terça-feira, 27 de maio de 2014

Como criar efeitos de serigrafia no Illustrator

A Serigrafia é uma técnica manual (e originalmente artesanal) de impressão que utiliza tinta e um rodo em tela de poliéster ou nylon esticada em um bastidor de madeira ou alumínio.
A gravação ocorre por um processo chamado fotossensibilidade, onde se elabora uma matriz com a utilização de uma emulsão sobre um fotolito. De acordo com especialistas, a serigrafia é definida como um processo de gravura planográfica.
serigrafia1 Como criar efeitos de serigrafia  no Illustrator
Imagem de divulgação/ Internet
No entanto, é possível você recriar o visual orgânico de uma serigrafia sem sujar as mãos. Para isto, você irá precisar basicamente de uma versão recente do Illustrator, e muita criatividade.

Passo 1

Antes de aplicar os efeitos, pesquise na Internet alguma imagem que reproduza um efeito de tinta e textura. Para facilitar você poderá copiar a imagem abaixo.
passo16 Como criar efeitos de serigrafia  no Illustrator
Copie esta imagem

Passo 2

Abra o Illustrator e crie um documento com 2000 por 2000 pixels CMYK e com 300 PPI, e nomeie como Serigrafia.
passo23 300x161 Como criar efeitos de serigrafia  no Illustrator

Passo 3

Em seguida, cole a imagem que você acabou de copiar. Antes de aplicar o efeito, você deverá vetorizar a imagem. Clique na textura e selecione Object> Live Trace> Tracing Options.
passo34 300x160 Como criar efeitos de serigrafia  no Illustrator

Passo 4

O Illustrator irá abrir o Tracing Options com várias opções de configuração. Na aba Present teste as inúmeras opções oferecidas. Para este trabalho decidimos utilizar a One Color Logo, em seguida confirme no botão Trace. Para tornar a figura editável, clique em Object> Expand e marque Object e Fill.
passo45 300x212 Como criar efeitos de serigrafia  no Illustrator
passo52 300x188 Como criar efeitos de serigrafia  no Illustrator

Passo 5

Com a figura já vetorizada, abra o arquivo vetorizado do seu logo, ou imagem que queira aplicar o efeito, e posicione sobre a imagem editada.
passo61 300x188 Como criar efeitos de serigrafia  no Illustrator

Passo 6

Como nosso logo é composto por várias partes diferentes, trabalhamos em cada parte individualmente. Para facilitar o trabalho, selecionamos Window> Layer e ocultamos os vetores. Selecione o vetor do logo e a imagem vetorizada e em seguida clique em Window> Pathfinder> Divide.
passo7 300x188 Como criar efeitos de serigrafia  no Illustrator

Passo 7

Após realizar o procedimento, deletamos os excessos e limpamos o vetor para que ficasse o mais realista possível. Para isto, utilizamos a ferramenta Direct Selection Tool (A).
passo82 300x186 Como criar efeitos de serigrafia  no Illustrator

Passo 8

Realizamos o mesmo processo para o restante dos vetores. Para um efeito ainda mais realista, removemos os gradientes. passo92 300x194 Como criar efeitos de serigrafia  no Illustrator

Conclusão

O mais interessante desta técnica, utilizada de forma original pela Designer Anna Wray, é você poder aplicar um efeito de textura em ilustrações vetoriais e deixar seus trabalhos com uma aparência artesanal.
Se você executou cada passo com atenção, terá um resultado final igual ao apresentado abaixo. Não perca o tutorial da próxima semana!
final3 300x176 Como criar efeitos de serigrafia  no Illustrator
Resultado final
camiseta 300x176 Como criar efeitos de serigrafia  no Illustrator
Aplicação do logo

Nenhum comentário:

Postar um comentário