sábado, 12 de março de 2011

acess.bd.jullibattist

Parte 1

 
Objetivo:
O objetivo deste tutorial é de ensinar você a criar um banco de dados para  biblioteca, que sera de uso pessoal, para isso iremos utilizar o  Access que é um programa para criar banco de dados, mas que nos posibilita a criar algumas outras funções como formulários, através do mesmo para a criação deste aplicativo iremos aprender a criar tabelas, fazer consultas e criar formulários e muito mais, iremos começar a estudar as etapas para se criar um banco de dados depois iremos criar tabelas e definir o nomes dos campos.

Pré-requisito:
Para você poder acompanhar o desenvolvimento deste tutorial, será necessário ter conhecimento no mínimo do “Curso Básico Básico de Informática”.

Para começar a desenvolver um banco de dados é preciso analisar algumas etapas necessárias para que o mesmo possa ser criado e funcione de forma correta, as etapas são as seguintes:

- Identificação das tarefas;
- Fazer um fluxograma das tarefas;
- Identificação dos elementos dos dados;
- Organização de dados;
- Interface grafica;
- Elaboração aplicativo;
- Testar;

Vou apenas dar uma rapida explicação sobre cada uma dessas etapas para que você possa compreende-las, já que iremos seguir cada algumas delas,tendo envista que o aplicativo que iremos desenvolver é bem simples,mas de grande utilidade.

- Identificação das Tarefas:

Quase sempre quando vamos desenvolver um aplicativo temos uma idéia do que o mesmo faça, por  exemplo, neste sistema de biblioteca, iremos criar um fomulário que vai nos mostrar os nomes dos livros, este é um exemplo do que já estamos definindo para o aplicativo. Aqui sempre empregamos um tempo que iremos aproveitar de uma forma muito objetiva, e também definiremos as principais tarefas que nosso aplicativo desenvolva.

- Fazer um fluxograma das tarefas:

Aqui nesta parte devemos dividir as tarefas principais em grupos principais e depois colocar dentro destes grupos as tarefas que realmente precisam ser realizadas.Com isso vai facilitar em muito o desenvolvimento do banco de dados.

- Indentificação dos Elementos dos Dados:

Após desenvolvermos as listas das tarefas, esta pode ser considerada uma das etapas mais importantes, onde nesta devemos relacionas os dados de cada tarefa e as modificações que irão ser realizadas nos dados.

- Organização dos Dados:

Depois que acabamos estas etapas anteriores, devemos organizar os dados quase sempre pelo assunto e distribuir os mesmos nas tabelas e consultas do banco de dados.

Interface Grafica:

Após definirmos as estruturas das tabelas necessárias podemos elaborar os formulários, ma começarmos ter uma idéia de como ira ficar oaplicativo visualmente.

-Eleboração do Aplicativo:

Nesta parte começamos a elaboração do aplicativo para desenvolver todas as tarefas definadas nas etapas anteriores, como elaborar menus, botões entre outros:

- Testar:

Na medida em que vamos terminando o desenvolvimento de alguma parte do aplicatico começar a testar, para ver o seu funcionamento para testarmos o fluxo do programa.

Agora vamos começar analisar o nosso aplicativo que vai ser uma biblioteca simples de uso pessoal, então, iremos definir o que este aplicativo vai  posibilitar a realizar.

A principio o mesmo vai posibilitar duas funções principais, as quais serão: Cadastrar e Pesquisar  Livros, dentro desta duas funções iremos dividir o nosso aplicativo em subfunções,  ou seja, começaremos a definir quais tabelas devem ser criadas e quais campos podemos utilizar em cada uma delas.

Vamos começar a pensar da seguinte forma, teremos que criar uma tabela, na qual iremos dar o nome de “LIVROS”  para cadastrar os livros e definir os nomes dos campos.

Os nomes dos campos que utilizaremos  referente ao cadastro do livros serão os seguintes:

Codigo do Livro,  Titulo do livro, Nome do Autor, Nome da Editora, Data Lançamento, Assunto e Resumo

Mas, iremos preencher os campos assunto, autor e editora de forma relacionada, ou seja, vamos criar para cada um desses campos uma tabela. Com isso vai facilitar a entrada de dados, da seguinte forma:

Sem a criação dessas tabelas toda a vez que divermos que dar entrada com registros, teriamos que preencher os digitar os registros.

Com a criação da tabelas utilizaremos uma função do access chamada referência, sendo assim, iremos escrever apenas quando tivermos que cadastrar o assunto, autor e editora pela primeira vez, ou quando os nomes destes campos não estiverem cadastrados nas tabelas, não se preocupe, quando começarmos a desenvolver o aplicativo na prática você ira entender melhor esta parte.

Sendo assim, vamos criar as tabelas com os seguintes nomes:

Assunto;
Autor;
Editora;
Livros;

Agora vamos definir para cada tabela  os nomes dos campos:

Tabela Assunto:
Codigo assunto, assunto

Tabela Autor:
Codigo autor, nome

Tabela Editora:
Codigo autor, editora

Tabela Livros:
Codigo livro, titulo, autor, editora, editora, data, assunto, resumo.

Agora irei ensinar como criar cada uma dessas tabelas, primeiramente crie uma pasta com o nome biblioteca dentro da pasta meus documentos do seu computador, depois abra o  access e crie um novo banco de dados em branco e salve o mesmos com o nome de “biblioteca” .

Iremos criar as tabelas utilizando o modo estrutura, vamos começar pela tabela assunto, para isso ao clicar  sobre o modo estrura vai aparecer uma janela onde devemos inserir os nomes dos campos e definir as formtações dos mesmos, acompanhe os procedimentos través das telas baixos:

Tela 001 (Clique sobre o modulo estrutura)

Tela 002

Obs: Na tela acima você deve digitar os nomes dos campos e tipos de campos conforme é mostrado na tela abaixo ,  depois  você deve clicar em salvar, dê o nome para esta tabela assuntos, clique em ok, será perguntado se você deseja criar chaves primarias clique em sim.

Tela 003 (Insira o nome da tabela)

Tela 004 (Clique em sim para criar a chave primaria)

Feito isso será criada a primeira tabela:

Tela 005 (Foi criada a chave primaria)

Tela 006 (Tabela Criada)

Agora para a criação das demais tabelas pasta fazer o mesmo procedimentos, irei mostrar como devem ficar cada um das tabelas que faltam ser criadas:

Tabela Autor:

Tela 007

Tabela Editora:

Tela 008

Tabela Livros:
Codigo livro, titulo, autor, editora, editora, data, assunto, resumo.

Tela 009

Conclusão


Ensinei sobre as etapas que devem ser seguidas para a elaboração de um banco de dados, e tambem como criar as tabelas e a definir os nomes dos campos para as mesmas,. Sendo que a primeira tabela assuntos ensinei a criar passo a passo, e as demais mostrei através das tela como as mesma deveriam ficar, tudo de uma forma simples e objetiva, na próxima parte do tutorial daremos continuidade no desenvolvimento deste aplicativo. Bons estudos e até a próxima parte.

Nenhum comentário:

Postar um comentário