terça-feira, 12 de fevereiro de 2013

Biscoito integral de canela

Biscoito integral de canela

11 de janeiro de 2013 14 Comentários por Maria
biscoito integral de canela Esses biscoitos são muito saborosos, ficam meio “puxa-puxa” por dentro e acompanham divinamente um café.
Fazer biscoitos pode ser uma verdadeira chatice pois, em geral, é uma atividade cujo rendimento não corresponde à quantidade de trabalho que demanda. Eu algumas vezes me arrependi no meio do caminho. Mas, por outro lado, e dependendo do dia, pode ser também uma bela terapia, sobretudo quando moldamos cada biscoitinho pensando na pessoa que irá recebê-los depois de assados. Pois é, por aqui biscoito caseiro costuma ser sinônimo de presente.
Mas ainda existe um terceiro caso: quando o fazer biscoito vira recreção e envolve a criançada numa atividade lúdica, perfeita para um dia chuvoso. Com a grande vantagem de depois se deliciarem com biscoitos que, além de integrais, são frutos de suas próprias mãozinhas.
biscoito integral de canela
Vi essa receita no Pitadinha, blog querido da Juliana que – por falar em crianças – está prestes a trazer mais uma cria ao mundo. Vamos então já dar as boas-vindas ao Daniel, que chegará a este mundo cercado pelo amor dos pais e da Fernanda, uma fofurinha que ele terá para chamar de irmã. E para a Ju, deixo aqui um muito obrigada por mais esta deliciosa receita e por toda a doçura que espalha por esta rede afora. <3 p=""> Ingredientes
1 ovo
50 ml óleo de canola ou girassol
¾ xícara de açúcar mascavo fina
1 xícara de farinha de trigo integral fina
½ colher de chá de fermento (para bolo)
1 ¼ colher de chá de canela
opcional: 1 ½ colher de chá de cacau em pó
Modo de fazer
Preaqueça o forno em 200°C.
Junte todos os ingredientes numa vasilha e combine-os com uma colher. Termine misturando com as mãos até que a massa se torne homogênea.
Modele os biscoitos – com duas colheres de chá, ou enrolando com as mãos como um brigadeiro e depois achatando-os em formato de discos com cerca de 0,5 cm – e transfira-os para uma assadeira revestida com papel manteiga.
Leve ao forno preaquecido por cerca de 10 minutos ou até que estejam firmes nas bordas.
Retire do forno e transfira o papel manteiga com os biscoitos para uma grade. Aguarde esfriarem por completo sobre a grade.
Depois de frios, armazene os biscoitos num pote hermético.
Dica: fiz essa receita usando formatos pequeninos – para servir com café – e maiores , uns mais gordinhos e outros mais chatinhos. Para o meu gosto eles ficam melhores quando mais finos ou menores.

Nenhum comentário:

Postar um comentário