sexta-feira, 25 de março de 2011

bolo leve de chocolate

Bolo Leve de Chocolate

Hoje, voltei pra casa com uma idéia fixa: Quero um bolo de chocolate feito em casa…
A primeira coisa que fiz, assim que cheguei em casa foi dar uma pesquisada nos meus diversos livros, pra saber qual bolo fazer. O bom de ter livros é que os acho mais confiáveis que a internet e também são mais rápidos. Encontramos as receitas rapidinho, e tendo uma boa biblioteca, ainda dá pra comparar umas 2 ou 3 receitas.
Bolo de Chocolate Leve com Calda
A receita foi tirada de um livro que comprei na Feira de Antiguidades do Bixiga. É um mega-tomo de receitas da Pillsbury, chamado de The Complete Book of Baking. E apesar de ser da Pillsbury (famosa empresa americana que vende bolos de caixinha, massa de torta congelada, e “tubinhos” de cookies, para serem fatiados e assados), as receitas aqui contidas são todas muito caseirinhas, partindo sempre do zero. Nada de preparados prontos, comprados no mercado. O bolo sai da mistura de farinha, ovos, manteiga e açúcar!
E escolhi essa receita específica por 3 principais motivos: 1 – Não tenho batedeira em casa, então, tinha que ser algo que pudesse ser feito em um multi-processador (a batedeira também funciona perfeitamente bem, nessa receita); 2 – Eu tinha pouca manteiga, e alguns outros ingredientes, então, tinha que ser feito só com coisas que estivessem bem à mão; 3 – Tenho sido um cozinheiro beeeeeem preguiçoso, então,  nada de ficar picando e derretendo chocolate… Teria que ser com cacau em pó.
O resultado disso é um bolo surpreendentemente leve, saboroso, e, acima de tudo, com pouca gordura. fica ótimo para se tomar com um chá ou chocolate quente… E a cobertura de chocolate é mais um extra do que realmente necessário. As próxima fatias vou comer sem cobertura, mesmo!
Bolo de Chocolate Leve na Assadeira
Bolo Leve de Chocolate
Rende uma assadeira de 20×30cm
1 3/4 de xícara de Farinha de Trigo
1/2 xícara de Cacau em Pó (Chocolate em pó é aceito. Achocolatado, NUNCA!!!*)
1 1/4 de colher de chá de Bicarbonato de Sódio
1/2 colher de chá de Sal
1 1/4 de xícara de Açúcar
100g de Manteiga,  à temp. ambiente
1 colher de chá de extrato de baunilha
4 Claras de Ovo
1 colher de sopa de Suco de Limão
1 xícara de Leite
Pré-aqueça o forno a 150ºC. Unte uma assadeira retangular de 20×30 cm.
Numa tigela grande, peneire a farinha, o cacau em pó, o bicarbonato de sódio e o sal. Misture bem. Num copo grande, misture o suco do limão e o leite. Se você tiver, pode usar Buttermilk, que é um subproduto do processo de fazer manteiga, e é parente do leite, mas com teor ácido.
Se estiver usando um processador, faça tudo no copo do processador, usando a lâmina de plástico. Se estiver usando a batedeira, é melhor usar uma com suporte, pra facilitar a adição de ingredientes.
Comece misturando a manteiga e o açúcar,  e batendo até que fique fofa e aerada. Deverá ficar mais esbranquiçada e os grãos de açúcar devem deixar de serem sentidos. Adicione as claras (sim, isso mesmo! Nada de claras em neve, aqui!), e o extrato de baunilha. Bata bem, até incorporar.
Agora, adicione 1/3 da mistura de farinha e cacau, bata um pouco. Adicione metade do leite. Bata mais um pouco. Adicione mais 1/3 da mistura de farinha. Bata mais um pouco. A segunda metade do leite. Bater… E por fim, o último 1/3 da farinha, e bater mais um poquinho até terminar de incorporar.
Transfira toda a massa para a assadeira untada, e asse por 25 a 30 minutos. O bolo estará pronto quando parecer seco na superfície, quando um palito de dente inserido saia seco, quando as bordas estiverem se soltando das laterais e quando vc puder “pressionar” bem de leve o topo do bolo e você sentí-lo bem elástico e macio! Aguarde10 minutos, antes de desenformá-lo.
Corte em fatias e sirva num chá-da-tarde!
*Só pra explicar porque fui tão enfático sobre achocolatados. Eles possuem pouco teor de cacau, e muitíssimo mais açúcar (mais de 95% da composição). Por causa desse desbalanceamento, a receita teria que ser alterada, para que não fique doce demais, e pouco chocolatenta.
Pedaço de bolo de chocolate

Nenhum comentário:

Postar um comentário