sábado, 19 de fevereiro de 2011

Crie paisagens lindas usando o photoshop


Dani Dixon explica como combinar duas fotos para produzir uma fotomontagem impressionante



Uma paisagem dramática é uma imagem com grande impacto visual. Ela deve atrair o espectador para dentro dela. Porém, é bem difícil capturar uma imagem assim. Certos retoques no Photoshop são necessários para que uma imagem mais ou menos fique excelente. Tente levar os retoques um passo além e resultados fantásticos podem aparecer.

  Nossa imagem inicial é bonita, mas as cores precisam ser reforçadas; além disso, um novo céu, com mais cor e presença, transformaria esta foto mediana em uma maravilha. Um céu diferente pode alterar completamente uma foto; você pode escolher um clima tempestuoso ou um ocaso relaxante. Um bom jeito de dar mais impacto a uma foto é definir sua atmosfera. Não deixe que o clima arruíne uma sessão de fotos; use uma foto de seu acervo pessoal ou de um banco de imagens para criar um resultado de sonho.

Basta seguir o tutorial como é mostrado, mas depois de dominar a técnica, passe a combinar suas próprias imagens, colando elementos de várias fotos para produzir verdadeiras obras-primas.

Neste tutorial, não apenas vamos mostrar como apagar e substituir elementos de uma foto, mas também a usar máscaras eficazmente para ocultar e mesclar, técnica essa usada em incontáveis projetos no Photoshop. Falamos de correções de cor rápidas em camadas individuais e na imagem inteira, além de ótimas técnicas de acabamento que você talvez não conheça.

Comece abrindo a imagem original e o céu substituto no Photoshop. Duplique a camada da foto inicial, arrastando-a para o ícone Create New Layer na base da paleta Layers. Então... siga os passos:
 


1 Isole o céu

precisamos selecionar a área do céu que será substituída. aqui, usamos a ferramenta pen, mas tente com o Magnetic lasso se preferir. se usar a pen, crie um path e, na paleta paths, clique na setinha preta à direita e selecione save path.

2 O céu se foi

Segure Cmd/Ctrl e clique na miniatura de saved paths para criar uma seleção ativa. Vá à paleta layers e, na seleção duplicada, adicione uma máscara, que fica na base da paleta layers. se o céu tiver desaparecido, pressione Cmd/Ctrl + i para inverter a máscara.

3 Preencha a tela preta

Arraste o céu substituto para o canvas e pressione Cmd/Ctrl + t para transformar o tamanho da imagem. segure shift ao arrastar uma alça do canto para fora, para preservar as proporções do céu. Na paleta layers, o novo céu deve estar sob a camada duplicada.

4 Combinando as camadas

Para que o novo céu fique bem na imagem, vá a edit>transform>Flip horizontal. Corte a tela se necessário; não estique demais o novo céu. Vá a Filter>Blur>Box Blur e ponha um desfoque de 2 pixels para que a nova camada não fique muito dura.

5 ordem das camadas

Duplique a camada do céu; mova-a para o alto da pilha. dê edit>transform>Flip Vertical, selecione a ferramenta Marquee e desenhe sobre o céu invertido. adicione uma máscara e o céu ficará por trás. Mova esta camada para o alto para que ela pareça um reflexo.

6 Mais realismo

Ajuste o Blend Mode da camada invertida para soft light. Na máscara da camada, selecione a ferramenta gradient com Foreground/Background ajustado para Black/White. desenhe uma linha até a metade da tela, do canto inferior esquerdo até o superior direito.
 


7 Mais profundidade

Com o reflexo bem mesclado ao mar original, crie uma nova camada no alto da pilha. selecione um azul escuro, um pincel suave grande ajustado para Multiply  e 20% de opacidade na barra de ferramentas superior. pinte na base e no topo da imagem.

8 Faxina

Com um pincel suave pequeno a 70% e cores de primeiro plano e plano de fundo ajustadas para preto e branco, remova as bordas visíveis na máscara do céu invertido. deixe o reflexo na areia e no mar. Mescle assim todas as camadas, usando máscaras para limpá-las.

9 Esfume o mar

Pegue a ferramenta smudge a 30%. arraste partes do céu refletido para que ele pareça se mover com o mar. Vá a image>adjustment>levels e enriqueça os tons movendo os deslizantes. No menu pop-up selecione Yellow, depois Magenta, e trabalhe nessas cores.

10 Luz do sol

  Duplique a camada original. Na versão de cima, use levels para realçar os tons de forma dramática. Com um pincel grande suave a 100% e cores definidas como preto/branco, pinte para remover certas áreas, deixando o centro com o sol mais brilhante.

11 Estoure o sol

Selecione a ferramenta Burn, ajustada para highlights, 20%. Na camada original mais escura, pinte sobre o topo iluminado dos prédios para escurecê-los nos lugares em que o sol não bateria. depois de corrigir os tons, crie uma nova camada vazia no alto da pilha.

12 Mais ousado e brilhante

Selecione um laranja brilhante e a ferramenta gradient. Na barra superior selecione Foreground>transparent, reflected gradient, Multiply e 50% opacity. desenhe uma pequena linha vertical no centro. ajuste a mesclagem da camada para overlay.

13 Correção de cores

Selecione uma ferramenta eraser grande e suave, com opacidade baixa. apague as bordas do novo horizonte para que as cores fiquem centralizadas. Na base da paleta layers, selecione uma camada de ajuste de levels. escolha Cyan no menu pop-up e mova o controle deslizante central para a direita, reduzindo o nível de ciano.


Finalização


Os edifícios ainda parecem meio duros contra o novo céu; devemos suavizá-los um pouco. Selecione a ferramenta Blur e, na camada original, pinte sobre a parte de cima dos prédios. Depois clique na máscara da camada e selecione a ferramenta Smudge. Com um pincel pequeno, esfregue pequenas áreas das árvores para que a borda fique menos marcada.


Obs.: Infelizmente não temos os arquivos editávies utilizados neste tutorial.
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário