quinta-feira, 29 de novembro de 2012

como comem os americanos

Perdido na Terra do Fast Food - o que come o americano?

 
Deliciosas Panquecas de café da manhã
Eu confesso que estou cansado de ouvir dos meus amigos a seguinte pergunta: “E aí? Anda comendo muito hamburger?” Sei que essa é uma idéia que nós brasileiros temos com respeito aos norte americanos. Eu mesmo quando morava no Brasil achava que o americano gostava muito de hamburger, mas nunca achei que eles comessem somente isso. Claro que um bom hamburger é muito apreciado nos Estados Unidos. McDonald’s e Burger King estão aí para provar que os americanos gostam do sanduíche, embora essas empresas não sejam um bom exemplo do típico hambúrguer americano. Se quiser experimentar um hambúrguer parecido com os daqui vá ao Fifties no Brasil.

“Então se não é hamburger, dever ser comida enlatada”. Errou novamente. Embora os corredores de enlatados nos supermercados daqui sejam gigantes, quase 3 vezes o espaço reservado para frutas e legumes, os enlatados também não são a preferência do povo americano. O que então esse povo come Meu Deus? Uma porção de coisas.

Depois de um ano vivendo aqui e freqüentando a casa de muitos americanos percebi o seguinte: Os americanos gostam de coisas prontas, rápidas de preparar. "Uma inteira geração de americanos não sabe sequer fazer um arroz" disse-me uma americana. Compra-se pronto, semi-pronto ou instantâneo. Picar e torrar a cebola, cozinhar o arroz por 20 minutos...O quê, ficou louco?

No supermercado encontra-se tudo o que quiser pronto ou semi-pronto. Uma pessoa não precisaria cozinhar nunca. Bolos, tortas, qualquer comida vende pronta no supermercado. Dentro de latas existem coisas que você nunca imaginaria como por exemplo recheio para torta. Compra-se a massa pronta também. Daí é só montar, por o recheio e mandar para o forno. Pode até dizer que foi você quem fez! Mas o gosto de produto industrializado te trai.


Massas para torta já cozida. É parecida com a massa da famosa tortinha de
morango que tem no Brasil, parece feita de biscoitos.
Sopa enlatada Campbell. Sei que é do mal, mas é muito boa...

Couve refogada em lata.
Dei risada quando vi ovos mexidos em caixas longa vida iguais às do leite, acredita? E ainda tem opções com temperos diferentes. Percebe-se também que americano adora coisa pronta quando você faz um bolo ou torta em casa. Você vira objeto de admiração da grande maioria. Como se tivesse feito algo extraordinariamente difícil assim como faziam as “avós” deles no passado. Todo mundo comenta e te “parabeniza”. E eu pensando...what the hell? O que esse povo tem na cabeça? Mas cultura é cultura, não se discute nem se discrimina.
Ovos mexidos em embalagens longa vida - "O cúmulo da preguiça", disse
meu amigo americano.
Na festa de encerramento da empresa do meu amigo resolvi fazer meu famosíssimo pudim de chocolate com nozes. Das 15 sobremesas, ele e mais uma torta eram as únicas feitas “from scratch”(feita em casa, feita desde o princípio...). Todas as outras 13 foram compradas no supermercado. A notícia espalhou-se rapidamente e assim que o pudim foi partido, desapareceu... Nem pude provar porque não sobrou nada. Uma senhora veio me avisar “The flan is gone...” (O pudim se foi...). E detalhe: Ninguém pediu a receita. Por que? Por que eles não pretendem fazê-lo em casa! :)
Essa é a massa para torta pronta que vai no forno...

...é só colocar o recheio de cerejas e pôr para assar...



...e fica assim. Comprei a massa e o recheio...ficou boa, mas com gosto de
industrializado. Prefiro a que eu fiz "from scratch"
Se usar só a massa e fazer você mesmo o recheio fica ótimo!
Todas as vezes que fui jantar em casa de americanos, em quase todas elas, batatas assadas são servidas. Quase todas as refeições tem batatas assadas. É o “arroz” deles. Também salada de verduras que saem de pacotes e legumes cozidos saídos de uma lata. Uma carne assada e temperada geralmente com sal também é servida. Às vezes um ‘macarone cheese’, famoso aqui nos EUA. Mas também já fui à casa de uma americana que cozinhou tudo ela mesma, fez o molho da lazanha, cozinhou a pasta uma por uma, montou, assou etc. Tudo estava delicioso! Mas isso é bem difícil. Mesmo o molho de tomates que a Louise faz aqui em casa ela tira da lata, põe sal e coloca sobre o macarrão. Claro que fica horrível. Já me ofereci para fazer o meu molho toda vez.
Presunto grelhado,  milho verde, purê de mandica e batatas gratinadas, muito
bom nos dias de frio que estamos agora!

Jantar típico aqui da casa. Carne assada, milho verde, cogumelos, vagem cozida
e batatas assadas. Delícia!

No Thanksgiving, feriado americano, o forno estava cheio de coisas assando. Todas compradas no supermercado e colocadas ao forno. Nada foi feito em casa a não ser a  Blueberry Pie que eu fiz. As outras 4 tortas, Pumpkin pie (torta de abóbora), lemon pie (torta de limão), Apple pie (torta de maçã), coconut custard (torta de côco), foram todas compradas no supermercado. Estavam deliciosas por sinal.


