terça-feira, 29 de outubro de 2013

receitas do blog cozinha coletiva bolos, tortas, etc

Madeleines

Olás, tudo bem?
Sabe quando você percebe que suas ressacas estão durando cada vez mais, e que você consegue beber cada vez menos? E que sair dois dias seguidos torna-se uma coisa impensável na sua vida? E, estranhamente, seus amigos agora te chamam para almoçar ou jantar, não mais pra tomar uma e botar o papo em dia? E quando você sai com eles, alguns levam seus filhos junto. Ou é você que vai à festinha da escola da filha de uma amiga e percebe que não dá para fumar lá dentro - e aparentemente ninguém mais fuma no mundo. Os assuntos, uma hora ou outra, acabam caindo sempre naquele 'lembra daquela vez?!', e algumas pessoas que você achava que te acompanhariam na vida passam a ser apenas  boas lembranças, enquanto outras [as vezes alguém totalmente inesperado] permanecem, firmes e fortes, ufa! 
Pois é, tudo isso são sinais da idade. E tem mais: daí seus amigos resolvem se casar, wow! E pela primeira vez toda a 'galera' estará reunida em uma festa de casamento, todos vestidos com roupa social [aquele papo de 'eu tenho meus estilo próprio' dançou] e dormindo em hotéis e não em colchonetes espalhados no meio da casa de alguém. Muita informação, né? Assusta? Ô se assusta! 
Mas no fim das contas, envelhecer tem lá seu lado bom, ainda mais se por perto estão pessoas passando pelo mesmo processo, junto com a gente, que se lembram dos mesmos bons momentos passados e que compartilham os planos dos futuros.
E essas Madeleines tem muito a ver com isso, desde que Marcel Proust registrou em 'Em Busca do Tempo Perdido' a sensação de retorno ao passado e o poder da memória gustativa desses pequenos bolinhos amanteigados e perfumados de limão. Claro que Madeleines não me traz lembranças da infância nem nada [a presença delas na minha vida é bem recente], mas já tenho duas boas memórias ligadas a elas: meus amigos que se casaram trouxeram um saco de Madeleines francesas da lua de mel, e ainda me emprestaram essa fôrma linda pra testar as versões caseiras. 
Espero que gostem!

Madeleines
[receita retirada do livro Ladurée Doces, rende 24 bolinhos]
Ingredientes:
 Raspas de 2 limões sicilianos;
3/4 de xícara mais 2 colheres de sopa [160g] de açúcar refinado;
4 ovos;
1 e 1/2 xícaras [175g] de farinha de trigo;
1 colher de sopa [10g] de fermento em pó;
180g de manteiga sem sal;
1 e 3/4 colheres de sopa [35g] de mel silvestre.
Açúcar impalpável para polvilhar [opcional].
Preparo:
A massa deve ser preparada na véspera.
Em uma tigela grande, misture as raspas do limão siciliano com o açúcar, apertando com as pontas dos dedos para liberar o sabor. Reserve.
En outro recipiente, peneire juntos a farinha e o fermento. Reserve.
Derreta a manteiga em fogo brando em uma panelinha pequena. Reserve.
Na tigela grande, bata [na batedeira ou usando um batedor de arame] o açúcar com as raspas, os ovos e o mel, até a mistura ficar com consistência de mousse. Acrescente a mistura de farinha, e incorpore bem. Por fim, junte a manteiga derretida e misture. Reserve a massa por no mínimo 12 horas na geladeira, dentro de um recipiente tampado.
No outro dia, unte a fôrma de conchas para Madeleines com manteiga amolecida, e leve à geladeira para a manteiga endurecer. Então polvilhe farinha de trigo, espalhando bem e bata para retirar o excesso.
Preaqueça o forno a 200 graus.
Preencha as conchas com massa até 3/4 da altura delas [eu utilizei um saco de confeiteiro com ponta redonda, para não fazer sujeira]. Leve ao forno por 8 a 10 minutos, até ficarem douradas e barrigudinhas.
Retire, deixe esfriar um pouco nas conchas e desenforme. Polvilhe o açúcar com uma peneira, se quiser.
Sirva as Madeleines mornas, ou deixe-as esfriar e guarde em um recipiente hermeticamente fechado.
Ah, o livro recomenda que mesmo fôrmas antiaderentes devem ser untadas e enfarinhadas.

quarta-feira, 3 de julho de 2013

Pound Cake de Cream Cheese

Olás, tudo bem?
Uma das comidas-símbolo da minha infância é bolo. Bolo simples, sem recheio ou cobertura ou sabor especial. É bolo do que? Bolo Mata-fome, como chama a minha avó. Ou Bolo de Nada, como diz a chef Heloísa Bacellar. Fato é que fosse na nossa casa ou em casa da vó ou da tia ou da tia-avó, sempre havia um bolinho branco, para no meio da tarde acompanhar a xícara de café dos adultos e o leite com Nescau das crianças. De buraco no meio ou de assadeira [a receita era a mesma, mudava só o formato], as vezes vinha acompanhado de um pote de geléia de goiaba [e a gente abria as fatias no meio e recheava com gosto, antes de comer], outras aromatizado com suco de laranja [que eu torcia o nariz, mas comia], as vezes polvilhado com açúcar e canela e as vezes sem nada mesmo, simprão. Mas estava sempre lá, cortado em quadrados, dentro de uma tupperware amarela, ou virado sobre um prato e guardado dentro do forno. 
O Pound Cake, apesar de mais elaborado e mais farto de ingredientes do que os bolos da minha infância, segue o mesmo princípio: bolo básico, que pode ser servido com quase tudo [geléias, manteiga, frutas, creme batido, sorvete, caldas] mas que vai muito bem também com nada, purinho mesmo. 
O nome Pound Cake aparentemente vem da proporção de ingredientes na receita original: 1 pound [ou libra, que é igual a 453.59 gramas] de cada [manteiga, açúcar, ovos e farinha, que é daquela com fermento]. Nessa versão [que não segue muito bem a proporção original, mas enfim], a manteiga é completada com cream cheese e o bolo ganha aromas de baunilha [use a fava ou o extrato] e raspas de casca de limão cravo, que é aquele vermelho, perfumado. Simples, mas nada simplório, né?
Espero que gostem!
Ah, essa receita dá um bolo grande, de 30cm de diâmetro com furo no meio. Mas nada impede que você faça meia receita, usando uma fôrma de bolo inglês pequena, ou faça a receita toda mesmo e congele as sobras. Se sobrarem, claro. 

