sábado, 25 de setembro de 2010

Criado cabo de fibra ótica que transmite 30 Terabits por segundo

Os laboratórios R&D da KDDI em conjunto com o Instituto Nacional de Informação e Comunicação do Japão, anunciaram ontem o mais avançado cabo de fibra ótica do mundo. Segundo a companhia, o novo cabo é capaz de transmitir 30 terabits de dado por segundo, uma velocidade 10 vezes maior do que as do cabos atuais que transmitem 3 terabits.
Para se ter uma idéia da velocidade, com esse cabo seria possível baixar 720 DVD de 2 horas cada em apenas 1 segundo. Não, eu não errei as contas, é isso mesmo. E é claro que depois de pensar na possibilidade de ter essa velocidade no meu computador eu também estou entrando em depressão. É melhor nem pensar nisso.

Os pesquisadores também informaram que será possível transmitir dados em uma distância de 240Km, e que esperam que ela seja comercializada em 2012. Um dos primeiros compradores deve ser o Japão, que pretende investir US$ 210 milhões para ter todas suas cidade conectadas pelo novo cabo.
Obviamente, o uso desses cabos está longe, muito, muito e muito longe de chegar para os consumidores domésticos, mas é uma boa pedida para os órgãos governamentais e seria excelente se fosse usado para conectar todo o sistema e banco de dados das nossas Polícias (Militar, Civil e Federal) por todo o Brasil, por exemplo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário