quarta-feira, 31 de agosto de 2011

pos backup.nova midia indestrutivel

M-Disc, o novo disco óptico que armazena dados para sempre!

quinta-feira, 11 de agosto de 2011
(…) embora eu costume dizer que para sempre é tempo demais, a Millenniata e a LG estão criando um novo formato de mídia, o M-Disc. Trata-se de um disco óptico praticamente indestrutível, que é constituído de um material que teria as mesmas características minerais de uma rocha, de acordo com o site El País.
Mdisk Armazena Dados para-sempre 01

O objetivo de desenvolver uma mídia “indestrutível” é justamente superar a principal desvantagem de DVDs e CDs normais, uma vez que com o tempo os dados tornam-se corrompidos e inutilizam o disco.

As desenvolvedoras afirmam que o disco pode ser mergulhado em nitrogênio líquido e depois em água fervente, sem que os dados gravados nele sejam afetados. Teste este que um DVD ou CD não suportaria. Segundo o site IDG Now, a resistência do produto foi comprovada por meio de um estudo do Departamento de Defesa dos EUA (DoD).

O M-Disc está sendo desenvolvido de maneira a ser compatível com os leitores atuais (DVD, CD, Blu-Ray), necessitando apenas de uma atualização de firmware. Entretanto, para realizar a gravação no disco, será necessário um equipamento específico. A capacidade de armazenamento é a mesma de um DVD, mas poderá chegar a de um disco Blu-Ray, de acordo com o fabricante.
Mdisk Armazena dados para sempre 02
A comercialização do M-Disc deverá iniciar por volta de Outubro de 2011, e o preço estimado é de US$ 3,00. O slogan do Millenniata é: Write once, read forever, que em português significa: Grave uma vez, leia para sempre! … (mas ainda acho que para sempre é tempo demais …)

Confira o Vídeo

Poderá também gostar de:

Nenhum comentário:

Postar um comentário