Pound Cake de Cream Cheese
[receita retirada daqui, rende um bolo grande de 30cm de diâmetro e furo no meio]
Ingredientes:
3 xícaras [390g] de farinha de trigo;
1 colher de chá de fermento em pó;
1/4 da colher de chá de bicarbonato de sódio;
1/2 colher de chá de sal;
340g de manteiga sem sal, em temperatura ambiente;
230g de cream cheese, em temperatura ambiente;
2 e 3/4 xícaras [550g] de açúcar refinado;
2 e 1/2 colheres de sopa de extrato de baunilha, ou as sementes de uma fava;
Raspas da casca de 2 limões cravo [ou capeta, ou galego, ou do normal mesmo, se você não encontrar desses limões vermelhos];
6 ovos, em temperatura ambiente.
Preparo:
Unte uma fôrma de 30cm de diâmetro e buraco no meio com manteiga e polvilhe farinha de trigo. Bata a fôrma para retirar o excesso de farinha e reserve.
Preaqueça o forno a 170 graus.
Em uma tigela grande, peneire juntos a farinha, o fermento, o bicarbonato e o sal. Reserve.
Na batedeira, usando o garfo tipo 'pá' ou 'leque' [ou na mão mesmo, com uma colher de pau] bata a manteiga e o cream cheese até ficar cremoso. Adicione o açúcar aos poucos, batendo bem e raspando as laterais da tigela. Continue batendo em velocidade médio-alta por 5 minutos, até conseguir um creme claro e bem fofo. Adicione a baunilha e as raspas de limão e bata para incorporar. 
Adicione os ovos, um a um, batendo após cada adição e raspando as laterais da tigela.
Adicione a mistura de farinha, 1/3 por vez, misturando com uma colher, para incorporar.
Passe a massa para a fôrma preparada e alise a superfície com as costas de uma colher.
Leve ao forno por pelo enos 55 minutos, ou até 1 hora e 10 minutos. O meu ficou pronto em 65 minutos - faça o teste enfiando um palito de madeira bem fundo no bolo - se ele sair limpinho, o bolo está pronto.
Retire o bolo do forno e deixe esfriar na fôrma por meia hora. Então desenforme e espere esfriar completamente, se você conseguir.

quarta-feira, 16 de janeiro de 2013

Bolo de Nutella da Nigella


Olás, tudo bem?
É difícil agradar o meu irmão quando o assunto é sobremesas. Ele ama sorvete com calda e chantilly, eu gosto de sorvete de frutas, sem calda. Ele come doce de leite de colheradas, eu só provo uma pontinha de colher. Ele adora torta de limão feita com leite condensado e sem merengue, eu prefiro com curd de limão e com merengue. Por isso, é sempre um desafio cozinhar para ele [numa das tentativas, quando levei uma torta de maçã ao visitá-lo, ele deixou bem claro: gosto de sorvete, leite condensado e chocolate! A torta ficou esquecida na cozinha pra sempre]. 
Na sexta-feira passada, quando chamei meu irmão para passar o final de semana comigo, por sorte tinha chegado da Bless Importados minha arma secreta: 2 potes grandes de Nutella, que sei que ele adora. Daí ficou moleza: no domingo de manhã, enquanto ele dormia, eu acordei, preparei o bolo de Nutella da Nigella, cobri com ganache de chocolate meio amargo [amargo nem pensar, ele gosta de chocolate doce!] e, já que ele certamente ia torcer o nariz para a decoração de avelãs tostados, como a receita sugere, cobri com bolinhas crocantes de chocolate ao leite da Callebaut. Meu irmão acordou, comeu duas fatias, mais duas depois do almoço, e na hora de ir embora ainda fez questão de levar o restante do bolo, para 'comer durante a semana'. Missão cumprida com sucesso! :)



Bolo de Nutella da Nigella
[receita retirada daqui]

Ingredientes da massa:
6 claras de ovo;
1 pitada de sal;
6 gemas de ovo;
125g de manteiga sem sal em temperatura ambiente;
400g de Nutella [1 pote grande mais 1 colherada generosa];
1 colher de sopa de rum [pode ser água, se preferir];
100g de farinha de avelãs [é só bater as avelãs sem casca no liquidificador ou processador e peneirar, até ficar bem fininho];
100g de chocolate amargo derretido e frio.

Para a ganache:
125ml de creme de leite;
1 colher de sopa de rum [opcional];
125g de chocolate meio amargo picado.

Avelãs inteiras, tostadas, ou no meu caso, pérolas crocantes de chocolate ao leite Callebaut, para decorar.

Prepare o bolo:
Preaqueça o forno a 180 graus. 
Unte uma fôrma redonda de 23cm de diametro com manteiga e forre o fundo e as laterais com papel manteiga. Reserve.
Em uma tigela grande bata as claras em neve, com a pitada de sal, até obter picos moles. Reserve.
Em outra tigela bata a manteiga e a Nutella, adicione o rum, as gemas e a farinha de avelãs, batendo após cada adição, para incorporar bem.
Junte o chocolate derretido e misture. Adicione uma porção das claras em neve [algo como 1/3 das claras] e misture bem. Em seguida, adicione o restante das claras em neve e misture, com uma colher grande, delicadamente, fazendo movimentos de baixo para cima, para a massa ficar bem aerada.
Transfira a massa para a fôrma preparada, alise a superfície e leve ao forno por 40 minutos, até o bolo começar a desgrudar das laterais.
Retire do forno e deixe esfriar completamente, sobre uma gradinha.

Prepare a ganache:
Em uma panela pequena de fundo grosso coloque o chocolate, o creme de leite e o rum. Leve ao fogo baixo, mexendo de vez em quando para o chocolate derreter. Assim que o chocolate derreter, retire a panela do fogo e misture bem, até ficar uniforme e brilhante. Deixe esfriar para conseguir a consistência mais cremosa, de cobertura.

Montagem:
Depois de totalmente frio, desenforme o bolo, retire o papel manteiga e passe para o prato de servir. Cubra com a ganache e decore com avelãs inteiras, tostadas, ou pérolas de chocolate.
Sirva em temperatura ambiente.



