sábado, 16 de fevereiro de 2013

COMO USAR O TUMBRL

Como usar o Tumblr

Por Redação em 10.10.2012 08h25 - atualizado em 11.10.2012 15h03
1
RSS
tumblr
O Tumblr (pronuncia-se 'tâmbler') é um site que tem feito muito sucesso no mundo virtual, seja para buscar imagens inspiradoras, textos ou apenas para puro entretenimento. Com certeza você já ouviu falar a respeito dele, mas sabe como usar o Tumblr?
Resumidamente, o Tumblr é uma plataforma gratuita de microblogging com diversas funcionalidades típicas das redes sociais, principalmente a interação com outros usuários e sites - Wordpress, Blogger, Livejournal, Facebook e Twitter. O Tumblr permite a criação de posts de maneira rápida e simples, mas sem deixar o visual atraente – e geralmente minimalista – de lado.
O foco dessa rede social/microblogging é o conteúdo. Os usuários podem postar facilmente fotos, textos, citações, links, conversas, música ou vídeo. Além disso, é possível 'reblogar' algo postado por outro usuário, assim como no Twitter, ou favoritar o conteúdo desejado.
Para deixar o Tumblr com a sua cara, é possível customizá-lo com temas fornecidos pelo próprio site, utilizar códigos HTML disponibilizados na internet ou, se você entender um pouco da linguagem, criar o seu próprio layout.

Como usar o Tumblr?

É muito simples criar a sua própria conta. Basta entrar na página inicial do site, clicar em 'Inscreva-se', e preencher os dados solicitados: seu endereço de e-mail, a senha desejada e o nome do usuário que quer utilizar em seu endereço do Tumblr (ex: http://nomedousuario.tumblr.com).
Logo que finalizar essa etapa, você receberá um e-mail de confirmação. Basta conferir a caixa de entrada do e-mail fornecido na etapa anterior. Assim que você logar no Tumblr, será redirecionado para o painel de controle do seu microblog, o chamado Dashboard, representado no topo da tela pelo símbolo de uma casinha.
Como fazer um Tumblr
A partir do Dashboard você poderá postar o conteúdo que desejar, clicando apenas em cima do tipo de post que deseja fazer: texto, foto, citação, link, música ou vídeo.  Todos esses ícones ficam dispostos no topo da página, acima do conteúdo postado por pessoas que você segue, ou os mais populares do momento.
Tumblr
Logo acima dessas opções, ao lado do ícone do Dashboard, existe o desenho de uma carta, onde é possível trocar mensagens particulares com outros usuários do site. Já o ícone com o ponto de interrogação é a área de ajuda, que tira diversas dúvidas a respeito do serviço.

Customizando seu Tumblr

Clicando no símbolo da engrenagem, você terá acesso às suas configurações. Na aba 'Conta', você poderá alterar sua senha, excluir sua página, e até mesmo trocar o idioma para português. Já em 'Painel', é possível alterar as configurações do local onde as pessoas verão o conteúdo postado por você.
Em 'E-mail' você poderá escolher quais notificações deseja receber em sua caixa de entrada. Já na aba 'Aplicativos', você pode gerenciar as aplicações que vier a inserir em sua página.
Por fim, uma aba que leva o nome do seu Tumblr irá permitir diversas configurações extras, como alterar ou inserir uma foto em seu avatar, o nome da URL, tema, programar postagens, integrar o conteúdo postado com o Facebook e Twitter etc. É tudo muito intuitivo, ainda mais com a configuração definida para o Português.
Configurações Tumblr
Para alterar o layout do seu Tumblr, basta clicar no botão 'Personalizar', logo abaixo da opção 'Tema', conforme podemos visualizar na imagem acima. Cada um dos temas do Tumblr possui sua própria característica. Alguns incluem cores, gráficos, fontes, widgets (Twitter, Flickr, Seguidores do Tumblr, etc.), comentários, Google Analytics e muito mais.
Temas para o Tumblr
O Tumblr é uma ferramenta muito interessante e gostosa de se usar. Com toda sua simplicidade e variedade de opções, ele nos permite interagir e demonstrar nossos pensamentos de maneira criativa e rápida.
Agora que você já sabe como usar o Tumblr, por que não criar o seu?

Matéria completa: http://canaltech.com.br/tutorial/tumblr/Como-usar-o-Tumblr/#ixzz2L7Qsweu0
O conteúdo do Canaltech é protegido sob a licença Creative Commons (CC BY-NC-ND). Você pode reproduzi-lo, desde que insira créditos COM O LINK para o conteúdo original e não faça uso comercial de nossa produção.

Nenhum comentário:

Postar um comentário