domingo, 27 de fevereiro de 2011

swift3d eflash.objetocom rastro


Abrir o Swift 3D e criar novo documento
 
O primeiro passo é abrir o Swift 3D.
Para criar um novo documento fazer File > New (ou Ctrl+N).
Na caixa de diálogo "New File Wizard" escolher Create a new empty Swift 3D document.
 
 
Criar o Objecto
Depois de criar um novo documento é necessário escolher o objecto que pretendemos utilizar na animação.
Para este tutorial vamo usar o caractér Asterisco (*)
Clicar no ícone text situado na toolbar principal ou fazer Edit > Create > text.
Aparece por defeito a palavra "Text".
A janela do programa deve ter este aspecto:
 
 
Seleccionar o texto clicando sobre ele ou escolher a opção "Text" situada na janela das propriedades do objecto colocada no lado esquerdo.
Escolher a fonte "Wingdings 2", pressionar no ícone dos caracteres, escolher um asterisco e carregar em "Apply".
 
Redimensionar o Objecto:
 
Seleccionar o asterisco. No menu do lado esquerdo escolher a opção "Sizing".
Width: 2.000
Height: 2.000
Depth: 0.08
 
 
Atribuir cor
Vamos agora dar cor ao nosso símbolo, na verdade em programas 3D não se fala em cor mas sim em materiais, portanto vamos alterar o material.
Seleccionar a opção "Material" nas opções do objecto. Os atributos relativos ao material são exibidos.
Nota: As cores de cada atributo definem-se arrastando da caixa das opções das cores para a esfera abaixo dos atributos do material.
Colocar as seguintes cores:
"Glossy Light Blue " para o atributo "All faces",
"Glossy Dark Orange " para "All bevels"
"Glossy Light Grey" para "All Edges"
Clicar no botão "Apply"
 
Animação
Vamos agora criar a animação, ou melhor escolher das animações pré-definidas do Swift 3d aquela que mais nos agrada. Para tal basta escolher o botão "Show Animations" no mesmo painel dos materiais.
 
 
Escolher a animação "Left 135 Degree Spin" e arrastar a animação para cima do objecto.
Depois de aplicada a animação no símbolo a timeline é alterada, uma série de frames são preenchidas com a animação tal como mostra a imagem abaixo.
A partir de agora é necessário muita atenção para a posição da marca vermelha.
 
 
 
Página:  

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Testar e Publicar
Para testar o filme carregar no "play" situado debaixo do nome das layers . Certificar que nenhuma aresta toca nas extremidades da área de trabalho enquanto faz a rotação.
Depois da animação estar como desejado só é necessário publicar o trabalho em formato swf.
Fazer File > Export.
A partir deste momento o programa vai fazer o render de cada frame, o que poderá levar algum tempo dependendo da velocidade do processador.
 
 
Importar para o Flash
O passo seguinte é importar o Swf para o flash.
Abrir um novo documento do Flash.
Modify > Movie e definir as dimensões para 400px por 350px
Criar um novo symbol (Ctrl+F8), com o nome de asterisco e atribuir-lhe o beahvior "MovieClip".
Agora, na 1.ª frame, fazer File > Import e escolher o ficheiro criado com o Swift. Após importação aparece uma mensagem na área de trabalho, eliminar a frame que contém esta mensagem (Swift 3D Message: Delete this frame and save as a .FLA file.) clicar com o botão direito em cima da 1º frame e escolher "Remove Frames"), após isto o aspecto da área de trabalho do Flash deverá ser algo como isto:
 
Criar e Editar Layers Voltar à "Scene1".
Criar 6 layers em branco na timeline principal. Arrastar o MovieClip "Asterisco" da "Library" ("Ctrl+L") para a Layer 2 (devem existir 7 Layers, 6 criados por nós e uma já existente)
Alinhar o Movie Clip ao centro da área de trabalho.
Depois deste passo é necessário alterar o "alpha" do símbolo.
Com o botão direito do rato sobre o símbolo escolher Window > Panels > Effect. Aplicar o efeito "Alpha" em 20%.
 
Copiar o símbolo ("Ctrl+C").
Fazer Paste in Place" (Ctrl + Shift + V) em todas as frames acima da Layer 2
Seleccionar a layer 7 e alterar o Alpha do asterisco para 100% (apenas neste layer).
Neste momento parece só existir um símbolo pois estão rigorosamente alinhados, é extremamente importante que estejam alinhados.
Na Layer 2 deslocar a Keyframe para a frame 2, na Layer 3 deslocar a Keyframe para a frame 3 e assim sucessivamente até à 6.ª Layer.
Agora na frame 11 de cada Layer vamos criar uma frame em branco, bastando para isso seleccionar a Layer ir até à frame 11 e pressionar (F5).
Só nos falta na frame 11 da Layer 1 inserir um "stop" para que o nosso filme não faça loop.
O aspecto deverá ser este:

 

 
Por fim e para realçar o efeito vamos aplicar a cor preta ao background.
Modify > Movie > Background Color > #000000
O filme está pronto!!

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