvida, verifique no Google Analytics qual a resolução mais usada pelos leitores do seu blog. 
  2. Uma vez pronto o visual, pense na usabilidade. Coloque-se no lugar do leitor. Quando visitamos um blog pela primeira vez, estamos em busca de alguma coisa. Facilite, colocando na sidebar os marcadores, os artigos recentes e o arquivo do blog. Jamais deixe de usar um campo de busca se seu blog já tem muitos posts. Lembre que o AdSense oferece esse serviço com o adicional de te pagar pelos cliques nos anúncios dos resultados. Um "about me" vai bem também. Eu sou curiosa e adoro conhecer o autor de um blog. 
  3. Evite gifs animados. Eles pertubam a visualização do conteúdo. Sugiro uma página específica para inserir os banners dos blogs amigos/parceiros. 
  4. Escreva um texto de boas vindas ou uma pequena introdução sobre seu blog; isso possibilita que o novo leitor se localize. 
  5. Nunca, jamais e em hipótese alguma coloque um widget com música tocando. Muitas pessoas já estão ouvindo sua própria música ou estão navegando no trabalho. Quer mostrar o que você gosta de ouvir? Utilize serviços como a Last FM
  6. Ofereça seus Feeds de forma discreta, porém visível. Faça com que os ícones combinem com as cores do layout.
  7. Se seu blog já tem muitos posts, crie um atalho para uma página contendo os artigos que você considera mais relevantes. Pode ser um link ou mesmo um pequeno banner. 
  8. Para quem utiliza anúncios do AdSense ou de outros serviços afiliados, capriche. Teste várias vezes antes de publicar. Esse teste pode ser feito no próprio site do AdSense ou em um blog para este fim. Eu mantenho uma página de testes para meus 03 blogs. É importante para a rentabilidade destacar os anúncios, mas sempre tentando fazer com que a combinação de cores não atrapalhe o visual da página. 
  9. O modelo de template que eu (eu disse eu) gosto mais é aquele com duas barras laterias à direita e uma acima destas. Centraliza os elementos de página. Não gosto de modelos com aquela sidebar looooonga, que nos obriga a ficar usando a barra de rolagem. Me parece cansativo. Mas se o modelo do seu blog só tem uma sidebar, economize nos widgets. No atual template do Dicas Blogger resolvi inovar colocando uma barra no rodapé (footer) do template, deixando assim somente o essencial nas sidebars. 
  10. Quanto a colocar as estatísticas de um blog na sidebar, eu recomendo. Para o leitor paraquedista, não fará grande diferença. Mas se for um leitor blogueiro, ele saberá distinguir um blog por seu PageRank ou por sua colocação no BlogBlogs ou Technorati. Lembrando que é sempre de bom tom aguardar números mais significativos para mostrar aos visitantes.

Não existe uma receita de sucesso, mas sim caminhos que levam a ele.
Uma das maravilhas da internet é a possibilidade de compartilharmos informações.
Disponham sempre do Dicas Blogger.
E uma boa semana!

24 Maio 2008

Backup do template e dos widgets

Antes de realizar qualquer edição no html do seu template, é altamente recomendável fazer um backup. Vá em “layout”,”editar html” e clique em “salvar modelo completo”
image
Se algo sair errado, bastará fazer o upload deste arquivo que você salvou.
Outro problema muito comum aos novatos e absolutamente inesquecível é que, após a troca de template, muitos dos widgets serão perdidos. Para evitar esta desgraça este transtorno, podemos nos utilizar de dois métodos:
  • fazer uma cópia de todos os códigos no Word
  • fazer uma cópia de todos os códigos em um blog de testes
Eu uso a segunda opção, até porque é uma boa forma de visualizar os widgets no novo template, antes de alterá-lo definitivamente.