Tudo no forno foi comprado no supermercado para o almoço do Thanksgiving.

É claro que existem aqueles que sobrevivem de fast food. Primeiro por causa do preço que é muito barato, segundo por causa da facilidade e rapidez de adquirir e comer e em último lugar por causa do paladar. Mas são poucos os que fazem isso. Propaganda contra é o que não falta.

Na minha opinião a população em geral está bem conscientizada com os perigos da alimentação que por décadas os americanos eram fascinados. Na TV propagandas sobre produtos para emagrecer aparecem a cada 20 minutos e vêm-se muitas pessoas obesas nas ruas. Muito mais que no Brasil. Se você não sabe, ¼ da população americana é obesa. Mesmo onde a comida é saudável como por exemplo aqui na casa, o problema é a quantidade. A quantidade que se come é demais na minha opinião. Isso você pode perceber no tamanho dos pratos nos restaurantes. Dificilmente eu termino os meus...


O Nutrisystem entrega a comida em casa!
Uma coisa que eu adoro aqui é a Crockpot. Uma panela que liga na tomada. Você pega um pedaço de carne, pode ser o mais duro que encontrar. Coloca água na panela, tempero, cebolas, legumes, sal, alho e liga na tomada. Vai trabalhar e essa panela fica ligada o dia inteiro, 8 horas aproximadamente. A carne sai de dentro da panela mais macia que cupim, derrete na boca. Eles me explicaram que é pelo longo tempo de cozimento. A panela não ferve a água, não queima nada e gasta o mesmo que uma lâmpada. Incrível...Faz-se um purê de batatas e come-se com os legumes e a carne. Uma delícia.


A comida americana do dia a dia, essa que se come nas casas dos americanos é simples, sem muito tempero, rápida de fazer, quase sempre com Black pepper (pimenta preta). Às vezes somente com sal. Muito diferente de todos os temperos que os brasileiros estão acostumados. Mas é claro que tem gente que aprecia boa culinária, que sabe cozinhar bem. Vê-se isso no Food Network, um canal só sobre comida. Eu nem assisto porque dá vontade de comer tudo que aparece. Os programas apresentam chefs e as receitas são muito boas. Claro que se existe esse canal aqui, é evidente que tem gente que cozinha em casa e cozinha bem. Mas a quantidade de comida pronta nos supermercado não mente. Uma grande parcela compra pronto ou semi-pronto.

Eu gosto muito das receitas típicas americanas. Estou descobrindo um novo mundo da culinária que foge da portuguesa, italiana e brasileira. Por conta de experimentar muitas receitas (e comer também!), acabei por ganhar 4 kg que está sendo um sufoco tirar... Você pode ver algumas das receitas típicas americanas neste site aqui. O blog da Joy também tem um monte de coisa boa! Hummmm

Finalizando o assunto, mesmo porque já estou morrendo de fome, muita coisa boa existe na culinária americana. Cupcakes, pies, muffins, cookies, cinnamon rolls, panquecas, nossa a lista vai longe. Enquanto não volto aos meus 58 kg estou passando longe dessas coisas. Mas semana que vem tem um feriado!? Tinha esquecido... Ótimo motivo para fazer uma sobremesa americana...desta vez vou tentar um cheesecake de chocolate! hummm :-)

Quem tá na chuva é pra se molhar. Comprei a massa pronta para panquecas
e blueberries. Comprei essa da foto que vem no plástico. É só adicionar
água, chacoalhar bem e colocar na máquina de waffles. Coloca-se as
blueberries em cima e depois mel. Café da manhá vai ser D+  :-)
Pra quem pensa que americano só come hambúrguer com batatas fritas, veja abaixo exemplos de receitas americanas que o mundo todo aprecia.


Blueberry Muffins

Cheesecake de limão com nozes

Beef Wellington - Aquele que você vê no Hell's Kitchen

Cinnamon rolls

Baked potatoes


Cupcakes!

Blueberry pancakes - nossa essa é demais!
Meu café da manhã de amanhã  hummmm

Ps. Todas as fotos (excetos as minhas) foram extraídas do MyBrainStormCenter, site para download de fotos sem direitos autorais.

38 comentários:

  1. Huuuuuuuuuuuuum, que post deliciioso, minha barriga está roncando de fome.

    Faz algumas semanas que conheci seu blog, muitooo bom, li quase todos os posts, sempre informativos e interessantes. Cara, acho que é o melhor blog sobre a vida de um brasileiro no Eua. Você conta tudo, e tudo que temos curiosidades.

    Cupcake é muitoo bom, panqueca eu faço sempre, mas não é do estilo americano, é mais fininha, mas é boa tbm.


    sucesso...
    Responder
  2. E ai meu kridow, blza????
    Meu, preciso dizer que é sensacional acompanhar seu blog e suas histórias hilárias sobre a cultura americana.
    Tenho uma amiga morando em Virgina e as reclamações dela sobre comida são praticamente essas, comida enlatada, falta de tempero... Hehehe, pra quem nasce com uma cultura como a nossa onde costuma-se usar de todo tipo de tempero pra cozinhar um feijão, com ctza abrir mão disso morando fora é uma das coisas mais dificeis. Imagina, deixar de comer um feijão com bacon e calabresa!!! Hain!!! hehehe
    Abraços,
    www.portodaavida.wordpress.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário