quinta-feira, 9 de outubro de 2014

SEVERINO BARALDI - GRANDES ILUSTRADORES - I

Quarta-feira, 10 de novembro, 2010

Severino Baraldi

Severino Baraldi nasceu em 10 de dezembro de 1930, em Sermide, uma pequena vila a 50 quilômetros de Mantova, na região da Lombardia, norte da Itália. Como um menino, ele entreteve os clientes do barbeiro local, com seus desenhos em giz na calçada. Ele trabalhou como carpinteiro, desenhando caricaturas por um jornal local, cujo editor encorajou-o a tentar a sorte na capital da região da Lombardia.

Em setembro 1955, com 25 anos, deixou Baraldi Sermide (população com menos de 6.000) para Milão (população com mais de 6,5 milhões), onde trabalhou para uma agência de publicidade por um ano enquanto participam da Scuola d'Arte Castello di Milano. Seu trabalho atraiu a atenção dos irmãos Pagot, que dirigia um estúdio produzindo caricaturas animadas, mas Baraldi recusou sua oferta em favor de outra para ilustrar a Bíblia para o jornal Il Messaggero di Sant'Antonio, publicado em Padova. Depois de completar dois volumes, Baraldi foi oferecido o trabalho por uma série de outras editoras produzindo ilustrações para livros e livros didáticos para os meninos e que contribuem para Piccoli, Le Stelle, Boschi, Argo, Raiteri e Noseda.

Para La Sorgente ['A Fonte'] ele ilustrou vários livros que vão desde a história do carro, a história dos trens ea história de piratas para Il Gatto con gli stivali ['Puss in Boots'] e Incanto di fiabe ['Enchanted Histórias '].


1962-1963 foi um dos principais era para Baraldi com a publicação de Ulisse ['Ulysses'], adaptado de "The Odyssey" por Gino Fischer, Lo Schianccianoci, baseado na obra de ETA Hoffman, e Ciuffo Biondo, uma adaptação de "peer Gynt 'por Anna Maria De Benedetti. Ulisse e Ciuffo Biono foram elogiados pelo revisor para Radiotelevisione Italiana para as suas ilustrações elegantes, que ajudou a estabelecer o nome do artista que muitas vezes assinou o seu trabalho com a abreviatura 'Bar'.

Ao mesmo tempo, Baraldi estava ilustrando a história de Marco Polo e, para o editor Milan Casa Editirice, uma variedade de outros livros para crianças.

Durante sete anos, Baraldi era um ilustrador prolífico para o olhar revista britânica e aprender. Ele também pintou sete capas para Commando em 1981-82 e mais dois em 1988-89.


Baraldi também teve uma longa associação com a Famiglia Cristiana, produzindo cerca de 800 ilustrações para a revista semanal e cartões de ensino para a sua revista Junior, Il Giornalino. Ele também produziu ilustrações históricas para Fratelli Fabbri Editore Enciclopédia scoprire ['Encyclopedia of Discovery'].

Baraldi colaborou com o jornalista italiano Piero Angela em Quark, uma série de documentários, trabalhando em um programa sobre o exército persa no deserto do Egito com base nos escritos de antigo historiador grego Heródoto.

Shoganhunkan, a grande editora japonesa, encomendado Baraldi para ilustrar biografias de pessoas famosas de Galileu e Marie Curie a Napoleão. Quando a mesma empresa criou um concurso para artistas de diferentes nacionalidades para ilustrar imagens da terra do sol nascente, Baraldi recebeu o primeiro prêmio de uma viagem a Tóquio.


Ele continuou a trabalhar na Itália, ilustrando livros para De Agostini em navegadores intrépidos Marco Polo e Colombo e livros de aventura para os meninos. Para a editora grega Stratikis, ele ilustrou 25 volumes de histórias, mitologia e pessoas famosas.

Oito anos mais tarde, em 1994, Fratelli Fabbri ofereceu-lhe o trabalho de ilustrar uma versão da Bíblia transcrita por Dom Ravasi, da Pontifícia Comissão. Isto provou uma tarefa extremamente difícil, exigindo um grande esforço de investigação que durou dois anos; Baraldi produziu mais de 100 ilustrações para o livro, intitulado La Bibbia: storie dell'antico e del nuovo te, que foi publicado em todo o mundo (na Grã-Bretanha como a Bíblia para as Crianças).

Mais recentemente, Baraldi ilustrado biografias de músicos Dvorak e Verdi para uma editora em Taiwan.In tudo, Baraldi tem contribuído para mais de 220 livros e produziu 7.500 ilustrações. A aldeia de Sermide dedicado uma exposição de seu trabalho em junho de 1997, ele continuou a trabalhar para Famiglia Cristiana e Il Giornalino até se aposentar, há alguns anos. Agora, ele se contenta em ser um homem de família, pai de três filhas e seis netos.


Muitas pinturas deslumbrantes por Baraldi estão disponíveis para comprar no Illustration Art Gallery.
 
General Ulysses Grant accepting surrender of General Lee.~Severino Baraldi
Severino Baraldi 

Nenhum comentário:

Postar um comentário