sábado, 10 de novembro de 2012

Pintando um rosto com Aquarela Digital no Corel ® Painter ™ IX

Pintando um rosto com Aquarela Digital no Corel ® Painter ™ IX 
por Don Seegmiller 

A marca registrada do pintor sempre foi a sua capacidade de emular meios tradicionais da pintura em um ambiente digital. Escovas do programa aquarela proporcionaram alguns dos melhores exemplos disso. A boa notícia para aqueles de vocês que amava estas escovas no passado é que eles estão de volta e melhor do que nunca no Corel ® Painter ™ IX.
Se você ama o olhar de aquarelas tradicionais, você vai ser feliz com as escovas aguarela digital, bem como vários recursos adicionais, esta última versão do Corel Painter. Aqui estão as melhorias mais significativas:
  • Suas aquarelas digitais ficar molhado entre as sessões de pintura. Nos velhos tempos, você não poderia fechar uma pintura e abri-lo novamente, mantendo uma camada de aquarela molhado. Agora você pode fazer isso no Corel Painter IX. Trabalhando com pincéis aguarela digital é semelhante a encontrar sua pintura em aquarela tradicional ainda molhado depois de o deixar no sol para o dia. O que um ótimo recurso!
  • O comportamento de traços de aquarela permanece dinamicamente ajustável. Isto significa que quando você mudar as opções da barra Fringe Molhado, os traços que você pintadas são atualizados de acordo com as novas configurações. Esteja ciente, porém, que isso só funciona se o controle deslizante Difusão está definido para zero (0).Se o seu controle deslizante Difusão está definido para qualquer outro valor, o curso não é atualizado, e você vai precisar usar o comando Desfazer. Esta nova funcionalidade permite que você experimentar com o olhar de toda a pintura.
Neste tutorial, vou pintar o rosto, usando as novas e melhoradas escovas Aquarela Digital no Corel Painter IX.
Antes de iniciar o tutorial, observe as seguintes orientações importantes para o uso das escovas aguarela digital em Corel Painter IX:
  • Tal como acontece com aquarelas tradicionais, o melhor é trabalhar a partir de cores claras para cores mais escuras.
  • Criar um conjunto de cores para usar com estas escovas. Cores em um conjunto de cores atuam como contraparte digital das poças de cor em uma paleta de aquarela tradicional.
  • Use cores que são muito mais leves do que você quer finalmente eles apareçam. Como cores Você camada, eles tornam-se progressivamente mais escuras.
  • Usar camadas múltiplas. Não apenas você pode pintar com pincéis aguarela digital em camadas individuais e manter tanto o Wet Fringe e as configurações de difusão, mas você pode manipular a opacidade e alterar o método de composição das camadas.
  • Se você pintar em uma camada, faça uso generoso do recurso Aquarela Digital seco (Ctrl + Shift + L). Secar a fase sempre que você está feliz com o seu progresso. Antes de secar a camada, certifique-se de salvar a imagem no caso de você decidir que você não gosta de mudanças posteriores. Em seguida, use o novo Iterativo Salve recurso no Corel Painter IX para salvar novamente a imagem. Este recurso permite o luxo de recuperar uma versão anterior a qualquer momento.
  • Finalmente, não se esqueça de usar todos os recursos aguarela digital que não estariam disponíveis com as ferramentas tradicionais e meios de comunicação - em particular, a capacidade de apagar.
Vamos começar a pintar a nossa imagem. Nesta pintura especial, nós fazemos todo o trabalho sobre a camada de lona e fazer uso freqüente do recurso Aquarela Digital seco e salva múltipla. (Embora nem todas as imagens são mostradas neste tutorial, 40 versões diferentes da imagem foram salvos.)
  1. Como com pintura em aquarela tradicional, eu faço o esboço inicial com um lápis. Neste caso, porém, eu uso uma variante da categoria Lápis no Corel Painter IX, e eu esboçar na tela. Eu criar uma nova paleta personalizada contendo todas as escovas aguarela digital vou usar: Água Simples, Eraser Wet Gentle, pincel seco, e giz variável. (Eu uso de giz variável para alguns retoques no final do processo de pintura.) Eu também criar um conjunto de novas cores, contendo todas as cores a serem usadas nesta pintura. A Figura 1 mostra o layout do Corel Painter IX com o esboço, paleta personalizada, e cor conjunto apresentado. Observe na figura como a luz as cores são no conjunto.Começo com cores claras, porque eles vão escurecer como a imagem é em camadas. Finalmente, selecione o da cor de água textura de papel Pad.

    Figura 1

  2. Use o pincel seco e com o pincel de água simples para a maioria dos trabalhos nesta pintura. Definir a escova de água simples para um tamanho de cerca de 50 pixels. Usando cores do conjunto de cores, bloquear alguns blues para o fundo. Lembre-se que quando a pintura em aquarela, que pretende construir camadas finas de tinta transparente para finalmente produzir cores escuras e rica. A Figura 2 mostra algumas das cores de fundo pintadas.

