sábado, 16 de fevereiro de 2013

Como criar uma máquina virtual com o VirtualBox

Como criar uma máquina virtual com o VirtualBox

Por Ultra Downloads em 28.05.2012 10h18
0
RSS
Já quis testar um novo sistema operacional e não sabia como? Ou quis utilizar um software que só funciona em uma outra plataforma e não quer abandonar o Windows? As máquinas virtuais resolvem estes e muitos outros problemas, e neste tutorial o Canaltech te explica como criar uma.
Neste exemplo utilizamos o VirtualBox, software gratuito de virtualização originalmente desenvolvido pela Sun Microsystems e hoje mantida pela Oracle Corporation. Confira!

Parte 1 - Criação do disco virtual

Depois de instalado, abra o VirtualBox e clique em "Novo" para iniciar o processo de criação.
1 - Tela inicial do VirtualBox
Agora é a hora de descrever a sua máquina virtual, entrando com um nome para identificá-la e selecionando as opções de "Sistema Operacional" e "Versão" mais próximas quanto possível para que o programa selecione as melhores opções nas próximas etapas.
2 - Nova Máquina Virtual
Ao alocar uma determinada quantidade de memória, lembre-se de que essa mesma quantidade não estará mais disponível para o Windows enquanto a máquina virtual estiver ligada. Se for instalar uma versão do Linux, 512 MB já é suficiente. Para uma versão do Windows 7, tente utilizar pelo menos 1 GB.
3 - Quantidade de memória
Nessa etapa o programa pede que se crie um novo disco virtual, que será visto como um arquivo para o sistema, mas será o tamanho que a nova máquina virtual terá disponível.
4 - Criação do novo disco virtual
Na escolha do formato, deixe o padrão do programa (VDI - VirtualBox Disk Image), pois os outros são utilizados para finalidades específicas.
5 - Tipo de disco
Na seção detalhes de disco, a opção "Dinamicamente alocado" vai ocupando espaço conforme a demanda até chegar ao limite que será escolhido na próxima tela (8 GB, no caso), economizando espaço em disco. No "Tamanho Fixo", um disco virtual do tamanho especificado é criado de uma vez só.
6 - Fixamente alocado
Agora crie um disco do tamanho que achar que preencherá suas necessidades. Em nosso exemplo escolhemos 8 GB.
7 - Tamanho do disco
A próxima janela mostra apenas um sumário das configurações escolhidas. Se tudo estiver certo, basta clicar em "Criar".
8 - Sumário
Agora a máquina virtual está criada, mostrada com o status "Desligada". Basta selecioná-la e clicar em "Iniciar" para ligá-la.
9 - Máquina virtual criada

Parte 2 - Escolha da imagem do sistema operacional

Ao iniciar a máquina virtual pela primeira vez, o "Assistente de Primeira Execução" aparecerá para selecionar qual sistema operacional deverá ser iniciado.
10 - Assistente de primeira execução
Agora clique no ícone na forma de pasta com uma seta verde para cima para abrir o Windows Explorer e selecionar o arquivo.
11 - Selecionar mídia
Agora selecione a imagem do sistema operacional que deseja instalar. Em nosso exemplo, utilizamos uma imagem minimalista do Linux conhecida como TinyMe.
12 - Seleção de imagem
Agora um sumário final é mostrado com todos os detalhes do arquivo e dando algumas informações importantes.
13 - Sumário final
E pronto! A máquina virtual está preparada para entrar em processo de boot e ser instalada.
14 - Boot
A grande vantagem das máquinas virtuais é que é possível criar quantas delas forem necessárias com diferentes perfis de hardware e inclusive rodar várias simultaneamente. Nos próximos tutoriais mostraremos como achar o perfil ideal para cada sistema e como habilitar todos os recursos disponíveis.
Conseguiu realizar todos os passos? Qual máquina virtual pretende instalar?

Comentários

Leia a Seguir

Matéria completa: http://canaltech.com.br/tutorial/software/Como-criar-uma-maquina-virtual-com-o-VirtualBox/#ixzz2L7NyzGqo
O conteúdo do Canaltech é protegido sob a licença Creative Commons (CC BY-NC-ND). Você pode reproduzi-lo, desde que insira créditos COM O LINK para o conteúdo original e não faça uso comercial de nossa produção.

Nenhum comentário:

Postar um comentário