quinta-feira, 20 de dezembro de 2012

Bolo Mary Ann de Limão

Olá, tudo bem?
As referências na internet aos bolos tipo Mary Ann não são muitas, mas trata-se de um bolo redondo, de laterais caneladas ou não, com uma cavidade na superfície que forma uma poça de cobertura, geralmente cremosa. Essa cavidade aparece graças ao formato especial da fôrma onde esses bolos são assados.
Famosas nos Estados unidos no começo do século passado, e em desuso atualmente, essas fôrmas especiais recebem diferentes nomes, conforme sua altura e a profundidade da cavidade. A Mary Ann Cake Pan [ou fôrma para bolo Mary Ann. Tem esse nome por ter sido produzida pela Mary Ann Company] geralmente é mais alta [10cm] e com uma cavidade mais funda [5cm], podendo ter as laterais caneladas ou lisas. 
A Tiara Dessert Pan [ou fôrma para bolo tipo tiara] é mais baixa, com a cavidade mais rasa e laterais caneladas, como uma fôrma de torta. Ela se popularizou nos Estados Unidos nas décadas de 70 e 80 graças a Duncan Hines, uma empresa de mistura para bolos, que vendia a fôrma e misturas especiais para se assar nela. É também chamada de Flan Pan [fôrma para flan] ou Obsttorte Pan, pois nela é preparado o Fruit Flan, ou Obsttorte, uma sobremesa de pão-de-ló fino, umedecido com licor e coberto com creme e frutas frescas em pedaços.
Eu estou falando tudo isso porque desde o Bolo de Laranja e Chocolate que publiquei aqui faz tempo, venho desejando uma fôrma dessas, mas nunca tinha visto em lojas brasileiras. Acontece que semana passada a Katia, leitora d'A Cozinha Coletiva, me mandou uma mensagem: "você já conseguiu comprar a fôrma tipo Mary Ann? Dá uma olhada na Pepper que lá tem!". E claro que não sosseguei até ter em mãos uma fôrma dessas!
E a receita que segue é meu primeiro [de muitos, com certeza] bolo feito nela. Fiz uma massa básica de bolo aromatizado com raspas de limão e cobri com Curd de Limão, bem cremoso, e algumas amoras frescas. Não fica lindo?! Já estou com várias idéias para próximos usos! Imagina um bolo de chocolate com uma piscina de Nutella em cima, ou pão-de-ló macio cheio de creme de confeiteiro e decorado com morangos inteiros?! 
Espero que gostem da receita!
A fôrma eu encontrei nesse link

Bolo Mary Ann de Limão

Ingredientes para a massa [receita original divulgada pela Duncan Hines]:
3/4 da xícara de açúcar refinado;
1/4 da xícara [50g] de manteiga em temperatura ambiente;
3 gemas;
1 e 1/4 xícaras de farinha de trigo;
2 colheres de chá de fermento em pó;
1/2 colher de chá de sal;
1/2 xícara de leite;
1 colher de sopa de raspas de limão.
Para a calda:
1/3 de xícara de açúcar;
1/3 de xícara de suco de limão.

Para o curd de limão:

Raspas de 2 limões sicilianos;
200ml de suco de limão siciliano;
1 xícara xícara de açúcar refinado;
2 ovos mais 2 gemas;
8 colheres de manteiga sem sal em temperatura ambiente.

Açúcar de confeiteiro para polvilhar;
Amoras frescas para decorar.

Prepare a massa:
Preaqueça o forno a 180 graus. Unte com manteiga e enfarinhe a fôrma para flan de 20cm de diâmetro. Reserve.
Bata bem o açúcar com a manteiga e as gemas, até formar um creme fofo e claro. Em outra tigela misture a farinha, o fermento, o sal e as raspas de limão. Peneire 1/3 da misture de farinha sobre a mistura de manteiga, mexendo bem, seguida de metade da quantidade do leite. Adicione mais 1/3 da mistura de farinha peneirada, o restante do leite e por fim o resto da farinha, mexendo bem após cada adição.
Passe a massa para a fôrma, até completar 2/3 da capacidade dela, para o bolo não esparramar quando estiver assando [se sobrar massa, você pode assar em forminhas de cupcake ou muffin]. Asse por 20 ou 25 minutos.
Retire do forno, deixe esfriar por 10 minutos e então desenforme com cuidado, sobre o prato de servir.

Prepare a calda: 
Enquanto o bolo está no forno leve o açúcar e o suco de limão ao fogo baixo, até a misturar ferver e o açúcar se dissolver  completamente.
Depois de desenformar o bolo, pincele a calda por toda a superfície da cavidade, generosamente. Deixe esfriar completamente.
Prepare o curd de limão:
Em uma panelinha de fundo grosso, ferva o suco de limão, as raspas e o açúcar em fogo baixo. Enquanto isso, em uma tigela bata os ovos e as gemas. Adicione uma parte da mistura quente de suco e açúcar à mistura de ovos, batendo sem parar. Volte tudo para a panela e cozinhe sem parar de mexer, em fogo baixo, até engrossar e cobrir as costas da colher [cerca de 5 minutos]. Deixe esfriar por 10 minutos. Adicione a manteiga, uma colherada por vez, mexendo até incorporar totalmente. 

Recheie a cavidade do bolo com o curd ainda morno. Polvilhe açúcar de confeiteiro na borda e laterais do bolo, e decore com algumas amoras frescas.
Sirva em temperatura ambiente ou gelado, se preferir o curd mais firme. 
Conserve na geladeira.

quinta-feira, 13 de dezembro de 2012

Bundt Cake de Limão e Mirtilos


Oi, tudo bem?
Semana passada eu estava com um monte de mirtilos dando sopa em casa* e, ironicamente, sem idéias para usá-los. Então parti pra troca de receitas virtual, e pedi sugestões de doces onde pudesse usá-los aos seguidores d'A Cozinha Coletiva no Facebook. Foi batata! Rapidinho recebi um monte de links para receitas, uma mais apetitosa que a outra, e meu problema mudou: agora, entre tantas idéias, era preciso escolher uma. Como sou uma pessoa muito decidida, optei por pop-tarts de mirtilos [sugestão da Cinara, do lindo Cinara's Place], depois troquei por torta de mirtilos e creme azedo [essa estava na minha lista de favoritos] e finalmente decidi: Bundt Cake de Limão e Mirtilos [obrigado, Sonia!]. 
Mas a verdade é que eu não deveria publicar essa receita. Não gostei das fotos, não tenho uma fôrma linda daquelas próprias para Bundt Cakes [oh a dica de presente de natal ;) ]  e meu glacé sempre fica mais ralo do que deveria. Mas é que ficou tão, tão, tão gostoso que não dava pra não compartilhar esse bolo com vocês! Casquinha fina e quebradiça, miolo macio, amarelinho e amanteigado e bolinhas que estouram em roxo vivo quando você passa a faca para cortar uma fatia. tem perfeição maior? 
Espero que gostem! :)

* Não, isso não acontece com frequência. Mirtilos são raros por aqui e geralmente custam caro, por isso quando aparecem frescos e com um precinho mais camarada eu compro várias caixinhas... principalmente quando isso acontece no começo do mês ;) 
Bundt Cake de Limão e Mirtilos
[receita sugerida pela Sonia, retirada daqui]

Ingredientes para a massa:
2 e 1/2 xícaras de farinha, mais 2 colheres de sopa, separado;
2 colheres de chá de fermento em pó;
1 colher de chá de sal;
1 e 1/2 xícaras de açúcar refinado;
Raspas de 1 limão siciliano;
1 xícara [200g] de manteiga em temperatura ambiente;
3 ovos, em temperatura ambiente;
1/2 colher de chá de extrato de baunilha;
3/4 de xícara de buttermilk [você pode trocar pela mesma quantidade de iogurte integral ou por 3/4 de xícara de leite misturado com 1 colher de sopa de suco de limão];
3 xícaras de mirtilos [frescos ou ainda congelados].