    Figura 2

  3. Seleccionar uma das cores de pele, e através de pintar toda a figura, incluindo o cabelo, tal como mostrado na Figura 3. Secar a fase, e salve o arquivo usando Iterativo Salvar. Deste ponto em diante, você deve secar a camada Aquarela Digital e salvar a imagem para cada etapa.

    Figura 3

  4. Usando a mesma cor de carne como no passo 3, começam a camada das cores ligeiramente para começar a separar os domínios de valores diferentes na cara. Você pode ver o sombreamento sutil na testa e ao redor dos olhos. Escolha uma cor rosada a partir do conjunto de cores e adicionar esta cor às bochechas, orelhas e sob o queixo, como mostrado na Figura 4.

    Figura 4

  5. Selecione uma das cores mais escuras, e começar a pintar o cabelo escuro e as áreas sombreadas da pele (ver Figura 5). Note que eu não fazem nenhum esforço para se misturar qualquer das bordas. Como na pintura tradicional, eu permitir que as pinceladas para ficar como pintado.

    Figura 5

  6. A comutação entre as cores, continuam a escurecer áreas que são necessários para construir a forma da figura (ver Figura 6). Observe as violetas e azuis sutis que apresento na pele para ajudar a unificar o fundo e elementos de primeiro plano.

    Figura 6

  7. Mudar para o pincel seco, escurecer ainda mais as obscuridades dos olhos e cabelos. Observe os vermelhos ricos eu construir nas bochechas. Como você pode ver, eu não faço nenhuma tentativa de cobrir o esboço a lápis original ou misturar as cores. Todas estas cores são construídos usando apenas as cores no conjunto de camadas de cor e simplesmente uma pancada sobre o outro. Um recurso interessante do pincel seco é que ele interage sutilmente com o grão do papel. A Figura 7 mostra um close-up do rosto em que o esboço e alguns da textura do papel são visíveis.

    Figura 7

  8. Usando o pincel seco, pintar cor adicional para o fundo (ver Figura 8).Note que não são apenas os azuis e violetas sendo usados, mas que as cores reais carne também são pintados nas áreas ao redor do rosto. Isso ajuda a unificar o esquema de cores, como eu fiz em uma etapa anterior, adicionando blues em tons de pele.

    Figura 8

  9. Enquanto você continuar a trabalhar no rosto, observar que o fundo é muito leve demais. Use as cores mais escuras da cor definida para escurecer o fundo (ver Figura 9).

    Figura 9

  10. Note-se que depois de duas ou três camadas de cor, o fundo se aproxima de uma faixa de valores que ajuda o brilho figura (ver Figura 10). Eu ainda estou tentando o máximo possível para manter a aparência de aquarela tradicional. As áreas mais claras na face, peito, ombro e são onde a menor quantidade de cor foi aplicado.

    Figura 10

  11. Alternando entre escovas e, gradualmente, fazendo com que o tamanho do pincel menor, começar a adicionar alguns detalhes sobre as características do cabelo e facial. Especificamente, eu fazer algum trabalho no nariz, olhos e linha da boca (ver Figura 11).

    Figura 11

  12. Utilizando uma escova grande a seco de cerca de 70 pixels de tamanho, aplicar vários esmaltes de luz de cores de pele sobre a imagem inteira. Isso dá uma profundidade e uma riqueza para toda a imagem, que foi um pouco lavadas e sem contraste. A pintura é prestes a terminar neste momento. Como com aquarela tradicional, deixo esta pintura relativamente leve e arejado (ver Figura 12).

    Figura 12

  13. Mude para o pincel Chalk variável, e usar esse pincel para adicionar de volta para o rosto de um par de destaques aqui e ali que foram abordados no processo de aquarela. Este passo é o equivalente digital de usar um frisket em aquarela, pintura ou de volta para a pintura com uma tinta opaca. Eu uso essa escova especificamente porque ele reage bem com a textura do papel selecionado. Destaques Figura 13 mostra adicionado de volta dos olhos, lábios, queixo, cantos do nariz, e os cantos dos olhos. Se você tiver problemas para ver os traços reais, isso é bom, porque esse realce pretende ser virtualmente indetectável pelo espectador.

    Figura 13

  14. Adicionar uma textura sutil clicando Efeitos menu> Superfície de Controle> Aplicar textura da superfície. Embora o processo de pintura está agora concluída, esta etapa último aumenta a sensação de uma aquarela pintada tradicionalmente. A Figura 14 mostra o resultado e a pintura final.

    Figura 14

Espero que este breve tutorial mostrando como eu uso os pincéis Aquarela Digital inspira a dar essas ferramentas maravilhosas um try. Com um pouco de prática, você vai ser capaz de criar pinturas que imitam de perto os efeitos que você pode conseguir com aquarelas tradicionais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário