terça-feira, 14 de outubro de 2014

TEORIA DAS CORES - Parte 1



Você consegue imaginar o mundo em preto e branco?

Observe a natureza - a criação de Deus, não existe absolutamente nada que não esteja em harmonia. Da cor da terra que está sob os nossos pés ao céu infinito que está sobre as nossas cabeças. Tudo está em harmonia, e é por isso que conseguimos parar a qualquer momento para admirar a natureza. Seja uma pequena flor, seja o mar, seja o céu em todo o seu esplendor.

É através da cor que definimos o mundo. O que existe e o que não existe. A cor revela o nosso estado de espírito, nosso estado de saúde, nossas emoções. As cores inspiram emoções, transformam condutas.

Algumas cores nos deixam felizes, outras nos fazem mergulhar na melancolia, outras relaxam, algumas distraem e outras nos dão energia. Então, podemos dizer que cor é sensação, pois ela afeta o estado de espírito e as emoções das pessoas.


É através da escolha da cor que iremos entrar em contato com a personalidade do artista.

Você não precisa ser um Van Gogh para entender sobre a importância das cores, mas é imprescindível para um artista entender a teoria básica das cores, como elas se complementam e interagem umas com as outras.

Se você é iniciante comece assim: acredite em você e no que os seus olhos estão "sentindo", e enriqueça o seu trabalho fazendo algumas combinações "politicamente" corretas.

AS CORES

Cores Primárias

São cores que não podem ser formadas por nenhuma mistura. São elas: azul, amarelo e vermelho.

Cores Secundárias :

Cores formadas pela mistura, em partes iguais, das cores primárias. Formam a tríade na Roda de Cores. É uma combinação harmoniosa que pode encontrar variação com o uso das tonalidades.
Azul + amarelo = verde
Azul + vermelho = violeta
Amarelo + vermelho = laranja

Cores Terciárias

São as cores obtidas pela mistura das cores secundárias. Elas englobam as cores quentes e frias.

As cores quentes abrangem o vermelho, o laranja, o marrom e o amarelo e suas combinações. São as cores da terra, da areia, do fogo, do sol, do dia. Representam o calor e a expansão. O uso das cores quentes produz uma ilusão óptica de aumento de tamanho.

Cores frias

As cores frias abrangem o azul, o verde e o violeta e suas combinações. São as cores do céu, da água, da noite. Representam o frio e a redução. O uso dessas cores faz com que você obtenha um efeito óptico de redução no tamanho .

Cores Complementares

Uma cor primária é complementar de uma cor secundária quando ela não faz parte da mistura que forma a cor secundária. É a complementação por oposição. Devem ser usadas com cuidado, atraem a atenção, pois causam um maior impacto visual.

Vermelho é complementar do verde
Azul é complementar do laranja

Cores Análogas

São as cores adjacentes ou vizinhas no círculo de cores. São conhecidas como os bons vizinhos. Com essas cores você obtém uma harmoniosa combinação para um quilt.

Cores Acromáticas

São as cores chamadas neutras: o branco, o preto, as cinzas e os marfins.

Cores Monocromáticas

É uma família de uma determinada cor, incluindo os tons e sombras. Por exemplo: vermelho, magenta, cereja, rosa pink, rosa bebê, etc.

VALOR

O valor indica o grau de claridade ou escuridão de uma cor. É a mistura do branco ou preto a uma determinada cor. É o valor que indica a intensidade, contraste e brilho de uma cor.
Quando uma cor é misturada ao branco, você obtém o tom (tonalidade) ou matiz. Por exemplo, se você mistura o branco a um azul puro, você obtém um azul celeste, um azul bebê etc.

Quando uma cor é misturada ao preto, você obtém a sombra, a graduação (ou gradação). Por exemplo, se você mistura o preto a um azul puro, você obtém um azul marinho, um azul escuro, um azul índigo.

Observe as combinações das figuras: muito claro, médio, muito escuro e combinação harmoniosa usando diferentes contrastes.

RODA DE CORES

A Roda de Cores é uma espécie de esquema, onde as cores estão dispostas, de uma maneira a facilitar a combinação das cores.

Existem no mercado, em lojas especializadas em patchwork, algumas tabelas de combinação ou seletores de cores (Color Wheel - Color Tool etc.). Várias marcas, vários tamanhos e também vários preços.