31 Agosto 2007

Criar Botão



Divulgar seu Blog é importante.
Por isto a maioria dos Blogs tem um banner ou um pequeno botão e os blogueiros saem pela blogosfera trocando parcerias.
Para criar um botão clique aqui
Depois faça o upload dele no site ImageShack
Para colocá-lo em seu blog utilize esta ferramenta:
Caixinha Link-Me
Para colocar no Blogger é só adicionar como elemento de página, em html/javascript.
Podemos também criar um banner no Photoshop ou outro editor de imagens e seguir as mesmas instruções acima.

Elementos de Página

Agora a parte que eu mais gosto!
Os elementos de página, também chamados de Widgets, são ítens que melhora a interação com o usuário e deixa também seu blog mais bonito e funcional.
A quantidade de elementos de página, varia de template para template.
No Blogger já existem vários elementos que podem ser adicionados ao seu blog.
Basta clicar em modelo>elementos da página>adicionar um elemento de página


E na web podemos encontrar outros ainda mais legais.
Depois é só ir arrastando -os com o mouse e vendo o resultado na opção visualizar.




Utilize a AJUDA DO BLOGGER para saber mais detalhes.
Aqui no Dicas Blogger você encontrará diversas opções nos links WIDGETS e CÓDIGOS/SCRIPTS.
Basta copiar os códigos que desejar e colar em "html/javascript".

Templates/Modelos

Post atualizado em maio de 2009
O Template nada mais é do que o modelo, o layout de um blog. Existem os modelos tradicionais, oferecidos pelo próprio Blogger, e que podem ser mudados com um simples clique. A desvantagem é que eles não são muito bonitos e são pouco funcionais.

Além dos tradicionais, existem os templates criados pelos próprios usuários. São, na maioria das vezes, mais profissionais e repleto de funções interessantes.
Aqui no Dicas Blogger você encontrará lindos modelos e com a vantagem de já virem com diversos hacks instalados, ente eles: artigos relacionados, retirada da navbar, posts resumidos, a nova caixa de comentários, caixa de busca e muito mais.
Para mudar o seu template no blogspot entre em layout, editar html, clique em arquivo e escolha o modelo que você salvou, fazendo o upload a seguir. Saiba mais clicando aqui.
Templates do Dicas Blogger
Para mudar o seu template no blogspot entre em layout, editar html, clique em arquivo e escolha o modelo que você salvou, fazendo o upload a seguir. Saiba mais clicando aqui.

Ao efetuar uma troca por um template que não é do Blogger, você irá perder a maioria dos widgets. Recomendo que você salve todos os códigos no Word ou no Bloco de Notas.
Se você está começando a blogar agora, conheça a série Primeiros Passos e o nosso FAQ.


Como criar um blog



Palavras do próprio Blogger:

O blog é um diário pessoal. Uma tribuna diária. Um espaço interativo. Um local para discussões políticas. Um canal com as últimas notícias. Um conjunto de links. Suas idéias. Mensagens para o mundo. O seu blog pode ter a forma que você quiser. Há milhões de blogs, de todos os tamanhos e formatos. Na verdade, não há regras.
Dito de forma simples, o blog é um site onde você está sempre escrevendo coisas. As novidades aparecem na parte de cima, para que os visitantes vejam. Em seguida, os visitantes fazem comentários sobre a novidade, acrescentam um link ou enviam emails. Ou não.
Desde o lançamento do Blogger, em 1999, os blogs redesenharam a Web, dinamizaram a política, sacudiram a imprensa e deram voz a milhões de pessoas.
Antes de mais nada quem deseja montar um Blog deve fazer um cadastro no Blogger/Blogspot. É muito simples e para quem já tem uma conta no Google basta utilizá-la.
Acesse nossa coleção Primeiros Passos, com todas as dicas que um iniciante precisa saber, bem como este slide onde ensinamos, passo a passo, como criar um blog no Blogger.

Seja bem-vindo!
ost atualizado em novembro de 2009

Nenhum comentário:

Postar um comentário