Para a cobertura:
2 xícaras de açúcar impalpável;
2 ou 3 colheres de sopa de leite [usei 5 colheres];
1 colher de sopa de manteiga amolecida [textura de pomada].

Prepare o bolo:
Preaqueça o forno a 180 graus. Unte com manteiga e enfarinhe uma fôrma para bundt cake [ou uma fôrma de buraco no meio simples, se você também não tiver a própria] com capacidade para 10 xícaras. Reserve.
Em uma tigela média misture as 2 e 1/2 xícaras de farinha, o fermento e o sal. Reserve.
Na tigela grande da batedeira coloque o açúcar e as raspas de limão e amasse com as pontas dos dedos até  a mistura ficar homogênea e o limão liberar todo o seu sabor. Adicione a manteiga e bata em velocidade média por uns 5 minutos [bati por us 8 minutos pois estou usando uma daquelas batedeiras simples], até formar um creme fofo. Diminua a velocidade para baixa e adicione os ovos, um a um, batendo bem após cada adição. Incorpore também a baunilha.
Retire a tigela da batedeira e adicione 1/3 da mistura de farinha, peneirando e misturando com uma espátula grande, seguida por metade do buttermilk, outro 1//3 da mistura de farinha, o restante do buttermilk e o restante da mistura de farinha.
Em outra tigela misture os mirtilos com as 2 colheres de farinha reservadas, e incorpore-os à massa, misturando com delicadeza.
Passe a massa para a fôrma preparada e nivele a superfície com a espátula. 
Leve ao forno por 55 ou 60 minutos, até que ao enfiar um palito de madeira no bolo, ele saia limpo. 
Retire do forno, deixe esfriar por meia hora na fôrma, então desenforme em um prato e deixe terminar de esfriar completamente antes de cobrir.

Prepare a cobertura:
Com um fouet, bata bem o açúcar, o leite e a manteiga, até ficar cremoso. A cobertura deve ficar bem grossa, mas você pode ir adicionando colheradas de leite se preferir mais rala [eu adicionei demais, então cuidado!]. Espalhe a cobertura sobre o bolo e tente espere secar antes de servir.


quarta-feira, 28 de novembro de 2012

Um bolo e um estoque de geléia de laranja


Olás!
Eu sempre achei estranho o nome 'marmalade' se referir a geléia de laranja e não de marmelo. A verdade é que o nome tem origem realmente no português, na marmelada, e acabou sendo utilizado na Espanha, Inglaterra e outros países para designar uma geléia com pedaços de fruta, normalmente de frutas cítricas. Curiosidades à parte, com a aproximação do Natal baixa em mim a mania de fazer geléias, e a fruta da vez foi a linda laranja baía, que arde até os olhos de se olhar, de tão alaranjada que é! A marmalade tradicional é feita de uma laranja azeda chamada Seville Orange, porém, como existem variações com praticamente todos os cítricos, não foi difícil encontrar uma boa receita que usasse a laranja baía, que é doce. Usei 3 quilos de laranja na minha receita [sim, sou exagerado],  fiz em duas panelas grandes, uma esmaltada e a outra não, e a metade da panela esmaltada queimou, mas mesmo assim consegui uma boa quantidade de potes de geléia. Tanto que aproveitei e fiz minha primeira receita natalina, Marmalade Cake, ou bolo de geléia de laranja.
Esse bolo é surpreendente! Quando tirei do forno parecia de seco e duro, mas na verdade é úmido, amanteigado, com textura de Scone [aqueles bolinhos ingleses] e não de bolo comum, o que faz dele o acompanhamento perfeito para o chá ou café. Delicioso!
Espero que gostem!



Geléia de Laranja
[receita retirada daqui e reduzida pela metade]

Ingredientes:
1kg de laranja baía, bem lavadas;
2kg de açúcar;
1/2 xícara de suco de limão;
A ponta de uma colher de sopa de manteiga.

Preparo:
Em uma panela grande coloque três litros de água e as laranjas lavadas e inteiras. Tampe e leve ao fogo alto até ferver. Abaixe o fogo no mínimo e cozinhe as laranjas por 2 horas, ou até ficarem macias. Deixe esfriar.
Retire as laranjas e meça a quantidade de água que sobrou - você deve conseguir 6 xícaras [complete com mais água, se faltar]. Reserve a água na panela.
Corte as laranjas em 4, retire o miolo e pique em pedacinhos, descartando sementes. Fatie as cascas bem fininho. Adicione os miolos, o suco que sair deles e as tirinhas das cascas à panela com água. Junte o açúcar e o suco de limão e leve de volta ao fogo baixo, para ferver. Reserve um pires no congelador para testar o ponto da geléia. Ferva a geléia, mexendo de vez em quando, por uma hora.
Teste a geléia: coloque uma colherada no pires que você reservou e volte ao congelador por uns 3 minutos. Retire e empurre a geléia com o dedo - se formar uma película na superfície dela, está pronto.
Adicione a manteiga e misture bem. 
Distribua a geléia em vidros esterilizados, ainda quentes. Tampe e deixe que esfriem de cabeça para baixo.



Bolo de Geléia de Laranja
[receita retirada daqui]

Ingredientes:
2 e 3/4 xícaras de farinha de trigo;
2/3 de xícara de manteiga sem sal picada;
3/4 de xícara de açúcar;
1 colher de sopa nivelada mais 1 colher de chá generosa de fermento em pó;
1 colher de chá mais uma pitada de sal;
1/4 de xícara de geléia de laranja [picadinha, de os pedaços de casca na geléia forem muito grandes];
2 ovos;
1/4 de xícara de leite;
Açúcar de confeiteiro para polvilhar.