Observe na figura ao lado, um exemplo de como é a Roda de Cores:
Nas extremidades da Roda de Cores, estão dispostas as cores primárias (amarelo, azul e vermelho) e secundárias (verde, laranja e violeta), intercaladas com uma cor terciária. As cores apresentadas em direção ao centro da Roda de Cores, nada mais é que as nuances ou tonalidades da cores das extremidades, ou seja, primeiro foi acrescentado o branco e depois o preto.

Você pode fazer a sua própria roda e ir testando as combinações.

COMO COMBINAR - esta parte é super importante!!!

Olhe a Roda de Cores, e brinque de combinar. Utilize pequenas amostras , desenhe a roda e use lápis de cor. Faça exercícios. É sério! A prática também é importante. Desenhe um bloco, ou junte alguns retalhos e verifique: você gostou? O que está faltando? Ficou escuro, coloque mais brilho e diminua o contraste(veja VALOR na pág. 4). Ficou muito claro? Que tal acrescentar uma "sombra"? O que irá dar harmonia na combinação, não é só a mistura do amarelo com verde, ou do azul com o rosa, é o complemento do esquema inicial, o balanceamento dos valores. Lembre-se: claro, médio e escuro em harmonia.
Estude, aprecie e analise a sua combinação e procure saber qual o objetivo que você quer alcançar com o seu esquema de cor: alegria, seriedade, luminosidade, tranqüilidade, inovação, agressividade etc.
A Roda de Cores é uma boa ferramenta para combinarmos cores, mas lembre-se de que regras podem ser quebradas.
Veja como combinar algumas cores usando a Roda de Cores:

Esquema de Cores Primárias

As cores primárias são cores puras e que merecem atenção e cuidado quando usadas. Complemente com cores neutras.

Tríade

É um esquema que usa três cores secundárias eqüidistantes. Por exemplo: verde, violeta, laranja ou então violeta azulado, laranja avermelhado, verde amarelado. A tríade é considerada como um dos esquemas mais harmoniosos na roda de cores. Forma um triângulo isósceles na Roda de Cores.

Esquema de Cores Quentes

- Você combina as cores e tonalidades consideradas quentes: amarelo, laranja, vermelho e marrom.

Esquema de Cores Frias

- Você combina as cores e tonalidades consideradas frias: azul, verde e violeta.

Esquema de Cores Diretamente Complementares

- Combinar duas cores diretamente opostas na roda. Uma intensifica a outra. É uma forma de dar início a um esquema. Por exemplo: Laranja é diretamente complementar ao azul, então, comece com azul e laranja e complemente com as tonalidades (claro, médio e escuro), podendo balancear com cores neutras e os bons vizinhos.

Quadricolor

É um esquema que usa duas cores complementares separadas por duas cores adjacentes a elas. É um esquema considerado harmônico, porque contém duas cores diretamente complementares. Por exemplo: Azul, vermelho violeta, laranja, verde amarelado. Formam um retângulo na Roda de Cores.

Esquema Complementar Dividido

É um esquema com 3 cores, sendo que duas são análogas ou adjacentes e a terceira é uma diretamente complementar. Por exemplo: amarelo (complementar) com azul violeta e vermelho violeta (adjacentes).

Esquema Duplo Complementar Dividido

É um esquema onde duas cores diretamente complementares se juntam a duas outras cores separadas mutuamente por uma adjacente. Neste esquema forma-se um retângulo na roda de cores. Por exemplo: verde, vermelho, amarelo e violeta.

Esquema policromático

Usam-se muitas cores da roda de cores. É uma combinação charmosa e alegre.
Lembre-se de que ao formar um esquema, necessariamente você não usará apenas as cores dispostas na extremidade da roda de cores, o balanço e a harmonia vêm com o uso das tonalidades (valores): claro-médio-escuro.
Cor é responsabilidade emocional. Se o quilt é seu, combine, olhe, goste e crie, não importa a combinação. Se o quilt for inspiração para outro, pare para pensar.
Não há certo, nem errado, apenas: sucesso.
PS: Este artigo não é de minha autoria, eu peguei no Cyberartes.com.br e aliás ainda nem pedi autorização para eles.
 copi de:
http://www.wl.com.br/roseantonelli/artigos/teoria.htm

Nenhum comentário:

Postar um comentário