quarta-feira, 4 de setembro de 2013

COMO FAZER UMA ANIMAÇÃO SIMPLES


Para criarmos uma animação simples, devemos primeiramente nos preocupar com alguns materiais que vão nos ajudar nessa empreitada.
Um desses materiais e talves o mais simples de todos é o lápis e a lapiseira. Além disso devemos ter uma caixa de luz para realizarmos os desenhos que serão animados. Quem não tem condições de comprar uma, pode facilmente fazê-la. Veja abaixo o processo de construção.Você pode ainda ver o processo de construção com mais detalhes na CACEMA ARTE onde postei como construir uma mesa dessas.
Desenhando na mesa:
A mesa comprada vem com uma régua de três pinos para o encaixe das folhas, porém, podemos facilmente fabricar uma régua caseira com um furador de dois pinos e dois pinos feitos com qualquer material, desde que tenham o diâmetro exatamente igual ao dos furos. Quando tiver os pinos prontos, fure uma tira de papel cartão ou de acetato e encaixe os pinos por baixo prendendo com fita adesiva ou uma cola qualquer.
O papel deve ser no formato A5, ou seja, o papel A4 cortado ao meio. Corte e fure as folhas sempre no sentido horizontal. Antes de começar a desenhar, trace em uma das folhas já furadas, um retangulo na proporção de 4 x 3. A medida que uso é 16cm x 12cm. Encaixe esse papel com essa referencia nos pinos e mantenha-o aí em todo o trabalho. Mas não desenhe sobre ele e sim nas folhas que viram por cima.
Coloque a régua com os pinos sobre a mesa de luz. Coloque a primeira folha sobre o enquadramento e faça seu primeiro desenho. Coloque outra folha sobre o primeiro desenho e faça o desenho seguinte.
A luz que vem sob as folhas dá a transparência necessária para que o lápis seja visto na folha de cima, criando a sequência da animação desejada.
Copie as partes que devem permanecer imóveis e modifique ligeiramente as partes que vão se mexer. Faça quantos desenhos desejar até que a sequência fique completa.
Quando toda sequência estiver pronta você pode folhear para ver parcialmente o efeito da animação. Quando tudo parecer estar correto, é hora de fortalecer os traços e levar os desenhos para dentro do computador, onde serão finalizados, mas isso é assunto para o próximo post...
Até lá...

Nenhum comentário:

Postar um comentário