Preparo:
Unte com manteiga uma fôrma redonda de 15cm de diâmetro. Corte uma tira de papel manteiga mais alta que a lateral da fôrma e com comprimento suficiente para forrar a lateral, pelo lado de dentro. Unte a tira papel com manteiga, forre toda a volta da fôrma com ela e grampeie no final, formando um círculo de papel manteiga mais alto, para o bolo crescem para cima sem esparramar. Reserve.
Preaqueça o forno a 170 graus.
Em uma tigela grande misture a farinha, o sal e o fermento em pó. Adicione a manteiga picada e amasse com as pontas dos dedos até obter uma farofa. Adicione o açúcar e incorpore da mesma forma. Separadamente, misture a geléia, os ovos e o leite. 
Junte a mistura de líquidos à massa, mexendo bem com uma colher grande. Fica uma massa mais dura que a de bolo comum mesmo, não se preocupe.
Passe a massa para a fôrma preparada e leve ao forno por cerca de 1 hora, até que enfiando um palito de madeira no bolo, saiam apenas algumas migalhas. Retire do forno, deixe esfriar sobre uma grade. Desenforme depois de frio e retire o papel manteiga delicadamente.
Polvilhe com o açúcar de confeiteiro e sirva.

quarta-feira, 3 de outubro de 2012

Bolo de Limão, Amêndoas e Polenta, da Nigella


Olás, tudo bem?
Assim como a Amélie Poulain [do filme O Fabuloso Destino de Amélie Poulain] eu também tenho meus pequenos prazeres, e a maioria deles não fazem sentido pra mais ninguém que não seja eu. Por exemplo, ir ao mercadão cedinho no sábado e comprar meio quilo de amêndoas para fazer farinha pode parecer aos outros um trabalho extra, desnecessário e chato [é preciso ferver as amêndoas para retirar a pele, torrar as amêndoas sem pele no forno, moer no processador até virarem farinha, peneirar, levar a farinha ao forno baixo para ficar sequinha], mas me divirto tanto enquanto preparo, pensando em quantos potes de farinha vou conseguir, quais receitas vou poder fazer com ela ou onde é mesmo que vi aquela receita que parecia tão boa?!
A tal receita tão boa que eu não sabia onde tinha visto é essa, do programa da Nigella. É difícil falar sobre esse bolo, porque ele nos encanta logo no primeiro pedaço: o azedinho licoroso do limão na calda que encharca a massa, a textura grossa e úmida da farinha de amêndoas e, no final, um leve gostinho de bolo de fubá na boca, despertando lembranças de bolo de vó. É incrível, juro! Nigella mais uma vez merece palmas! Faça um bolo desse e seus coffee breaks no meio da tarde nunca mais serão os mesmos!



Bolo de Limão, Amêndoas e Polenta da Nigella
[receita retirada daqui]

Ingredientes: 
200g de manteiga sem sal em temperatura ambiente;
200g de açúcar;
200g de amêndoas moídas finamente [como eu disse ali, acima, ou farinha de amêndoas comprada pronta mesmo];
100g de polenta fina [aquela farinha de milho para polenta];
1 e 1/2 colheres de chá de fermento em pó;
3 ovos;
Raspas das cascas de 2 limões sicilianos.

Para a calda:
Suco de 2 limões sicilianos;
125g de açúcar de confeiteiro.

Prepare o bolo:
Cubra o fundo de uma fôrma redonda de 22cm de diâmetro com um disco de papel manteiga e unte as laterais da forma com manteiga.
Preaqueça o forno a 180 graus.
Bata a manteiga e o açúcar na batedeira até conseguir um creme fofo e claro, não esquecendo de raspar as laterais da tigela com uma espátula.
Separado, misture as amêndoas moídas, a polenta e o fermento em pó.
Adicione porções da mistura de secos à mistura de manteiga e açúcar, alternando com um ovo de cada vez, e misturando bem após cada adição [vai ficar uma massa grossa, não muito homogênea, diferente de bolo normal - mas é assim mesmo]. Por fim adicione as raspas de limão e mexa para incorporar. 
Passe a massa para a fôrma preparada e alise com a espátula. 
Leve ao forno por 35 ou 40 minutos, até que um palito enfiado no meio do bolo saia limpo e as laterais comecem a se desgrudar a fôrma.
Retire o bolo do forno e deixe esfriar sem desenformar, sobre uma gradinha.

Prepare a calda:
Assim que tirar o bolo do forno, leve ao fogo, em uma panela pequena, o açúcar e o suco de limão. Assim que começar a ferver e o açúcar estiver totalmente dissolvido a calda está pronta.
Fure toda a superfície do bolo com um palito de madeira e despeje com cuidado a calda quente sobre o bolo [ele vai abaixar um pouco no centro, mas é normal].
Desenforme depois de frio.

terça-feira, 4 de setembro de 2012

Victoria Sandwich


Olás, tudo bem?
Quem acompanha A Cozinha Coletiva pelo Facebook [é só clicar aqui e curtir] sabe que estou mais velho, né? Por isso aproveito para agradecer aos cumprimentos e votos de felicidades que recebi semana passada - tive um dia de aniversário muito feliz!
E como aniversário sem bolo não tem graça, eu sempre preparo um bolinho para os amigos que aparecem para me visitar nesse dia. Geralmente são bolos bem simples, despretensiosos [se lembram do delicioso Boston Crem Pie do ano passado?] e ao mesmo tempo clássicos. E nesse ano não foi diferente: aproveitei um vidro de geléia de morango recém-preparada para esse Victoria Sandwich. O bolo preferido da rainha Vitória nada mais é que um pão-de-ló amanteigado, branco e fofo, recheado de uma camada de geléia, outra de creme de leite batido e polvilhado de açúcar, por cima. A massa tem um segredo: a farinha, açúcar e manteiga devem ser medidos conforme o peso dos ovos. E a geléia também tem uma dica: para cada xícara de morangos picados, uma colher de sopa de vinagre balsâmico. 
Que tal preparar um bolo desses e de quebra ficar com uns vidros de geléia na dispensa? ;)

PS: faltou foto do bolo cortado, eu sei. É que tive a ilusão de pensar em fotografar uma fatia no dia seguinte, mas claro que não sobrou nada. 

Victoria Sandwich
[receita da massa retirada daqui e da geléia daqui]

Para o pão-de-ló:
4 ovos [ovos de 55g, aproximadamente];
220g [que é mais ou menos o peso de 4 ovos - o ideal é pesar os ovos e usar a mesma quantidade dos outros ingredientes] de farinha de trigo com fermento;
220g de açúcar refinado;
220g de manteiga sem sal em temperatura ambiente;
1/2 colher de chá de extrato de baunilha.

Para a geléia de morangos: [você pode usar uma geléia comprada, de boa qualidade, ou preparar essa receita e utilizar metade da quantidade conseguida para rechear o bolo]
4 xícaras de morangos bem maduros, picados em pedaços graúdos;
2 xícaras de açúcar;
4 colheres de sopa de vinagre balsâmico.

Para montar:
300ml de creme de leite fresco gelado batido na batedeira até conseguir picos  médios-firmes;
2 colheres de sopa de açúcar de confeiteiro mais o suficiente para polvilhar por cima.

Prepare a geléia:
Reserve um pires no freezer.
Em uma panela grande, misture os ingredientes e leve ao fogo alto, mexendo de vez em quando, até levantar fervura. Abaixe o fogo para moderado e cozinhe, retirando com uma colher a espuma que se forma na superfície da geléia, por mais ou menos 20 minutos. Mexa de vez em quando, com cuidado para que os pedaços de fruta não se desfaçam completamente.  Faça o teste do pires: pingue uma gota de geléia sobre o pires gelado, e tombe-o: a geléia não deve escorrer.
Distribua a geléia ainda quente em vidros esterilizados, tampe-os e mantenha os vidros de cabeça para baixo até esfriarem completamente.

