segunda-feira, 5 de setembro de 2016

DICAS- Valor tonal Versus Cor - PINTURA

Valor tonal Versus Cor
Colocado por na secção Artigos e Leituras, Composição
ESTE ARTIGO FOI CRIADO PARA TI . . . SE GOSTAS, ENTÃO PARTILHA!
Valor tonal Versus Cor: Porque o valor tonal em uma pintura é mais importante que a própria cor.
Já falamos muito sobre o Valor tonal. De facto, muito mais importante que as cores que utilizamos para pintar, é quanto claras ou escuras elas são.
No desenho e na pintura representativa, o valor tonal ou escala de valores das cores é mais importante que as cores em si próprias.
Pensemos por um momento porque: Quando pintamos algo, realmente estamos a replicar o efeito da luz quando interactua com os objectos
A transição entre as áreas iluminadas e em sombra na tela é o que produz o efeito de tridimensionalidade.
Uma maçã numa pintura parece como tal, porque os tons utilizados descrevem as características que associamos a uma maçã.
Não é realmente a cor o que faz a maçã parecer uma maçã. É o contorno, a forma e os tons ou valores tonais os que definem a forma.
Poderíamos até pinta-la de azul ou amarelo e continuaria a parecer uma maçã, sempre que os tons na escala tonal estivessem aplicados correctamente.
Assim sendo, para a pintura representativa vale a pena concluir que podemos utilizar a cor que quisermos, sempre que os valores estejam correctamente conseguidos.
  • Os tons são os que definem o volume seja este plano, curvo, cheio ou vazio.
  • Os valores descrevem a textura dos objectos.
  • Os tons descrevem o contraste entre luz e sombra e estabelecem o ambiente numa pintura.
Por tanto… Deseja ser um excelente pintor ou pintora, então preocupe-se por dominar o valor tonal.

Valor tonal Versus Cor

Para ilustrar esta relação entre o valor tonal e a cor utilizaremos uma pintura em pastel seco de Edward Degas.
A importancia do valor tonal na pintura
Na imagem transformada numa escala de cinzas pode ainda ser facilmente percebido o sentido da pintura. Podemos perceber as formas das figuras, as texturas das roupas, e das sombras, a direcção da luz, e os contrastes de luz.
Podemos por tanto, ter clara visualização da pintura sem cor nenhuma.
Degas possui de facto um excelente controlo no manejo do valor tonal.
Valor tonal de uma pintura de Degas

O valor tonal cria movimento na pintura

Se transformarmos a pintura de Edgar Degas em dois valores tonais, preto e branco, comprovaremos como o olhar se movimenta através da pintura.
A interacção da luz e sombra também serve como um mapa visual para orientar o olhar para dentro e para fora da pintura…Ele forma uma estrutura.
Valor tonal cria movimento
Na hora de desenhar e criar, esta dica pode servir de grande ajuda. Estude que tipo de movimento deseja implementar na sua pintura, crie um padrão ou “Caminho” baseado nos valores tonais (luz e sombra) tal como explicamos na imagem anterior.
Esta é uma das ferramentas mais importantes a utilizar na composição de uma pintura.

Imprima as suas pinturas a preto e branco

  • Pegue em imagens das suas pinturas favoritas e faça copias transformando-as na escala de cinzas (Hoje em dia é muito fácil fazê-lo com os softwares de desenho que temos no computador) Compare estas imagens com as imagens a cores… esta é uma boa forma de aprender como os grandes maestros planificaram as suas pinturas baseadas em padrões de valores tonais.
  • Sabe se as suas pinturas estão realizadas obedecendo a uma boa estrutura de tonalidades? Tire uma fotografias e transforme-as na escala de cinzas. Estas imagens serão de grande ajuda para estudar a correcta escala de valores e verificar onde a luz e as sombras poderia ser intensificadas
Mais Dicas AQUI!!!

Isto também te pode interessar...!

Nenhum comentário:

Postar um comentário