terça-feira, 5 de fevereiro de 2013

Material de Pintura em Tela para Iniciantes

Material de Pintura em Tela para Iniciantes
Esse artigo faz parte da série Passo a Passo da Pintura em Tela para Iniciantes e foi desenvolvido para você que quer iniciar trabalhos em pintura em tela. Reunimos de forma prática tudo aquilo que você vai precisar para isto. FIzemos uma lista simples de materiais necessários para a pintura e falamos um pouco de cada um desses ítens.
Para iniciar seus trabalhos de pintura em tela será necessário ter:
- uma caixa ou estojo de pintor
- uma palheta
- um cavalete
- uma tela
- uma espátula
- pincéis variados
- tintas de cores variadas
- material complementar de pintura (diluentes, secantes e outros)
- material básico de desenho
- material de apoio para pintura
Conheça a utilidade de cada ítem do material indicado:
1. Caixa ou Estojo de Pintor
A caixa ou estojo de pintor é utilizada para o armazenamento ordenado do material de pintura, como espátulas, pincéis, tintas, material de desenho e outros.
2. Palheta
O pintor utiliza a palheta para depositar as tintas que serão necessárias para a pintura. É nela que são feitas as misturas de cores e aditivos de secantes ou diluentes.
3. Cavalete
O cavalete serve para manter a tela fixa em posição vertical facilitando o processo de pintura. Todos os cavaletes possuem um sistema de fixação adaptável aos diferentes tamanhos de telas.
4. Tela
A tela para pintura a óleo é revestida por um tecido encorpado, geralmente de algodão, brim ou linho, esticado em um bastidor de madeira e fixado com tachas ou grampos. Existem telas de tamanhos e formas variadas, cabendo ao artista escolher a que trará mais harmonia a sua criação.
5. Espátula
A espátula pode ser considerada um instrumento básico do pintor. Possui tamanhos e formatos diferentes, que proporcionam resultados distintos. É utilizada para mesclar as cores na palheta e para aplicar a tinta à tela. Para os iniciantes indicamos uma espátula de pontas aredondadas e formato mais simples.
6. Pincéis
O pincel é a principal ferramenta do pintor. Com o pincel se mesclam as cores e se pinta sobre a tela. Os pincéis mais utilizados para pintura em tela são os de cerdas. No mercado se encontram vários tipos de pincéis: pincel em forma de leque, pincel plano, pincel redondo e pincel língua-de-gato.
7. Tintas
As tintas a óleo geralmente são fabricadas em tubos de 15, 20 e 60ml. Para iniciantes o ideal é comprar um tubo branco de 60ml e as outras cores os tubos menores. Existem cerca de 70 cores distintas que são divulgadas internacionalmente com seus nomes próprios. No entanto, o artista pode extrair de sua própria palheta uma infinidade de outras cores, tonalidades e efeitos, através da mistura e da mescla de cores existentes no mercado.
8. Material complementar
Indicamos como material complementar alguns que são importantes para o acabamento e a qualidade de seu trabalho como diluentes, vernizes e secantes. Os diluentes mais conhecidos são o óleo de linhaça e a terebentina e são indispensáveis para a pintura a óleo. O verniz serve para dar mais brilho para a tinta e o óleo de linhaça mais flexibilidade. Para acelerar o processo de secagem existem os secantes líquidos, médium secante e secante de cobalto. E para a limpeza dos pincéis, aguarráz ou querosene.
9. Material básico de desenho
O material básico de desenho depende do gosto e da habilidade de cada artista. Alguns utilizam carvão e desenham direto na tela de pintura, riscando a tela e marcando as sombras. Os menos habilidosos com desenho utilizam papel vegetal ou sulfite para retirar o risco, carbono amarelo, vermelho ou verde (nunca o roxo) para transferir o risco para a tela, lápis 6B para riscar e borracha branca para dar acabamento. No próximo artigo apresentaremos com maiores detalhes como transferir o risco para a tela de desenho utilizando o material indicado.
10. Material de apoio para pintura
Jornais velhos, papéis absorventes e trapos de algodão são alguns dos materiais indispensáveis utilizados pelo pintor na conservação e limpeza de seus utensílios.

É isso aí! Agora é pegar a lista e buscar lojas que te ofereçam um material de qualidade e por um bom preço. Tome cuidado, pois esses materiais costumam ser caros. Não exite em fazer orçamentos em diversas lojas antes de fazer a compra de seus materiais.
O próximo artigo será postado no dia 13 de dezembro e trará dicas de como preparar a sua tela de pintura.
Fique logado!
Carlos DhruArtista Plástico

Nenhum comentário:

Postar um comentário