Prepare o pão-de-ló:
Unte 2 fôrmas redondas de 20cm de diâmetro com manteiga. Forre o fundo de cada uma com um círculo de papel manteiga e unte-o também. [Atenção: eu tentei a sorte e assei a masso toda em uma assadeira só, cortando o bolo ao meio depois de pronto, mas não recomendo! Como a massa fica muito alta, há sérios riscos do bolo ficar cru por dentro]. Reserve.
Preaqueça o forno a 170 graus.
Peneire a farinha na tigela da batedeira. Adicione o açúcar, a manteiga e a baunilha. Junte os ovos e bata em velocidade média-alta por uns 10 minutos, até conseguir um creme muito fofo e claro. Divida a massa entre as duas fôrmas e leve ao forno por uns 30 minutos, até que, enfiando um palito na massa, ele saia limpo.
Deixe que esfriem por 5 minutos dentro da forma, então desenforme os bolos e deixe esfriarem completamente.

Na hora de montar:
Coloque um dos bolos sobre o prato de servir. Distribua 300ml da geléia sobre ele, e por cima uma camada do creme de leite batido. Por cima, coloque com cuidado o outro pão-de-ló e polvilhe açúcar de confeiteiro, com o auxílio de uma peneira, na superfície do bolo.
Sirva em temperatura ambiente.


quinta-feira, 16 de agosto de 2012

Rainha de Sabá, da Julia Child


Olás pessoas!
Julia Child deve ter sido uma mulher divertida. Uma americana grandalhona, quase solteirona, boa de papo, e que aos 37 anos descobriu, de repente, a que veio ao mundo, quando provou do seu linguado ao molho de manteiga ao pisar em território francês. Apaixonou-se. E foi obsessão: Julia comeu, provou de tudo o que tinha direito. E tratou de descobrir como se preparava tudo aquilo. Enfrentou preconceitos e se enfiou no meio dos cabeças da cozinha francesa, sem medo nem vergonha. Aprendeu com grandes chefs e com franceses comuns, comeu em grandes restaurantes e na mesa de camponeses. Testou receitas a não poder mais, sempre com um rigor científico, buscando a técnica correta e o sabor tradicional. Fez isso pelo resto da vida, com tempo ainda para cuidar do marido e do casamento, ensinar, escrever duas bíblias culinárias, apresentar um programa de televisão e, generosa, espalhar a boa nova vinda da França para as donas de casa americanas. O segredo? Coragem, segundo ela - a coragem necessária para virar uma omelete na frigideira e também para virar o rumo da sua vida. E a paixão, explícita em todos os trechos da sua biografia.
Ontem Julia Child faria 100 anos, e é por isso que a receita de hoje é um clássico do livro Dominando a Arte da Culinária Francesa. Espero que gostem! :)



Rainha de Sabá
[Reine de Saba avec Glaçage au Chocolat, ou Bolo de Amêndoas e Chocolate, da Julia Child]

Ingredientes para o bolo:
120g de chocolate meio-amargo, com 50% de cacau;
2 colheres de sopa de rum, ou de café quente;
120g de manteiga sem sal, em temperatura ambiente;
2/3 da xícara de açúcar;
3 gemas;
3 claras;
1 pitada de sal;
1 colher de sopa de açúcar;
1/3 da xícara [85g] de farinha de amêndoas;
1/2 xícara de farinha de trigo.

Ingredientes para o glacé:
70g de chocolate meio-amargo, com 50% de cacau;
75g de manteiga sem sal, em temperatura ambiente;
2 colheres de sopa de rum ou café quente;
Amêndoas em lascas para decorar.

Prepare o bolo:
Preaqueça o forno a 170 graus.
Unte uma fôrma redonda de 20cm de diâmetro com manteiga e enfarinhe, batendo bem para retirar o excesso de farinha. Reserve.
Pique o chocolate em pedaços pequenos, junte o café ou rum e leve ao fogo, em banho-maria, mexendo até derreter [apague o fogo antes da água do banho-maria começar a ferver]. Reserve.
Em uma tigela média bata a manteiga com o açúcar até ficar cremoso e claro [pode ser com a batedeira ou com uma colher grande/ fouet]. Adicione as gemas, uma a uma, batendo bem após cada adição. Reserve.
Em outra tigela bata as claras em neve, com a pitada de sal, até formar picos moles. Adicione a colherada de açúcar e continue batendo até formar picos firmes. Reserve.
Adicione o chocolate derretido à mistura de gemas, misturando para incorporar. Adicione a farinha de amêndoas e misture bem.
Junte as claras em neve às colheradas, alternando com colheradas de farinha, e misturando com movimentos circulares de baixo para cima, sem bater.
Distribua a massa na fôrma preparada e alise a superfície. Leve ao forno por cerca de 25 minutos, até que nas bordas a massa esteja assada, mas com o centro ainda meio mole. 
Retire do forno, deixe esfriar por 10 minutos na forma, e desenforme. Passe para o prato de servir e deixe esfriar completamente.

Prepare o glacé:
Derreta lentamente o chocolate misturado com o rum ou café em uma tigela de metal ou vidro, em banho-maria, sem deixar a água ferver.
Retire do banho-maria, acrescente a manteiga, uma colherada por vez, misturando bem após cada adição.
Prepare uma tigela grande, com gelo e água gelada, e coloque a tigela do glacé sobre dessa, misturando sempre, até esfriar e ganhar uma consistência de cobertura.
Espalhe o glacé sobre o bolo frio, com o auxílio de uma espátula, e decore com as lascas de amêndoas.

segunda-feira, 6 de agosto de 2012

Rocambole de Chocolate Branco

Antes do "olás", você ja curtiu a página d'A Cozinha Coletiva no Facebook? É só acessar aqui: www.facebook.com/ACozinhaColetiva, curtir e receber as fotos e dicas que aparecem por lá! Bora??
Tá, agora sim:

Olás!
As vezes é super fácil escolher uma receita: eu vou ao supermercado sabendo exatamente quais ingredientes comprar - até levo o livro de receitas junto, por preguiça de fazer uma listinha. Mas quando tenho um ingrediente especial dando sopa a coisa muda de figura: procuro mil receitas, consulto vários livros, peço opinião de amigos, tudo para que aquele ingrediente não seja 'usado em vão'. rs
Dessa vez o tal ingrediente especial era um saco de gotas de chocolate branco Callebaut, vindo da Bless Importados [a Bless é super parceira d'A Cozinha Coletiva, sempre fornecendo ingredientes de alta qualidade e difíceis de achar no mercado]. Enquanto a receita era selecionada, explorada, decidida, as gotinhas iam sendo devoradas, uma a uma, num ritmo lento mas constante, o que tornava o processo todo um tanto quanto urgente [tá, dois quilos de chocolate branco não terminam assim, pá-pum, né? Mas há sempre o risco de um momento carência à la Bridget Jones ;) ].
Acontece que, depois de buscas refinadas e ótimos conselhos ainda não utilizados [enchi a paciência do Daniel, do blog Panela de Cobre, atrás de receitas rs] acabei por ficar no básico, certeiro e delicioso: fiz um pão-de-ló comum [e aproveitei para testar o novo forno], enrolei usando tecido limpo e umedecido na água quente [segredos da minha mãe] e recheei com creme de chocolate branco e cream cheese, salpicado pedacinhos de morangos frescos. Tá, não virou um rocambole perfeito [não consegui enrolar como deveria :S], mas a massa ficou tão fofa e o recheio tão gostoso que o formato pouco importou! Que tal uma fatia destas de sobremesa? ;)



Rocambole de Chocolate Branco com Morangos
[a receita da massa é da minha mãe, o recheio vem daqui e a cobertura fiz de cabeça]

Para o pão-de-ló:
6 ovos em temperatura ambiente;
1 pitada de sal;
1 xícara de açúcar refinado;
2 xícaras de farinha de trigo;
1/2 colher de sopa de fermento em pó.

Para o recheio:
250g de cream cheese de boa qualidade, em temperatura ambiente;
150g de chocolate branco de boa qualidade, derretido e frio;
4 colheres de sopa de manteiga sem sal, amolecida;
1/3 [usei 1/4] da xícara de açúcar de confeiteiro, peneirado;
1 bandeja de morangos limpos, picados.

Para a ganache:
300g de chocolate branco picado [usei em gotas];
100ml de creme de leite fresco.

Prepare o pão-de-ló:
Unte uma assadeira retangular e baixa, de 38x27cm [ou semelhante] com manteiga, forre o fundo e as laterias com papel manteiga e unte também o papel. Preaqueça o forno a 200 graus.
Na tigela grande da batedeira, em velocidade alta, bata os ovos com a pitada de sal até ficar claro e espumoso. Acrescente o açúcar aos poucos, e bata por cerca de 12 minutos [se sua batedeira for planetária uns 8 minutos], até o creme dobrar de volume. Fora da batedeira, peneire a farinha e o fermento, aos poucos, sobre o creme, misturando delicadamente com uma colher grande. A textura de espuma deve continuar.
Distribua a massa na assadeira preparada, espalhando bem com uma espátula, para nivelar.
Asse por cerca de 15ou 20 minutos, até dourar levemente. Faça o teste do palito: enfie um palito de dente no meio do bolo - se ele sair limpo, está pronto.
Umedeça um tecido limpo [pode ser um pano de prato virgem - ele deverá ser pouco maior que as medidas da assadeira] em água quente, torça bem e estique sobre uma superfície limpa [você pode usar uma folha grande de papel manteiga ao invés do tecido úmido, se preferir]. Desenforme o pão-de-ló quente sobre esse tecido e retire o papel manteiga.
Enrole o pão-de-ló, com o tecido junto, pelo lado menor. Deixe esfriar completamente.

Para o recheio:
Em uma tigela média, usando a batedeira, bata o cream cheese até ficar cremoso. Adicione metade do chocolate branco derretido e continue batendo, até formar um creme fofo [não se esqueça de raspar as laterais da tigela]. Adicione o restante do chocolate branco e bata para incorporar. Por fim, adicione a manteiga e o açúcar e bata até que o creme fique bem leve.
Reserve na geladeira.

Para a montagem:
Desenrole o pão-de-ló com cuidado [você vai perceber que a casquinha do bolo ficou toda grudada no tecido]. Cubra o bolo com uma camada uniforme do recheio gelado, evitando chegar muito próximo das bordas, e espalhe os morangos picados por cima. Enrole novamente, com a ajuda do tecido, pressionando levemente, mas com firmeza. 
Reserve o bolo na geladeira, envolto em filme plástico, até o momento de servir. Na hora de servir, prepare a ganache, corte as duas fatias das pontas, com uma faca de serra, para dar um acabamento mais bonito, e espalhe a ganache sobre o rocambole, com a ajuda de uma espátula.

Para a ganache:
Em uma panela pequena aqueça o creme de leite em fogo baixo, até quase começar a ferver. Junte o chocolate branco picado [ou em gotas] e reserve por 1 minutos. Comece a misturar, do centro para as laterais, com cuidado para não incorporar ar. Misture até que fique homogêneo e frio.

segunda-feira, 26 de março de 2012

O melhor Bolo de Chocolate

Olás,
dia desses recebi um mail de uma leitora pedindo uma boa receita de bolo de chocolate para festas. Já me perguntaram antes sobre massas de chocolate para rechear, pão-de-ló de chocolate e até adaptações do pão-de-ló comum com algumas colheradas de cacau. Foi quando caiu a ficha de que eu precisava compartilhar uma boa, realmente boa, receita de bolo de chocolate, e é isso que estou fazendo agora.
Quando provei desse bolo pela primeira vez tive certeza: não é uma receita comum, esse é O bolo de chocolate: escuro [odeio aqueles bolos de chocolate pálidos de padaria ruim], macio [o óleo ao invés de manteiga e a mistura de buttermilk, cacau [ácidos] e bicarbonato fazem mágica nessa massa!] e úmido, muito úmido. Talvez não tão "padronizado" quanto um pão-de-ló, mas certamente muito mais saboroso!
O recheio, um buttercream com chocolate amargo e café, é leve e não esconde o sabor da massa [os recheios de bolo de chocolate geralmente são mais fortes, e acabam dominando o sabor da massa]. 
Então, para todo mundo que me escreveu sobre bolo de chocolate, essa é A receita!


"O" Bolo de Chocolate
[rende um bolo de duas camadas com 20cm de diâmetro e 10cm de altura. Você vai precisar de 2 fôrmas redondas de 20cm de diâmetro. Receita ligeiramente adaptada daqui]

Para a massa:
1 e 3/4 xícaras de farinha de trigo;
2 xícaras de açúcar;
3/4 de xícara de cacau em pó de boa qualidade;
2 colheres de chá de bicarbonato de sódio;
1 colher de chá de fermento em pó;
1 colher de chá de sal;
1 xícara de buttermilk*;
1/2 xícara de óleo vegetal;
2 ovos;
1 colher de chá de extrato de baunilha;
160ml de café expresso quente [ou um café forte, feito com café solúvel].

Para o recheio e cobertura:
240g de chocolate meio amargo picado [usei amargo, 70% cacau - use um chocolate de boa qualidade, para a cobertura ficar com a cor bem bonita];
300g de manteiga [sem sal] em temperatura ambiente; 
1 gema de ovo grande [como a cobertura não é cozida e gema crua pode não ser legal, você pode trocar por 3 colheres de sopa de leite, ou creme de leite fresco];
1 e 1/2 colheres de chá de extrato de baunilha;
1 e 1/2 xícaras mais 2 colheres de sopa de açúcar de confeiteiro peneirado;
1 e 1/2 colheres de sopa de café solúvel;
3 colheres de sopa de água quente.

Preparando a massa:
Corte 2 círculos em papel manteiga, de 20cm de diâmetro cada. Unte as fôrmas com manteiga. Forre o fundo de cada uma com os círculos de papel manteiga e unte o papel manteiga. Enfarinhe as fôrmas, tirando bem o excesso. Reserve.
Preaqueça o forno a 170 graus.
Em uma tigela grande misture bem, com um fouet ou na batedeira em velocidade baixa, a farinha, o açúcar, o cacau, o bicarbonato, o fermento e o sal. Em outra tigela misture o buttermilk, o óleo, os ovos e a baunilha. Incorpore, aos poucos, a mistura de líquidos à mistura de sólidos, sem bater. Adicione o café quente e mexa até incorporar.
Divida a massa nas duas fôrmas preparadas e asse por 35 minutos, até que enfiando um palito no centro ele saia limpo. 
Deixe os bolos descansarem dentro da forma por 30 minutos, então vire-os  e deixe que esfriem completamente. Retire com cuidado o papel manteiga.

Prepare o recheio:
Derreta o chocolate em banho-maria ou no microondas. Mexa para uniformizar e espere chegar na temperatura ambiente. Reserve.
Na batedeira, em velocidade média, bata a manteiga até que ela fique clara e cremosa. Adicione a gema, a baunilha e bata por 1 minuto, lembrando de raspar as laterais da tigela. Em velocidade baixa adicione o açúcar de confeiteiro peneirado e bata por mais 1 minuto.
Em uma tigelinha, dissolva o café solúvel na água quente.
Incorpore aos poucos o chocolate derretido e o café dissolvido no creme de manteiga.

Montando o bolo:
Sobre o prato de servir coloque um dos bolos, com o lado reto [onde estava o papel manteiga] para cima. Com uma espátula distribua um terço do creme e cubra com o outro bolo, esse com o lado arredondado para cima. Cubra as laterais e o topo com o restante do creme.
Deixe gelando por pelo menos 1 hora antes de cortar. Ah, e se você fizer na véspera, mantenha na geladeira, mas retire 1 hora antes de servir.

*Sempre que faço manteiga retiro o buttermilk e congelo - é esse que uso nessa receita. Porém existem métodos caseiros de se preparar buttermilk:
  _para 1 xícara de leite adicione 4 colheres de chá de suco de limão ou vinagre branco. Deixe descansar em temperatura ambiente por 10 a 15 minutos, até ficar com a aparência de leite talhado;
_ em uma xícara de medida coloque duas colheres de sopa de iogurte ou coalhada, e complete até a medida de 1 xícara com leite.

sexta-feira, 21 de outubro de 2011

Bolo de Frutas Silvestres e Creme


Olás!
No começo do mês, em um momento de consumismo desenfreado [e quem não tem desses momentos, né? Ainda mais em começo de mês], comprei um quilo de framboesas congeladas. Comprei de puro impulso, sem ter a mínima idéia de o quê fazer com elas, até que ontem resolvi aproveitar uma folga do trabalho e cozinhar geléia. Mas, folheando meus livros de receita, achei um bolo diferente, esquisito mesmo, e fiquei com vontade de testar.  Esquisito porque a massa, que parecia estranha nas proporções de ingredientes, recebia uma camada de frutas e uma de algo parecido com creme inglês por cima, e ia tudo junto para o forno, por quase uma hora. Parecia meio arriscado usar parte das minhas preciosas framboesas [e os mirtilos!] nele, mas a foto do livro me convenceu. 
É preciso dizer que o preparo desse bolo é um festival de contraste de cores e texturas - me diverti fotografando! Além disso, o aroma de baunilha que se espalha enquanto está no forno é simplesmente viciante - levei o notebook pra cozinha e fiquei lá enquanto assava! Sobre o bolo, é quase uma torta: a massa fica macia, porém mais seca que a de um bolo comum. As frutas viram uma geléia vermelha e ácida, que é completada pela doçura do creme de baunilha com a superfície douradinha. 
Uma sobremesa surpreendente, rápida e especial. E para quem não gosta ou encontra as frutas silvestres, desconfio que com pêssego também deve ficar muito bom! Bom fim de semana!




Bolo de Frutas Silvestres e Creme
[Berry Cake, do livro Cake Bible]

Ingredientes:
1 xícara de farinha de trigo;
100g de manteiga derretida;
1 ovo;
1/2 xícara de açúcar;
1 e 1/2 colheres de sopa de fermento em pó;
1 colher de chá de extrato de baunilha;

3 xícaras de amoras, mirtilos, framboesas, congeladas ou frescas [usei 1 e 1/2 xícaras de framboesa congelada, 1 xícara de mirtilos frescos e 1/2 xícara de morangos frescos picados].

Para o creme:
2 xícaras de sour cream*;
1/2 xícara de açúcar;
2 colheres de sopa de pó para creme custard [podemos trocar por amido de milho, aqui no Brasil, onde não há pó custard]**;
2 gemas;
1 colher de chá de extrato de baunilha [usei sementes de 1/3 de uma fava de baunilha].

Preparo:
Preaqueça o forno a 180 graus.
Unte e enfarinhe uma fôrma redonda de 23cm de diâmetro [usar uma de fundo falso é essencial].
Bata todos os ingredientes do bolo, exceto as frutas. Resultará em uma massa pesada, semelhante à textura de massa choux crua. 
Forre o fundo da fôrma preparada com essa massa e por cima distribua as frutas.
Bata os ingredientes do creme e despeje, com cuidado, por cima de tudo.
Leve para assar por cerca de 55 minutos. Se a superfície começar a dourar demais, proteja com papel alumínio.
Retire do forno, deixe esfriar completamente e leve á geladeira, para firmar o creme.
Sirva frio ou em temperatura ambiente.

*Para 2 xícaras de sour cream [creme azedo]: a 2 xícaras de creme de leite fresco adicione 2 colheres de sopa de suco de limão e deixe talhar, em temperatura ambiente, por meia hora. Conserve na geladeira até o momento de usar.

**O pó custard é um preparado à base de espessante, açúcar, aroma de baunilha e corantes, utilizado para engrossar cremes e mingaus. Como não encontramos dele por aqui, pode ser substituído por amido de milho, açúcar e extrato de baunilha. Nessa receita, que já leva baunilha e açúcar, adicionei apenas o amido para deixar o creme espesso.

Nenhum comentário:

Postar um comentário